Crimes Contra a Administração Pública (arts. 312 a 359-H) Flashcards
Verdadeiro ou Falso:
A causa de aumento prevista no §2º do art. 327 do CP (“A pena será aumentada da terça parte quando os autores dos crimes previstos neste Capítulo forem ocupantes de cargos em comissão ou de função de direção ou assessoramento de órgão da administração direta, sociedade de economia mista, empresa pública ou fundação instituída pelo poder público”) NÃO pode ser aplicada aos dirigentes de autarquias (ex.: maioria dos Detrans).
Verdadeiro.
STF, AO 2093/RN.
Verdadeiro ou Falso:
É possível que se configure o crime de corrupção passiva na conduta de Deputado Federal que receba vantagem indevida para dar sustentação política a apoiar a permanência de determinada pessoa no cargo de Presidente de empresa pública federal.
Verdadeiro.
STF, Inq 3515/SP.
Verdadeiro ou Falso:
Comete crime de desobediência (art. 330, CP) o depositário que não atende à ordem dada pelo oficial de justiça na ocasião do cumprimento de mandado de entrega de veículo, expedido no juízo cível.
Verdadeiro.
STF, HC 169417/SP.
Verdadeiro ou Falso:
No cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de fazer ou de não fazer, o executado incidirá nas penas de litigância de má-fé quando injustificadamente descumprir a ordem judicial, prejudicada a responsabilização por crime de desobediência.
Falso.
Não exclui a responsabilização por crime de desobediência (STF, HC 169417/SP).
Complete:
PECULATO.
Art. 312. _______ (verbo) o ______ (sujeito ativo) de ______ (objeto), de que tem a posse em razão do cargo, ou _____ (verbo), em PROVEITO próprio ou alheio.
Pena - RECLUSÃO, de dois a doze anos, e multa.
§1º. APLICA-SE A MESMA PENA, se o funcionário público, EMBORA NÃO TENDO A POSSE do dinheiro, valor ou bem, o _______ (verbo), em proveito próprio ou alheio, valendo-se da FACILIDADE que lhe proporciona a qualidade de funcionário.
(1) Apropriar-se.
(2) Funcionário público.
(3) Dinheiro, valor ou qualquer outro bem Móvel.
(4) Desviá-lo (peculato-desvio).
(5) Subtrai, ou concorre para que seja subtraído.
PECULATO CULPOSO.
O crime de peculato admite a modalidade CULPOSA, quando ________.
Pena - DETENÇÃO, de três meses a um ano.
No caso de peculato culposo, a REPARAÇÃO DO DANO, se _______, _______. se lhe é posterior, _______.
Art. 312, §§2º e 3º.
(1) O funcionário concorre culposamente para o crime de outrem.
(2) Precede à sentença IRRECORRÍVEL
(3) Extingue a punibilidade.
(4) Reduz da METADE a pena imposta.
Complete:
PECULATO MEDIANTE ERRO DE OUTREM.
Art. 313. APROPRIAR-SE de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, ________.
Pena - RECLUSÃO, de um a quatro anos, e multa.
(1) Recebeu por erro de outrem.
Verdadeiro ou Falso:
O tipo penal do crime de desacato é imputável a servidor público no exercício de suas funções.
Verdadeiro.
Há jurisprudência do STJ no sentido de que funcionário público “pode praticar o delito do art. 331 do CP, pois o tipo penal não exige nenhuma qualidade específica e nem exclui qualquer pessoa”. (STJ, 6ª Turma, HC 104.921, j. 21/05/2009).
Exemplo: um policial que está no exercício de suas funções estaciona uma viatura em local proibido, daí o agente do Detran vai “orientá-lo”. O policial então se recusa a cumprir a “orientação” proferindo ofensas ao agente do Detran. No caso, o policial desacata ordem do agente do Detran.
Verdadeiro ou Falso:
Chefe do Ministério Público estadual que ordenar aumento de despesa total com pessoal nos últimos sessenta dias do seu mandato poderá responder como sujeito ativo do crime de aumento de despesa total com pessoal.
