Tutoria 1 - Esqueleto Axial - Lombociatalgia - Embriologia e desenvolvimento do sistema musculoesquelético Flashcards
Quais são os tecidos que compõe o sistema musculo esquelético e qual a sua origem embrionária?
O sistema músculo-esquelético consiste em músculo esquelético, osso e cartilagem e é principalmente mesoderma de origem com alguma contribuição da crista neural.
(https://embryology.med.unsw.edu.au/embryology/index.php/Musculoskeletal_System_Development)
O mesoderma intraembrionário se divide em quais partes? Qual dessas tipos de mesoderma é responsável pela somitogênese? Em que etapa do desenvolvimento embrionário isso ocorre?
- O mesoderma intraembrionário pode ser quebrado em mesoderma paraxial, intermediário e lateral em relação à sua posição na linha média.
- Durante a 3ª semana, o mesoderma paraxial sofre somitogênese e se forma em “bolas” emparelhadas de somitos de ambos os lados do sulco neural.
O surgimento dos somitos possui uma sequência. Qual é a ordem da somitogênese?
Os somitos aparecem bilateralmente como pares ao mesmo tempo e se formam mais cedo na extremidade craniana (rostral, cerebral) do sulco neural e se somam sequencialmente na extremidade caudal. Esta adição ocorre tão regularmente que os embriões são estadiados de acordo com o número de somitos que estão presentes.
Quais são as regiões do somito? (2)
Diferentes regiões do somito se diferenciam em dermomiótomo (dorsolateralmente - componente dérmico e muscular) e esclerótomo (medialmente - forma coluna vertebral). Um exemplo de uma estrutura musculoesquelética especializada pode ser visto no desenvolvimento dos membros.
O dermomiótomo origina quais estruturas? O esclerótomo origina quais estruturas?
- Dermomiótomo: componente dérmico e muscular)
- Escleromiótomo: forma coluna vertebral, assim como ossos
O músculo esquelético é uma célula multi/polinucleada. Como ocorre seu desenvolvimento inicial?
O músculo esquelético se forma por fusão de mioblastos mononucleados para formar miotubos mutinucleados.
Qual a importância dos sinais da matriz celular durante a osteogênese do desenvolvimento?
Os sinais da matriz celular especificam as células endoteliais ósseas durante a osteogênese do desenvolvimento.
A diferenciação e as propriedades funcionais das células endoteliais ósseas requerem interações de sinalização célula-matriz.” osso | veia
Qual a importância dos vasos sanguíneos do sistema esquelético durante a osteogênese do desenvolvimento?
Os vasos sanguíneos do sistema esquelético de mamíferos controlam a formação óssea e suportam a hematopoiese, gerando ambientes de nicho locais.
Estudos recentes identificaram uma subpopulação de células endoteliais especializadas, denominadas tipo E. Qual sua ação na osteogênese?
O osso longo pós-natal embrionário e precoce contém um subtipo de célula endotelial especializada, denominado tipo E, que suporta fortemente as células da linhagem de osteoblastos e posteriormente dá origem a outras subpopulações de células endoteliais.
Por se tratar de um tecido conjuntivo, o osso se desenvolve basicamente a partir do mesoderma, mas, em uma região do corpo ocorre a contribuição de outro folheto embrionário na formação do osso. Qual é a região e o folheto?
O osso é um tecido conjuntivo e se desenvolve a partir do mesoderma, exceto na cabeça, onde a crista neural também contribui.
Desenvolvimento Mesodérmico 1
Como se inicia o desenvolvimento mesodérmico?
As células migram através da faixa primitiva para formar a camada mesodérmica. O mesoderma extraembrionário encontra-se adjacente ao embrião trilaminar, envolvendo totalmente o âmnio, o saco vitelino e formando o caule de conexão.
Desenvolvimento Mesodérmico 2
Após a migração das células através da faixa primitiva que formam a camada mesodérmica, o que ocorre no desenvolvimento mesodérmico?
Mesoderma intraembrionário gera -> mesoderma lateral, intermediário e paraxial -> O mesoderma paraxial se acumula sob a placa neural com mesoderma mais fino lateralmente. Isso forma 2 estrias espessadas que percorrem o comprimento do disco embrionário ao longo do eixo rostrocaudal. Nos seres humanos, durante a 3ª semana, este mesoderma começa a segmentar-se. A placa neural se dobra para formar um sulco neural e se dobra.
Desenvolvimento Mesodérmico 3
A partir da 3ª semana, com a segmentação do mesoderma paraxial, o que ocorre?
A segmentação do mesoderma paraxial em somitos continua caudalmente em 1 somita/90 minutos e uma cavidade (celoma intraembrionário) se forma no mesoderma da placa lateral separando mesoderma somático e esplâncnico.
Observe que a cavidade celômica intraembrionária se comunica com o celoma extraembrionário através de portais (buracos) inicialmente na margem lateral do disco embrionário.
Desenvolvimento Mesodérmico 4
Na sequência, após o início da formação dos somitos, o que ocorre com o sulco neural?
Os somitos continuam a se formar. O sulco neural se funde dorsalmente para formar um tubo no nível do 4º somite e “fecha cranialmente e caudalmente e a crista neural migra para o mesoderma.
Desenvolvimento dos somitos 1
Como ocorre o desenvolvimento do mesoderma paraxial?
A mesoderma ao lado da notocorda (mesoderma axial, azul) engrossa, formando a mesoderma paraxial como um par de tiras ao longo do eixo rostro-caudal.