Teoria Geral da Pena Flashcards
Quais são os três sistemas clássicos que disciplinam a progressão de regime de cumprimento da pena privativa de liberdade?
- Sistema da Filadélfia: isolamento total. O preso fica isolado em uma cela, sem dela sair, salvo esporadicamente para passeios em pátios fechados.
- Sistema de Auburn: o condenado, durante o dia, trabalha com outros presos, em silêncio, e, à noite, submete-se a isolamento.
- Sistema Inglês ou progressivo: inicia o cumprimento da pena com o isolamento do preso, porém, em um segundo momento, é autorizado a trabalhar na companhia de outros presos. Na última etapa, é colocado em liberdade condicional. (adotado, com adaptações, no direito brasileiro)
Fale acerca da possibilidade de trabalho dentro do regime fechado.
No regime fechado:
1. O condenado fica sujeito ao trabalho no PERÍODO DIURNO e a isolamento durante o repouso noturno.
- O trabalho SERÁ COMUM dentro do estabelecimento, NA CONFORMIDADE DAS APTIDÕES OU OCUPAÇÕES ANTERIORES do condenado, desde que compatíveis com a execução da pena; e
- O trabalho EXTERNO É ADMISSÍVEL, no regime fechado, EM SERVIÇOS OU OBRAS PÚBLICAS.
Segundo a LEP, quais são os requisitos para que alguém para que alguém possa progredir de regime?
Art. 112.
(1: OBJETIVO) Deve ter cumprido 1/6 da pena no regime anterior + (2: SUBJETIVO) ter bom comportamento carcerário, COMPROVADO PELO DIRETOR DO ESTABELECIMENTO, por simples declaração.
Quem tem legitimidade para propor o incidente de progressão de regime?
- O juiz, ex officio;
- O Ministério Público;
- A DP, o Advogado ou o próprio sentenciado.
Em que consiste a progressão de regime e qual a sua finalidade.
- A progressão de regime consiste na passagem de um regime mais gravo para um regime mais brando.
- É corolário da individualização da pena, na fase executória.
- Tem por finalidade buscar preparar o condenado para o seu retorno à vida em sociedade.
Caso um indivíduo seja condenado a pena superior a 30 anos, para fins de concessão de progressão de regime, preconizado no art. 112, LEP, é necessário que ele cumpra 1/6 da pena, tomando por base o quê?
Deve cumprir 1/6 da pena total imposta, e não dos 30 anos, que só servem de limite para o cumprimento da pena.
O limite máximo de 30 anos não deve ser levado em consideração para a concessão de benefícios, tais como livramento condicional ou progressão de regime, devendo levar em consideração a pena total imposta.
Verdadeiro ou Falso:
A pena unificada para atender ao limite de 30 (trinta) anos de cumprimento, determinado pelo art. 75 do Código Penal, não é considerada para a concessão de outros benefícios, como livramento condicional ou regime mais favorável de execução.
Verdadeiro.
Súmula 715, STF.
Verdadeiro ou Falso:
Se forem aplicadas ao condenado, cumulativamente, penas privativas de liberdade e de multa, o inadimplemento voluntário desta impede a progressão de regime prisional.
Verdadeiro.
EP 12 ProgReg-AgR/DF, rel. Min. Roberto Barroso, Plenário, j. 08.04.2015, noticiado no Informativo 780.
Fale acerca da PROGRESSÃO “per saltum” de regime prisional no Brasil. O que é? É admitida no Brasil?
O sistema de progressão por salto (per saltum), segundo o qual admite-se a progressão direta de um regime mais gravoso para o menos gravoso, sem passar pelo regime intermediário, NÃO É ADMITIDO NO BRASIL.
Essa proibição encontra previsão no item 120 da Exposição de Motivos da LEP e na Súmula 491 do STJ (“é inadmissível a chamada progressão per saltum de regime prisional”).
Fale acerca da progressão de regime nos crimes hediondos e equiparados.
