3. Lei Penal Flashcards
Interpretação autêntica (contextual e posterior)
A interpretação autêntica é aquela realizada no próprio texto da lei e divide-se em contextual e posterior.
- Contextual é aquela realizada no mesmo momento da edição da lei.
- Interpretação por lei aprovada posteriormente.
Teoria adotada para definição do lugar do crime
Teoria mista ou da ubiquidade (CP, art. 6º).
Lugar do crime é tanto aquele em que foi praticada a conduta (ação ou omissão) quanto aquele em que se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
Teoria adotada para definição do momento do crime.
Teoria da atividade.
Art. 4º - Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
C/E
Código Penal de 1969 revogou alguns dispositivos do Código Penal de 1940
Errado.
O Código Penal de 1969, originário do Anteprojeto Nélson Hungria, nunca entrou em vigor. O CP de 1969 acabou revogado pela Lei 6.578/1978, quando ainda estava em período de vacatio, razão pela qual nenhuma de suas disposições - favoráveis ou prejudiciais ao réu - foi aplicada no lugar no Código Penal de 1940, ainda em vigor.
C/E
O princípio da consunção é um princípio de resolução de conflito de leis penais no tempo, sem previsão expressa na parte geral do Código Penal brasileiro.
Errado.
O princípio da consunção é aplicado para resolver o conflito aparente de normas penais quando um crime menos grave é meio necessário ou fase de preparação ou de execução do delito de alcance mais amplo, de tal sorte que o agente só será responsabilizado pelo último, desde que se constate uma relação de dependência entre as condutas praticadas
Segundo Cleber Masson, o princípio da consunção se concretiza em 4 (quatro) situações:
- crime complexo;
- crime progressivo;
- progressão criminosa e
- atos impuníveis (anteriores, simultâneos e posteriores).
Requisitos do conflito aparente de normas
São três os requisitos do conflito aparente de normas:
(1) unidade de fato;
(2) pluralidade de leis penais;
(3) vigência simultânea de todas elas.
C/E
Está sujeito à lei brasileira o crime de genocídio, praticado por brasileiro, mesmo que o agente for absolvido em outro país.
Certo.
Art. 7º. Ficam sujeitos à lei Brasileira, embora cometidos no estrangeiro:
I - os crimes:
d) de genocídio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil.
§1º. Nos casos do inciso I, o agente é punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro.
Hipóteses de extraterritoriedade incodicionada
- Contra a vida/liberdade do presidente;
- Contra o patrimônio/fé pública da adm direta ou indireta;
- Contra a adm pub por quem está a seu serviço;
Esses 3 aplica-se o princípio real, da proteção ou da defesa.
- Genocídio quando o agente for brasileiro ou domiciliado no BR.
Aplica-se o princípio da justiça universal ou cosmopolita
Hipóteses de extraterritoriedade condicionada
- Por tratada ou convenção o brasil se obrigou a reprimir (princ. Justiça Universal);
- Praticado por brasileiro (princ. Nacionalidade ativa);
- Praticados em aeronaves ou embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em território estrangeiro e ali não forem julgadas (princ. representação, pavilhão ou bandeira).
C/E
Apesar de constitucionalmente vedada a extradição, brasileiro nato que tenha perpetrado crime de genocídio poderá vir a ser entregue pelo Brasil ao Tribunal Penal Internacional, se por este requerido e uma vez presentes as condições jurídicas que atraiam sua jurisdição.
CORRETA
Atenção. Este é um caso de ENTREGA e não de extradição. Muito cuidado. Não se trata de extradição de brasileiro nato, mas sim de entrega de brasileiro nato.
C/E
O princípio da vedação à dupla persecução (ne bis in idem processual) poderá ser excepcionado quando o julgamento no exterior não se realizar de modo justo e legítimo.
Certo
Portanto, se houver a devida comprovação de que o julgamento em outro país sobre os mesmos fatos não se realizou de modo justo e legítimo, desrespeitando obrigações processuais positivas, a vedação de dupla persecução pode ser eventualmente ponderada para complementação em persecução interna. (HC 171118, Relator(a): GILMAR MENDES).
A sentença estrangeira, quando a aplicação da lei brasileira produz na espécie as mesmas consequências, pode ser homologada no Brasil, para obrigar o condenado ________, a _______ e a outros ________ e, ainda, sujeitá-lo à __________.
- à reparação do dano;
- restituições;
- efeitos civis;
- medida de segurança.
A pena cumprida no estrangeiro ______ a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando _______, ou nela é computada, quando ______.
- atenua;
- diversas;
- idênticas.
C/E
Lei penal mais benéfica pode retroagir para beneficiar o réu, salvo se este já tiver sido condenado por sentença definitiva.
Errado.
Art. 2º, Parágrafo único - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
C/E
Para efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.
Certo. Literalidade.
Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.
§ 1º - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.
Quais são os elementos do tipo penal ? (3)
- Objetivos;
- Subjetivos:
- Modais.
Discorra acerca dos elementos objetivos do tipo
São os dados da conduta criminosa que não pertencem ao mundo anímico do agente. Ex: “alguém no crime de homicídio”.
Dividem-se em:
1. Descritivos: descrevem aspectos materiais como conduta, objetos, tempo;
- Normativos: realização de juízo de valor, como acontece nas expressões “funcionário público” ou “documento”, pois demandam valoração para serem apreendidos e aplicados;
- Científicos: apreensão exige conhecimento do seu significado estampado na ciência natural.
Discorra acerca dos elementos subjetivos do tipo
São os que dizem respeito à esfera anímica do agente, isto é, à sua especial finalidade de agir e às demais tendências e intenções.
Dividem-se em:
1. Positivos: a finalidade que deve animar o agente para que o fato típico seja típico;
- Negativos: a finalidade que não deve animar o agente para gerar a tipicidade.