Tutoria 5 - Esqueleto apendicular inferior distal - Doença de Osgood-Schlatter Flashcards
O que a OSD?
OSD é um fenômeno de tração resultante da contração repetitiva do quadríceps através do tendão patelar em sua inserção sobre o tubérculo tibial esqueleticamente imaturo.
(https://emedicine.medscape.com/article/1993268-overview)
Em qual período do desenvolvimento a OSD ocorre?
Isso ocorre na pré-adolescência durante um período em que o tubérculo tibial é suscetível à tensão. A dor associada será localizada no tubérculo tibial e, ocasionalmente, no próprio tendão patelar.
OSD é uma causa muito comum de dor no joelho em crianças com idade entre 8-15 anos. Esta condição pode ter um curso prolongado e causar perda de tempo do atletismo. No entanto, raramente é uma causa de incapacidade permanente ou incapacidade. (Ver Etiologia e Prognóstico.)
(https://emedicine.medscape.com/article/1993268-overview)
O que a teoria mais aceita para o desenvolvimento da OSD diz?
A teoria mais comumente aceita sobre o desenvolvimento de OSD é que a tração repetida (apofisite de tração) na porção anterior do centro de ossificação em desenvolvimento leva a múltiplas fraturas subagudas de microavulsão e / ou inflamação tendínea, resultando em um distúrbio benigno e autolimitado manifestado como dor, inchaço e sensibilidade.
Qual o período mais suscetível (meninos e meninas) e o que ocorre nessa fase que favorece o surgimento da OSD?
A inserção do tendão patelar no tubérculo tibial consiste em tecido cartilaginoso em meninas menores de 11 anos e em meninos menores de 13 anos. O centro de ossificação secundária, ou apófise, do tubérculo tibial se desenvolve quando as meninas têm entre 10 e 12 anos e quando os meninos têm entre 12 e 14 anos. (Durante este estágio do desenvolvimento esquelético, a lesão de Osgood-Schlatter pode ocorrer.) (Ver Etiologia.)