- Inconstitucionalidade do art. 2º, §1º, da Lei 8.072, que impunha a obrigatoriedade do regime inicial fechado.
- Crimes hediondos praticados antes de 29 de março de 2007 deverão ter a pena progredida com base no art. 112 da LEP (1/6 da pena).
- Aos crimes hediondos praticados após 29 de março de 2007, aplicarão a regra que incluíram à lei dos crimes hediondos (2/5, se primários; 3/5, se reincidente - não importa a natureza do crime).
Como se dará o cálculo para a progressão de regime, caso um indivíduo esteja cumprindo execução conjunta por crime hediondo e crime comum?
- As penas deverão ser separadas.
- Deve ter cumprido 2/5 (ou 3/5, se reincidente) da pena relativa ao crime de hediondo + 1/6 da pena relativa ao crime comum.
- Para isso, somar-se-á o equivalente a 2/5 (ou 3/5) da pena relativa ao crime hediondo com 1/6 da pena relativa ao crime comum, que deve ser comparada à quantidade de pena já cumprida.
Em caso de nova condenação em regime mais gravoso, qual as consequência no tocante à progressão de regime do crime anterior.
- Nesse caso, a nova condenação será considerada como marco interruptivo para a concessão dos benefícios.
- O tempo restante da condenação anterior será somada à nova pena e passará a ser considerada para a concessão dos benefícios.
Verdadeiro ou Falso:
A decisão do juiz da execução aceca da concessão ou não da progressão deverá ser sempre motivada e deverá ser precedida de manifestação do Ministério Público e do defensor.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Embora a LEP não mais exija o exame criminológico como condição para a progressão do regime, poderá o juiz determinar a sua realização, de acordo com as peculiaridades do caso concreto.
O laudo, porém, não vincula o juiz.
Verdadeiro.
Súmula 439/STJ. “admite-se o exame criminológico pelas peculiaridades do caso, desde que em decisão motivada”.
Verdadeiro ou Falso:
Não é lícita a proibição de ao estrangeiro se estender o direito à progressão de regime prisional, ainda que contra este esteja em trâmite processo de expulsão.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Não se admite a progressão de regime nos cumprimento de pena pela prática de crimes militares.
Falso.
O STF e STJ entenderam que a progressão de regime constitui consectário do direito à individualização da pena e que, diante da omissão legal da lei militar, admite-se a aplicação subsidiária da lei execução penal.
Fale acerca da possibilidade de progressão de regime daqueles que fazem colaboração premiada, nos termos da lei do crime organizado.
Dispõe o §5º do art. 4º, da Lei do Crime Organizado, que, aquele que firma acordo de colaboração premiada após a sentença, PODERÁ TER SEU REGIME PROGREDIDO, ainda que não tenha cumprido os requisitos objetivos.
Segundo o art. 118 da LEP, quais são as hipóteses que legitimam a regressão de regime?
- Cometimento crime doloso ou falta grave;
- Sofrer condenação, por crime anterior, cuja pena, somada ao restante da pena em execução, torne incabível o regime;
- Também será removido do regime aberto se frustrar os fins da execução ou não pagar, PODENDO, a multa cumulativamente imposta.
Verdadeiro ou Falso:
Para o reconhecimento da prática de falta disciplinar no âmbito da execução penal, é imprescindível a instauração de procedimento administrativo pelo diretor do estabelecimento prisional, assegurado o direito de defesa, a ser realizado por advogado constituído ou defensor público nomeado
Verdadeiro.
Súmula 533.
Verdadeiro ou Falso:
A mera prática de crime doloso é causa para justificar a regressão de regime, independendo de trânsito em julgado da sentença penal no processo penal instaurado para apuração do fato.
Verdadeiro.
Súmula 526, STJ.
