Trabalho Infantil Flashcards
A partir de qual idade o trabalho é permitido, e sob quais condições?
a) Até os 14 anos incompletos: proibido trabalhar de qualquer forma.
b) Entre 14 e 16 anos incompletos: somente pode trabalhar na condição de aprendiz.
c) Entre 16 e 18 anos incompletos: pode trabalhar, desde que não seja trabalho noturno, perigoso ou insalubre.
O que é trabalho noturno, proibido para adolescentes trabalhadores?
Varia do ambiente urbano para o rural.
No ambiente urbano, é noturno o trabalho entre as 22h e as 5h do dia seguinte.
Já no ambiente rural, sendo pecuária, será noturno o trabalho das 20h às 4h do dia seguinte.
Sendo lavoura, será noturno o trabalho das 21h às 5h do dia seguinte.
É possível o cômputo de atividade rural realizada por menores de 14 anos?
Sim
Decidiu o STJ pela possibilidade de cômputo de atividade rural a partir dos 12 anos de idade, sob pena de a norma protetiva penalizar duplamente a pessoa ao não reconhecer o seu direito a esse tempo efetivamente trabalhado.
Quais as duas hipóteses nas quais é possível a prorrogação da jornada diária do adolescente trabalhador?
ATÉ MAIS 2 HORAS, independentemente de acréscimo salarial, mediante convenção ou acordo coletivo, desde que o excesso de horas em um dia seja compensado pela diminuição em outro, de modo a ser observado o limite máximo de 48 (leia-se 44, atualmente) horas semanais ou outro inferior legalmente fixado.
Excepcionalmente, por motivo de FORÇA MAIOR, até o máximo de 12 horas, com acréscimo salarial de, pelo menos, 25% sobre a hora normal [leia-se 50%, após a CF] e desde que o trabalho do menor seja imprescindível ao funcionamento do estabelecimento.
Qual a limitação do ECA ao horário de trabalho do adolescente?
Não pode prejudicar a escola
O trabalho não pode prejudicar o acesso do adolescente à escola. Assim, é proibido pelo ECA, em seu art. 67, IV, o trabalho pelo adolescente quando realizado em horários e locais que não possibilitem a frequência à escola.
Quais são as duas espécies de aprendizagem?
Escolar de formação profissional e empresarial
Podem ser identificadas duas espécies de aprendizagem: a empresarial, na qual a formação se dá no âmbito de uma empresa; e a escolar de formação profissional, quando a aprendizagem se dá em entidades sem fins lucrativos voltadas à educação profissional.
Quais são os 5 requisitos para a licitude do contrato de aprendizagem?
- anotação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
- matrícula e frequência do aprendiz na escola em ensino regular
- inscrição em programa de aprendizagem
- atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente
- horário especial para o exercício das atividades.
Qual a jornada de trabalho do aprendiz?
Por regra, até seis horas
Exceto se tiver completado o ensino fundamental
Via de regra a jornada do aprendiz será de até seis horas. No entanto, excepcionalmente, caso o aprendiz já tenha completado o ensino fundamental e na jornada forem computadas as horas de aprendizagem teórica, ela poderá ser de oito horas.
Qual a duração do contrato de aprendizagem?
do § 3º do art. 428 da CLT: “o contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de aprendiz portador de deficiência”.
Quais são os principais direitos do aprendiz?
São direitos do aprendiz a remuneração, o certificado de qualificação profissional, além dos demais direitos trabalhistas e previdenciários.
Quais são as hipóteses de extinção do contrato de aprendizagem?
Extinção normal no fim do termo ou quando o aprendiz completar 24 anos, ressalvada em ambas a hipótese do aprendiz portador de deficiência
antecipadamente, caso haja desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz, caso pratique falta disciplinar grave, caso seja ausente injustificadamente na escola, implicando na perda do ano letivo, ou a pedido do aprendiz.
O que é o estágio?
Outra forma de trabalho que pode abarcar adolescentes. Por estágio entende-se o ato educativo escolar supervisionado, que ocorre no ambiente de trabalho, tendo por fim a preparação para o trabalho produtivo de alunos do ensino superior, educação profissional, ensino médio, educação especial e anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Quais são as duas modalidades de estágio?
Obrigatório e facultativo
Obrigatório, quando é requisito para a aprovação e obtenção de diploma de curso; não obrigatório, quando exercido como atividade opcional.
Quais são os quatro requisitos do estágio?
- Matrícula e frequência em curso de ensino superior, educação profissional, ensino médio, educação especial e anos finais do ensino fundamental na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
- Celebração de termo de compromisso.
- Compatibilidade entre as atividades desenvolvidas e as do termo de compromisso.
- Acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente do estágio.
Quais os limites de jornada do estágio?
- No máximo 4 horas diárias e 20 horas semanais no caso de estudantes de educação especial e anos finais do ensino fundamental.
- No máximo 6 horas diárias e 30 horas semanais no caso de estudantes do ensino superior e educação profissional de nível médio ou ensino médio regular.
- No máximo 40 horas semanais no caso de estágio relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não ocorram aulas presenciais (deve haver previsão no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino).
Qual a duração máxima do contrato de estágio?
2 anos
Exceto o estágio do deficiente
O estágio não poderá durar mais de dois anos, com exceção do estagiário portador de deficiência.
O estagiário tem direito assegurado à remuneração?
Somente no estágio não obrigatório
Ou seja, se o estágio é obrigatório, a remuneração não é
São direitos do estagiário a remuneração ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, sendo, contudo, obrigatória ao estágio não obrigatório.
