Tutoria 1 - Esqueleto Axial - Lombociatalgia - Componentes do esqueleto axial - Articulações - Conceitos e classificações gerais Flashcards
Qual a definição básica de uma articulação?
Conexão entre quaisquer partes rígidas do sistema esquelético, diretamente entre os ossos ou com presença de cartilagem.
Como se divide a classificação das articulações?
A classificação pode ser:
- Funcional
- Estrutural (morfológica)
Quais são as classificações funcionais das articulações?
- Sinartrose (imóvel)
- Anfiartrose (pouco móvel)
- Diartrose (livre movimento)
Quais são as classificações estruturais das articulações?
- Articulação fibrosa
- Articulação cartilagínea
- Articulação sinovial
Qual a relação comum entre a classificação funcional e estrutural das articulações?
- Sinartrose <> Articulação fibrosa
- Anfiartrose <> Articulação cartilagínea
- Diartrose <> Articulação sinovial
Quais são as características gerais das articulações sinoviais?
Nas articulações sinoviais, os ossos são unidos por uma cápsula articular (formada por uma membrana fibrosa externa revestida por uma membrana sinovial serosa) que transpõe e reveste uma articulação ou uma cavidade articular. A cavidade articular de uma articulação sinovial, como o joelho, é um espaço potencial que contém um pequeno volume de líquido sinovial(sinóvia, segundo a TA) lubrificante, secretado pela membrana sinovial. No interior da cápsula, a cartilagem articular cobre as faces articulares dos ossos; todas as outras faces internas são revestidas por membrana sinovial. Na Figura 1.16A os ossos que normalmente se apresentam apostos foram afastados para demonstração, e a cápsula articular foi insuflada. Por conseguinte, a cavidade articular, que normalmente é potencial, está exagerada. O periósteo que reveste os ossos na parte externa à articulação funde-se com a membrana fibrosa da cápsula articular
(Moore, Keith, L. et al. Anatomia Orientada para Clínica, 8ª edição. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2018. Pág. 24)
Quais são as características gerais das articulações cartilagíneas??
Nas articulações cartilagíneas, as estruturas são unidas por cartilagem hialina ou fibrocartilagem. Nas articulações cartilagíneas primárias, ou sincondroses, os ossos são unidos por cartilagem hialina, o que permite leve curvatura no início da vida. As articulações cartilagíneas primárias são geralmente uniões temporárias, como as existentes durante o desenvolvimento de um osso longo (Figuras 1.14 e 1.16C), nas quais a epífise e a diáfise são unidas por uma lâmina epifisial. As sincondroses permitem o crescimento do osso no comprimento. Quando é atingido crescimento completo, a lâmina epifisial converte-se em osso e as epífises fundem-se com a diáfise. As articulações cartilagíneas secundárias, ou sínfises, são articulações fortes, ligeiramente móveis, unidas por fibrocartilagem. Os discos intervertebrais fibrocartilagíneos (Figura 1.16C) existentes entre as vértebras são formados por tecido conjuntivo que une as vértebras. Essas articulações proporcionam à coluna vertebral resistência e absorção de choque, além de considerável flexibilidade.
(Moore, Keith, L. et al. Anatomia Orientada para Clínica, 8ª edição. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2018. Pág. 24)
Cite exemplos de sinartroses. (2)
- Suturas
- Gonfoses
Cite exemplos de anfiartroses. (1)
- Sínfeses
As articulações fibrosas são subclassificadas em: (3)
- Suturas
- Sindesmose
- Gonfose
Quais são as características das suturas?
- Não há mobilidade
- Localizadas principalmente no crânio
- Presença de interdigitações
- Presença de tecido fibroso
Qual o nome da articulação entre:
- Osso frontal e ossos parietais
- Ossos parietais
- Ossos parietais e osso occipital
- Sutura coronal
- Sutura sagital
- Sutura lambdóide
O que é sinostose? Cite um exemplo de sinostose que ocorre no ser humano?
União completa de dois ossos por ossificação da zona fibrosa ou cartilaginosa que os separa.
- O osso frontal no início da vida se apresenta dividido (sutura frontal) e com o desenvolvimento passa pela ossificação se tornando apenas uma peça óssea.
O que são as fontanelas ou fontículos?
São vulgarmente chamados “moleiras“.
As fontanelas ou fontículos são espaços situados entre os ossos do crânio dos recém-nascidos e fetos.
Desaparecem quando se completa a ossificação dos ossos do crânio.
No crânio do feto e recém-nascido, onde a ossificação ainda é incompleta, a quantidade de tecido conjuntivo fibroso interposto é muito maior, explicando a grande separação entre os ossos e uma maior mobilidade, facilitando o processo do parto.
Cite exemplos de fontanelas ou fontículos. (2)
Fontículo anterior (entre osso frontal e ossos parietais) -> Bregma
Fontículo posterior (entre ossos parietais e osso occipital) -> Lambda