Verdadeiro ou Falso:
Os procedimentos administrativos criminais, que pode resultar na regressão de regime de cumprimento de pena, exigem que o condenado esteja assistido por defesa técnica, sob pena de nulidade.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
A superveniência de nova condenação definitiva (DEPENDE DE TRÂNSITO EM JULGADO) no curso de execução criminal altera a data-base para a concessão de benefícios futuros, sendo indiferente que o crime tenha ocorrido antes ou após o início do cumprimento da pena.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Se a progressão de regime tiver sido condicionada ao pagamento de multa e, para isso, tenha o condenado se valido do parcelamento, o inadimplemento injustificado posterior será causa justificadora da regressão de regime
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
A LEP admite a REGRESSÃO “per saltum”, ou seja, a regressão direta do regime aberto para o regime fechado.
Verdadeiro.
Art. 118, caput.
É possível a regressão a regime mais gravoso do que aquele fixado na sentença condenatória?
Sim.
Por exemplo, se o sujeito for condenado a cumprir pena, inclusive de detenção, em regime semiaberto, e praticar ato que enseje na possibilidade de regressão, é possível que ele seja colocado no regime fechado.
Verdadeiro ou Falso:
O STJ entende pela admissibilidade de regressão cautelar de regime prisional sem a necessidade de oitiva prévia do condenado, que somente será exigida na regressão definitiva.
Verdadeiro.
Fale acerca da DETRAÇÃO.
- Disposição legal.
- Competência.
- Admite-se detração na pena de multa?
- Contagem da prescrição?
Art. 42 do CP.
- COMPUTAM-SE, na PENA PRIVATIVA de liberdade e na MEDIDA DE SEGURANÇA, o TEMPO DE:
a. Prisão provisória, no Brasil ou Estrangeiro;
b. Prisão administrativa; e
c. Internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico. - A competência é do juiz ou tribunal sentenciante, após a fixação da pena e antes da fixação do regime inicial.
- Não se admite detração na pena de multa, uma vez que esta não pode ser convertida em pena privativa de liberdade.
- A contagem da prescrição baseia-se na pena sem detração.
Onde devem ser cumpridos os diferentes regimes penitenciários?
- FECHADO;
- SEMIABERTO;
- ABERTO.
Art. 33, §1º.
- FECHADO: em estabelecimentos de segurança máxima ou média.
- SEMIABERTO: em colônias agrícolas, industriais ou similares.
- ABERTO: casa do albergado ou estabelecimento adequado.
Como deverá se dar a FIXAÇÃO DO REGIME INICIAL DE CUMPRIMENTO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE?
Art. 33, §2º.
- Elementos que são levados em consideração para fixação do regime inicial: a) Quantidade de pena, b) Reincidência; e c) Circunstâncias judiciais.
A. REGIME FECHADO:
- Pena > 8 anos.
- Se reincidente, é a regra geral.
B. REGIME SEMIABERTO:
- Não reincidente, cuja pena > 4 e <= 8.
- Se reincidente, pode ser o semiaberto se pena for igual ou inferior a 4 anos e as circunstâncias judiciais sejam favoráveis (Súmula 269/STJ).
- Se a pena for de detenção, esse é o regime mais gravoso. Basta que a pena seja superior a 4 anos ou que seja reincidente.
C. REGIME ABERTO:
- Não reincidente, cuja pena <= 4.
- Se reincidente, nunca começará no regime aberto.
Verdadeiro ou Falso:
É admissível a adoção do regime prisional semi-aberto aos reincidentes condenados a pena igual ou inferior a 4 anos se favoráveis as circunstâncias judiciais.
Verdadeiro.
Súmula 269/STJ.
Verdadeiro ou Falso:
As circunstâncias judiciais deverão ser levadas em consideração quando da fixação de regime inicial de cumprimento da pena. Desse modo, um condenado a pena de 5 anos de reclusão poderá cumprir o regime inicialmente no fechado, se as circunstâncias lhes forem desfavoráveis.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
A opinião do julgador sobre a gravidade em abstrato do crime não constitui motivação idônea para a imposição de regime mais severo do que o permitido segundo a pena aplicada.
