Tutoria 2 - Esqueleto apendicular superior proximal - Tendinite Bicipital Flashcards
O que é uma tendinite?
Processo inflamatório que ocorre nos tendões.
O que é uma tenossinovite?
Quando ocorre inflamação do tendão e da bainha sinovial (tenossinovite).
(Moore, Keith, L. et al. Anatomia Orientada para Clínica, 8ª edição. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2018. Pág. 255)
*Inflamação do revestimento sinovial de uma bainha do tendão. Entre as causas estão trauma, estresse no tendão, doença bacteriana (gonorreia, tuberculose), doença reumática e gota. Os locais comuns são: mão, punho, cápsula do ombro, cápsula do quadril, músculos posteriores da coxa e tendão de Aquiles. As bainhas dos tendões tornam-se inflamadas e doloridas e acumulam líquido. A mobilidade da articulação
geralmente é reduzida.
* o tendão em sí também esta envolvido na inflamação nos casos de tenossinovite?
(Fonte desconhecida)
O que é uma tendinose?
Tendinose é a degeneração no colágeno do tendão em decorrência de vascularização insatisfatória, uso excessivo crônico ou envelhecimento; não há resposta inflamatória nesse caso.
(Moore, Keith, L. et al. Anatomia Orientada para Clínica, 8ª edição. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2018. Pág. 208)
Qual a diferença entre tendinite, tendinose e tenossinovite?
Tendinite: inflamação do tendão
Tenossinovite: inflamação da bainha sinovial
Tendinose: degeneração do colágeno do tendão, sem inflamação
O que é uma tendinite bicipital?
A tendinite bicipital, ou tendinite do bíceps, é um processo inflamatório do tendão da cabeça longa do músculo bíceps braquial e é uma causa comum de dor no ombro devido à sua posição e função.
(Bicipital Tendonitis - Medscape - 2018)
Como ocorre a tendinite bicipital?
A inflamação do tendão (tendinite bicipital) resulta de microlacerações quando a unidade musculotendínea é agudamente sobrecarregada e está associada a degeneração do tendão, ruptura vascular e resposta de reparo inflamatória.
(Moore, Keith, L. et al. Anatomia Orientada para Clínica, 8ª edição. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2018. Pág. 208)
A cabeça longa do tendão do bíceps passa pelo sulco bicipital em uma bainha fibrosa entre os tendões subescapular e supraespinhal. Essa relação faz com que o tendão do bíceps sofra alterações degenerativas e de atrito associadas à doença do manguito rotador, porque o tendão do bíceps compartilha o processo inflamatório associado dentro da articulação supraumeral.
(Medscape)
Quais são as causas da tendinite bicipital?
Distúrbios do tendão do bíceps podem resultar de impacto ou como uma lesão inflamatória isolada. Outras causas são secundárias à compensação de distúrbios do manguito rotador, rupturas labrais (lábio glenoidal) e patologia intra-articular.
(Bicipital Tendonitis - Medscape - 2018)
O que é a síndrome do manguito rotador?
Síndrome do manguito rotador é um nome genérico, que se refere a um conjunto de sintomas que podem ter como causas várias situações diferentes, podendo haver, entre outros, sinais de bursite, tendinite dos componentes do manguito (em que se salienta o tendão do suprespinhoso, ou supraespinal).
(https://maurozyman.com.br/ortopedia-traumatologia/artigos/sindrome-do-manguito-rotador)
Ela consiste em uma inflamação aguda ou crônica que acomete os tendões da bainha dos rotadores, especialmente por compressão da bursa e do tendão supraespinal, entre a tuberosidade maior da cabeça do úmero e a porção anterior e inferior do acrômio, durante a elevação do braço. A síndrome ocorre quando a estrutura musculotendinosa, que fornece força e mobilidade à articulação do ombro (manguito rotador), atrita contra o arco coracoacromial, especialmente quando o ombro é posicionado em flexão anterior e rodado internamente.
(https://doi.org/10.1590/1414-462X201500030077)