O contrato de aprendizagem forma vínculo de emprego? E o estágio?
Contrato de aprendizagem forma vínculo
Estágio, não
Como consequência, o contrato de aprendizagem dá direito à proteção trabalhista (férias, remuneração, anotação da CTPS), enquanto o estágio, não (recesso anual de 30 dias, remuneração obrigatória apenas no estágio facultativo, anotação de CTPS facultativa)
A Convenção nº 138 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Recomendação nº 146, ambas promulgadas no Brasil internamente pelo presidente da República por via do Decreto nº 4.134/2002, estabelecem que idade mínima para o trabalho?
A Convenção nº 138 não estabelece de forma peremptória a idade mínima. Ela admite que o Estado-membro estabeleça sua própria idade mínima, não o deixando, porém, completamente livre, ou seja, estabelece balizas ou parâmetros.
A idade mínima para o trabalho não pode ser inferior à idade de conclusão da escolaridade compulsória, a qual varia de Estado para Estado, conforme o que cada Constituição estabelece como escolaridade compulsória.
A segunda referência é no sentido de que a idade mínima não pode ser inferior a 15 anos, sendo este um critério cumulativo ao primeiro, desde que o país tenha economia e condições de ensino desenvolvidas (caso contrário, pode definir idade mínima de 14 anos)
- É interessante notar que no Brasil, durante muito tempo, se entendeu que a escolarização compulsória só se dava até o encerramento do ciclo do ensino fundamental, ou seja, até 14 anos de idade, que é quando se completava a antiga 8ª série (atual 9º ano). Houve, porém, uma Emenda Constitucional (EC) de nº 59 que realizou grande mudança na Constituição Federal no sentido de que toda a educação básica é obrigatória; além disso, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação básica não termina no ensino fundamental, mas sim no ensino médio. O ensino médio tem três anos (primeiro, segundo e terceiro ano), cujo término se dá, normalmente, aos 17 anos, quando a pessoa poderá acessar a educação superior, que não faz parte da educação básica.*
- É curioso, então, que, se for levado ao pé da letra a primeira referência da Convenção nº 138, o Brasil não poderia fixar idade mínima menor do que os 17 anos de idade, realidade diferente da estabelecida no art. 7º, XXXIII, da CF/1988 – 16 anos, salvo na condição de aprendiz a partir dos 14 anos.*
A Convenção 138 da OIT diz que a idade mínima para o trabalho não pode ser inferior à idade de conclusão da escolaridade compulsória. No Brasil, até 2009 isso significava os 14 anos, pois somente o ensino fundamental era obrigatório (8ª série ou atual 9º ano). Todavia, com a EC 59/2009, todo a educação básica (ensino fundamental e médio) passou a ser obrigatória. Como compatibilizar isso com a autorização da CF para trabalho a partir dos 14 anos?
Esse conflito se resolve no status normativo. Se a Convenção nº 138 é um Tratado Internacional de Direitos Humanos, que, de acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), tem status supralegal, estando acima das leis e abaixo da Constituição, então a Constituição se sobrepõe a esse Tratado de Direitos Humanos promulgado em 2002, antes da EC nº 45/2004.
Verdadeiro ou falso?
De acordo com a convenção 138 da OIT, o Estado pode admitir que a idade mínima para ser programador de software seja menor que 16 anos, uma vez que há uma cultura de desenvolvimento de pequenos jovens e talentos que são responsáveis pelo desenvolvimento do país.
Verdadeiro
Essa é uma das exceções aos parâmetros da idade mínima: essa exceção pode ser feita desde que o seja por autoridade competente, após consulta às organizações de empregadores e trabalhadores, podendo, na medida do necessário, excluir da aplicação da Convenção um limitado número de categorias de emprego ou trabalho a respeito das quais se levantarem reais e especiais problemas de aplicação.
A Convenção da OIT permite exceções individuais aos limites mínimos de idade?
Desde que pela autoridade competente
E ouvidas as organizações de empregadores e empregados
A segunda exceção, por sua vez, é no sentido de que essa idade também pode ser excepcionada mediante vontade da autoridade competente e licenças concedidas em casos individuais, após consulta às organizações de empregadores e trabalhadores, sempre se houver. Essa é exatamente a hipótese das representações artísticas, ou trabalho artístico.
Observação: Essas licenças limitarão o número de horas de duração do emprego ou trabalho e estabelecerão as condições em que é permitido.
Qual o limite mínimo de idade, previsto na Convenção 138 da OIT, para o emprego ou trabalho que, por sua natureza ou circunstância em que for executado, possa prejudicar a saúde, a segurança e a moral do adolescente?
18 anos (ou seja, não pode)
Outro detalhe estabelecido pela Convenção nº 138 é o de que deve haver uma limitação mínima de 18 anos para qualquer tipo de emprego ou trabalho que, por sua natureza ou circunstância em que for executado, possa prejudicar a saúde, a segurança e a moral do adolescente. É por isso que não há exceção para esse tipo de trabalho.
Quais são as sete atividades que, segundo a OIT, os Estados não podem, de forma alguma, cominar a crianças e adolescentes?
São elas (art. 5º, item 1, da Convenção nº 138):
- mineração e pedreira
- indústria manufatureira
- construção
- eletricidade, água e gás
- serviços sanitários
- transporte, armazenamento e comunicações
- plantações e outros empreendimentos agrícolas de fins comerciais, excluindo-se, porém, propriedades familiares e de pequeno porte que produzam para o consumo local e não empreguem regularmente mão-de-obra remunerada