Verdadeiro.
Súmula 718/STF.
Dispõe a Súmula Vinculante 56 que: “a falta de estabelecimento penal adequado não autoriza a manutenção do condenado em regime prisional mais gravoso, devendo-se observar, nessa hipótese, os parâmetros fixados no RE 641.320/RS”.
Que parâmetros são esses?
Em caso de déficit de vagas, deve-se adotar:
a) Saída antecipada de sentenciado no regime com falta de vagas;
b) Liberdade eletronicamente monitorada ao sentenciado que SAI ANTECIPADAMENTE ou É POSTO EM PRISÃO DOMICILIAR por falta de vagas;
c) CUMPRIMENTO DE PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO E/OU ESTUDO ao sentenciado que progride ao regime aberto.
– Até que sejam estruturas as medidas alternativas propostas, poderá ser deferida a prisão domiciliar ao sentenciado.
O que se entende por decisão manipulativa e quais são as suas espécies?
- É aquela em que o Tribunal Constitucional manipula o conteúdo do ordenamento jurídico, modificando ou aditando a lei a fim de que ela se torne compatível com o texto constitucional. (RE 641.320/RS)
- Surgiu na doutrina italiana de Ricardo Guastini.
- São espécies:
- Decisão manipulativa de efeitos aditivos (Sentença Aditiva): o Tribunal declara inconstitucional certo dispositivo legal não pelo que expressa, mas pelo que omite, alargando o texto da lei ou seu âmbito de incidência.
Seria o caso de um lei que concede benefícios fiscais a determinadas pessoas, mas exclui outras que se enquadrariam na mesma situação.
Assim, a decisão se mostra aditiva, já que a Corte, ao decidir, “cria uma norma autônoma”, estendendo aos excluídos o benefício.
Ex.: MI 670, Red. para o acórdão Min. Gilmar Mendes, julgado em 25/10/2007, na qual o STF determinou
a aplicação aos servidores públicos da Lei nº 7.783/89, que dispõe sobre o exercício do direito de greve na
iniciativa privada, pelo que promoveu extensão aditiva do âmbito de incidência da norma.
- Decisão manipulativa de efeitos substitutivos (sentença substitutiva): a Corte Constitucional declara a inconstitucionalidade de parte de uma lei (ou outro ato normativo) e, além disso, substitui a regra inválida por outra, criada pelo próprio Tribunal, a fim de que se torne consentânea com a Constituição.
Ex: a MP 2183-56 alterou o Decreto-lei nº 3.365/41 e estabeleceu que, no caso de imissão prévia na posse, na
desapropriação por necessidade ou utilidade pública e interesse social, havendo divergência entre o preço ofertado em juízo e o valor do bem, fixado na sentença, deverá incidir juros compensatórios de até 6% ao ano. Ao julgar ADI contra esta MP, o STF afirmou que esse percentual de 6% era inconstitucional e determinou
que este percentual deveria ser de 12% ao ano (ADI 2332, Rel. Min. Moreira Alves, julgado em 05/09/2001)
Quais são as CONDIÇÕES OBRIGATÓRIAS do regime aberto?
Art. 115.
- Permanecer no local que for designado, durante o repouso e nos dias de folga;
- Sair para trabalhar e retornar, nos horários fixados;
- Não se ausentar da cidade onde reside, sem autorização judicial;
- Comparecer em juízo, para informar e justificar as suas atividades, quando for determinado,
Quem pode ingressar no regime aberto?
Art; 144, LEP
O condenado que:
- Estiver trabalhando ou comprovar a possibilidade de fazê-lo imediatamente; e
- Apresentar, pelos seus antecedentes ou pelo resultado dos exames a que foi submetido, fundados indícios de que irá ajustar-se, com autodisciplina e senso de responsabilidade, ao novo regime.