Verdadeiro.
Art. 359-G. Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura: […]
Sujeito ativo:
É o funcionário público competente para ordenar, autorizar ou executar o ato que acarrete aumento de despesa com pessoal, embora, neste caso, deva ser ocupante de cargo para o qual foi eleito. Abrange tanto o chefe de poder, que exerce função administrativa, quanto o integrante do Legislativo, incumbido de autorizar os gastos.Inclui-se, ainda, o chefe do Ministério Público e todos os outros gestores, nomeados para o exercício de um mandato, quando gozarem de autonomia administrativa e financeira para deliberar sobre gastos (…).
Verdadeiro ou Falso:
Caracteriza-se como crime de resistência a oposição passiva ou ativa à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a servidor competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio.
Falso.
Oposição passiva (sem violência ou grave ameaça) = desobediência.
Oposição ativa (com viol. ou grave ameaça) = resistência.
Verdadeiro ou Falso:
Servidor público que, violando dever funcional, facilite a prática de contrabando responderá como partícipe pela prática desse crime.
Falso.
O funcionário responde por crime autônomo.
“Art. 318 - Facilitar, com infração de dever funcional, a prática de contrabando ou descaminho (art. 334):”
Dica!
—> Particular pratica: contrabando ou descaminho.
—> Servidor pratica: Facilitação de contrabando ou descaminho.
Verdadeiro ou Falso:
A causa de aumento de pena incidente sobre agente de crime contra a administração pública que seja ocupante de cargo em comissão ou de função de direção ou assessoramento de órgão da administração direta é aplicável também ao chefe do Poder Executivo, detentor de mandato eletivo.
Verdadeiro.
A causa de aumento é aplicável ao:
1. Chefe do Poder Executivo e demais agentes políticos;
Não é aplicável aos:
1 . PARLAMENTARES;
2. Dirigentes de autarquias;
3. Ocupantes de mandato popular que não ocupe posição de superior hierárquico.
Verdadeiro ou Falso:
Um policial deixou a janela da viatura aberta e se afastou para averiguar local de crime. Aproveitando-se desse fato, uma pessoa subtraiu do interior do citado veículo o aparelho radiotransmissor. Nessa situação, o policial concorreu para a prática de crime de outrem.
Verdadeiro.
Cometeu peculato culposo.
Verdadeiro ou Falso:
A lei penal não incrimina a fuga de preso para o alcance da liberdade empreendida sem violência.
Verdadeiro.
Art. 352 - Evadir-se ou tentar evadir-se o preso ou o indivíduo submetido a medida de segurança detentiva, usando de violência contra a pessoa.
Se é sem violência, trata-se de ilícito administrativo.
Verdadeiro ou Falso:
Segundo a lei penal, podem constituir sujeitos ativos do crime de falso testemunho o perito, o tradutor, o intérprete ou a testemunha que figurem em processo judicial.
Verdadeiro.
Art. 342. Fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como (1) testemunha, (2) perito, (3) contador, (4) tradutor ou (5) intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral:
SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Antônia, ao presenciar a prisão de seu filho, proferiu xingamentos aos policiais que a efetuavam, ofendendo-os.
Nessa situação, é correto afirmar que Antônia praticou o crime denominado injúria.
Falso.
Cometeu o crime de desacato (art. 331).
DESACATO - DESRESPEITO AO FUNCIONÁRIO PÚBLICO NO EXERCÍCIO DE SUA FUNÇÃO OU EM RAZÃO DELA.
Na presença da autoridade = Crime de Desacato
Sem ser na presença da autoridade = Injúria majorada de 1/3 (art. 141, III do CP).
Verdadeiro ou Falso:
O crime de resistência somente ocorre quando há oposição à execução de ato legal, mediante violência e ameaça, não se configurando quando o ato for ilegal.
Verdadeiro.