Verdadeiro ou Falso:
Para que seja possível a progressão de regime, o Juiz poderá estabelecer condições especiais, sem prejuízo das condições gerais e obrigatórias.
Verdadeiro.
Art. 115.
Verdadeiro ou Falso:
Inquérito policial em curso não impede progressão de regime.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Para o STF e o STJ, é IRRELEVANTE a existência de decreto de expulsão em desfavor do estrangeiro na análise de pedido de progressão.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
Admite-se a progressão de regime de cumprimento da pena ou a aplicação imediata de regime menos severo nela determinada, antes do trânsito em julgado da sentença condenatória.
Verdadeiro.
Súmula 716/STF.
Verdadeiro ou Falso:
O fato de o réu se encontrar em prisão especial não impede a progressão de regime de execução da pena, fixada em sentença não transitada em julgado.
Verdadeiro.
Súmula 717/STF.
Somente se admitirá o recolhimento do beneficiário de regime aberto em residência particular quando?
Art. 117, LEP.
- Condenado maior de 70 anos;
- Acometido por doença grave;
- Condenada com filho menor ou deficiente físico ou mental; e
- Condenada gestante.
Verdadeiro ou Falso:
De acordo com o STF e o STJ, se for constatada pelo juízo da execução a inexistência, no Estado-membro, de estabelecimento prisional para cumprimento de pena em regime aberto, permite-se o início do cumprimento em prisão domiciliar, até ser disponibilizada vaga no regime adequado.
Verdadeiro.
STF. HC 113.334/RS.
STJ. HC 304.831/SP.
Verdadeiro ou Falso:
A prisão albergue domiciliar distingue-se da prisão domiciliar prevista no CPP, que tem natureza cautelar e é aplicada antes da condenação.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
As mulheres devem cumprir pena em estabelecimento próprio, observando-se seus deveres e direitos inerentes à sua condição pessoal, assim como deve-se assegurar condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação.
Verdadeiro.
Art. 37, CP
Verdadeiro ou Falso:
O estabelecimento penal, conforme a sua natureza, deverá contar em suas dependências com áreas e serviços destinados a dar assistência, educação, trabalho, recreação e prática esportiva.
Verdadeiro.
Art. 83, caput.
Verdadeiro ou Falso:
Nos estabelecimentos penais haverá instalação destinada a estágio de estudantes universitários.
Verdadeiro.
Art. 83, §1º.
Complete:
Os estabelecimentos penais destinados a mulheres serão dotados de berçário, onde as condenadas possam cuidar de seus filhos, inclusive amamentá-los, no mínimo, até _______ de idade. Tais estabelecimentos deverão possuir, ________, agentes do sexo feminino na segurança de suas dependências internas.
- 6 meses.
- Exclusivamente.
Fale acerca da penitenciária para mulheres.
- Serão dotados de berçário e espaço onde as condenadas poderão cuidar de seus filhos, inclusive amamentá-los, no mínimo, 6 meses de idade.
- Deverão possuir, EXCLUSIVAMENTE, agentes do sexo feminino na segurança interna.
- Esse estabelecimento será dotado de SEÇÃO PRA GESTANTE E PARTURIENTE e de CRECHE para abrigar crianças MAIORES DE 6 MESES E MENORES DE 7 ANOS, com a finalidade de assistir a criança desamparada cuja responsável estiver presa.
Quais são os requisitos básicos da seção e da creche previstas para os estabelecimentos prisionais do sexo feminino
- ATENDIMENTO POR PESSOAL QUALIFICADO, de acordo com as diretrizes adotadas pela legislação educacional e em unidades autônomas;
- Horário de funcionamento que garanta a melhor assistência à criança e à sua responsável.
De acordo com a LEP, quais são os direitos do preso?
- ALIMENTAÇÃO suficiente e vestuário;
- Atribuição de TRABALHO e sua REMUNERAÇÃO;
- PREVIDÊNCIA SOCIAL;
- Constituição de PECÚLIO;
- Proporcionalidade na distribuição do tempo para o TRABALHO, O DESCANSO E A RECREAÇÃO;
- Exercício das atividades profissionais, intelectuais, artísticas e desportivas anteriores, desde que compatíveis com a execução da pena;
- ASSISTÊNCIA material, saúde, jurídica, educacional, social e religiosa;
- Proteção contra qualquer forma de sensacionalismo;
- ENTREVISTA pessoal e reservada com o advogado;
- VISITA do cônjuge, da companheira, de parentes e amigos em dias determinados;
- CHAMAMENTO NOMINAL;
- Igualdade de tratamento salvo quanto às exigências da individualização da pena;
- Audiência especial com o diretor do estabelecimento;
- Representação e petição a qualquer autoridade, em defesa de direito;
- Contato com o mundo exterior por meio de correspondência escrita, da leitura e de outros meios de informação que não comprometam a moral e os bons costumes.
- Atestado de pena a cumprir, emitido anualmente, sob pena da responsabilidade da autoridade judiciária competente.
Os direitos 5, 10 e 15 poderão ser suspensos ou restringidos, mediante ato motivado do diretor do estabelecimento.
Acerca do trabalho do preso:
O trabalho do condenado, como dever social e condição de dignidade, terá finalidade ______ e ______.
O trabalho do preso está sujeito à CLT?
O trabalho do preso será remunerado, mediante prévia tabela, não podendo ser inferior a ______. Quando não será remunerado?
O produto da remuneração pelo trabalho deverá atender a o quê?
O que será feito com o restante da remuneração?
Arts. 28 a 30 da LEP.
(1) Educativa e produtiva.
(2) Não será sujeito ao regime da CLT.
(3) 3/4 do salário-mínimo. (4) Não serão remuneradas a prestação de serviço à comunidade.
(5)
a) Indenização dos danos causados às vítimas do crime, desde que determinada judicialmente e não reparados por outros meios;
b) À assistência à família;
c) A pequenas despesas;
d) Ao ressarcimento ao Estado das despesas realizadas com a manutenção do condenado, em proporção a ser fixada e sem prejuízo da destinação prevista nas letras anteriores.
(6) O restante será depositado para constituição de pecúlio, em Caderneta de Poupança, que será entregue ao condenado quando posto em liberdade.
Verdadeiro ou Falso:
O condenado à pena privativa de liberdade está obrigado ao trabalho na medida de suas aptidões e capacidade. Para o preso provisório, o trabalho não é obrigatório e só poderá ser executado no interior do estabelecimento.
Verdadeiro.
Art. 31, LEP.
Complete:
Art. 32. Na atribuição do trabalho deverão ser levadas em conta a ______, a _______ e as ___________, bem como as oportunidades oferecidas pelo mercado.
§2º. Os maiores de _____ poderão solicitar ocupação adequada à sua idade.
§3º Os DOENTES OU DEFICIENTES FÍSICOS somente exercerão atividades apropriadas ao seu estado.
(a) Habilitação;
(b) Condição pessoal;
(c) Necessidades futuras do preso.
60 anos
Segundo o art. 33 da LEP, a jornada normal de trabalho não poderá ser inferior nem superior a quantas horas, com descanso em quais dias?
Aos presos designados para os serviços de conservação e manutenção do estabelecimento penal PODERÁ SER ATRIBUÍDO HORÁRIO ESPECIAL DE TRABALHO?
(1) Não inferior a 6 horas e não superior a 8 horas.
2) Sim, pode. (Parágrafo único do art. 33
Verdadeiro ou Falso:
O trabalho poderá ser gerenciado por fundação, ou empresa pública, com autonomia administrativa, e terá por objetivo a formação profissional do condenado. Nessa hipótese, incumbirá à entidade gerenciadora promover e supervisionar a produção, COM CRITÉRIOS E MÉTODOS EMPRESARIAIS, encarregar-se de sua comercialização, bem como suportar despesas, inclusive pagamento de remuneração adequada.