Se ilegal, não há que se falar em resistência.
Art. 329.
Verdadeiro ou Falso:
A consumação do peculato-apropriação não ocorre no momento em que o funcionário público, em virtude do cargo, começa a dispor do bem móvel apropriado, como se seu proprietário fosse, exigindo-se que o agente ou terceiro obtenha vantagem com a prática do delito.
Falso.
A consumação do crime de peculato-apropriação previsto no art. 312, caput, 1.ª parte, do Código Penal, ocorre no momento em que o funcionário público, em virtude do cargo, começa a dispor do dinheiro, valores ou qualquer outro bem móvel apropriado, como se proprietário fosse (REsp 985.368/SP, Rel. Ministra LAURITA VAZ, QUINTA TURMA, julgado em 30/05/2008, DJe 23/06/2008).
Verdadeiro ou Falso:
A incidência da agravante genérica relativa à prática de delito com abuso de poder ou violação de dever inerente a cargo, ofício, ministério ou profissão é incompatível com o peculato, pois este pressupõe abuso de poder ou violação de dever inerente ao cargo.
Verdadeiro.
A incidência da agravante prevista no artigo 61, II, g, do Código Penal se mostra INCOMPATÍVEL com o delito de peculato (Código Penal, artigo 312), pois a prática deste pressupõe, sempre, o abuso de poder ou a violação de dever inerente ao cargo (REsp 297.569/RJ, Rel. Ministro CELSO LIMONGI (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/SP), SEXTA TURMA, julgado em 14/12/2010, DJe 09/03/2011)
Verdadeiro ou Falso:
Não comete peculato, mas o delito de emprego irregular de verbas públicas, em continuidade delitiva, o servidor público que se utiliza ilegalmente de passagens e diárias pagas pelos cofres públicos.
Falso.
Comete o crime de peculato, na modalidade desvio (art. 312, caput, segunda parte do Código Penal), em continuidade delitiva (art. 71 Código Penal) o servidor público que se utiliza ilegalmente de passagens e diárias pagas pelos cofres públicos (APn 477/PB, Rel. Ministra ELIANA CALMON, CORTE ESPECIAL, julgado em 04/03/2009, DJe 05/10/2009)
Verdadeiro ou Falso:
Autorizar a inscrição em restos a pagar de despesa que tenha sido previamente empenhada não é uma conduta tipificada como crime contra as finanças públicas.
Verdadeiro.
Art. 359-B - Ordenar ou autorizar a inscrição em restos a pagar, de DESPESA QUE NÃO TENHA SIDO PREVIAMENTE EMPENHADA ou que exceda limite estabelecido em lei:
Verdadeiro ou Falso:
Para a caracterização do crime de ordenação de despesa não autorizada, é necessário o efetivo prejuízo financeiro ao ente público.
Falso.
Trata-se de crime formal.
“Art. 359-D. Ordenar despesa não autorizada por lei:”
Antônio e Breno, bacharéis em direito, fazendo-se passar por oficiais de justiça, compareceram em determinada joalheria alegando que teriam de cumprir mandado judicial de busca e apreensão de parte da mercadoria, por suspeita de crime tributário. Para não cumprir os mandados, solicitaram a quantia de R$ 10.000, que foi paga pelo dono do estabelecimento.
Nessa situação, Antônio e Breno responderão pelo crime de
A. concussão. B. corrupção ativa. C. corrupção passiva. D. usurpação de função pública. E. tráfico de influência.
“D”.
Todos os demais crimes são próprios, e exigem a condição de funcionário público do sujeito ativo.
Verdadeiro ou Falso:
O crime de concussão admite modalidade tentada.
Verdadeiro.
Quanto à tentativa desse tipo a doutrina traz um exemplo clássico, que se trata de concussão por meio de carta que é interceptada antes de chegar ao conhecimento da vítima a ser extorquida. Nesse caso, estaríamos diante do ato preparatório, com a escrita da carta, e a leitura seria a consumação.