Verdadeiro.
Art. 34, LEP.
Verdadeiro ou Falso:
Os órgãos da Administração Direta ou Indireta da União, Estados, Territórios, Distrito Federal e dos Municípios adquirirão, COM DISPENSA de concorrência pública, os BENS OU PRODUTOS DO TRABALHO PRISIONAL, sempre que não for possível ou recomendável realizar-se a venda a particulares.
Verdadeiro.
Art. 35, Caput, LEP.
Fale acerca do trabalho externo para os presos em regime fechado, de acordo com a LEP.
- Somente será admissível em SERVIÇOS ou OBRAS PÚBLICAS realizadas por órgãos da Administração DIRETA ou INDIRETA, ou ENTIDADES PRIVADAS, desde que TOMADAS AS CAUTELAS contra a fuga e em favor da disciplina.
- O limite máximo do número de presos será de 10% do total de empregados na obra.
- A prestação de trabalho à entidade privada DEPENDE DE CONSENTIMENTO expresso do preso.
- O trabalho externo do preso em regime fechado depende:
- Autorização da direção do estabelecimento;
- Aptidão, disciplina e responsabilidade do condenado; e
- Cumprimento de 1/6 da pena.
- Será revogada a autorização de trabalho externo ao preso que:
a. Praticar fato definido como crime;
b. Ser punido por falta grave; ou
c. Tiver comportamento contrário aos requisitos estabelecidos em lei.
Verdadeiro ou Falso:
Constitui FALTA GRAVE na execução penal a recusa injustificada do condenado ao exercício de trabalho interno.
Verdadeiro.
STJ, HC 264.989/SP, Rel. Min. Ericson Maranho, 6ª T. Informativo 567.
De acordo com a LEP, que não é obrigado a trabalhar?
- O preso provisório; e
2. O condenado por crime político.
Acerca do trabalho do preso, responda:
A depender do regime prisional, o trabalho do condenado será interno ou externo?
- Regime fechado:
- Interno (regra);
- Excepcionalmente, externo. - Regime semiaberto:
- Interno ou Externo (não tem que cumprir 1/6 da pena); - Regime aberto:
- Externo.
Acerca da remição, responda (arts. 126 a 130), responda:
- Quem tem direito?
- Por quais meios?
- Existe remição ficta ou virtual?
- Natureza da pena remida?
- Cabe remição na prisão cautelar?
- Preso incapacitado por motivo de acidente?
- Dever da autoridade administrativa de encaminhar o registro ____?
- Quem tem competência declarar a remição?
- É possível a cumulação dos casos de remição?
- Tem direito quem cumpre a pena no regime fechado, semiaberto, aberto e o que usufrui liberdade condicional.
- Pode ser por trabalho (fechado e semiaberto) ou por estudo (fechado, semiaberto e aberto, inclusive em livramento condicional),
- Não existe REMIÇÃO FICTA ou VIRTUAL.
- O fato de estabelecimento prisional não oferecer ao condenado condições de trabalho ou estudo, não dá a ele o direito a ter sua pena remida fictamente.
- A pena remida tem natureza de PENA CUMPRIDA, para todos os efeitos, incluindo LIVRAMENTO CONDICIONAL e PROGRESSÃO, por exemplo.
- Cabe remição na prisão cautelar (art. 126, §7º, da LEP).
- O preso impossibilitado, por acidente, de prosseguir no trabalho ou nos estudos, continuará a beneficiar-se com a remição.
- A autoridade administrativa deverá encaminhar MENSALMENTE ao juízo da execução cópia do registro de TODOS OS CONDENADOS que estejam trabalhando ou estudando, com informação dos dias de trabalho ou das horas de frequência escolar ou de atividades de ensino de cada um deles.
- A competência para declarar a remição é do Juiz da Execução, ouvidos o MP e a defesa.
- É possível a cumulação dos casos de remição, desde que haja compatibilidade.