Qualidade Total Flashcards
Quais as 4 eras da qualidade e quais suas características?
I . Inspeção em Massa (foco na eficiência, maior produção com menor custo): controle no FINAL da linha de produçao, separavam os defeituosos, gerava muito disperdício.
*II . Controle Estatístico da Qualidade (foco na redução de erros): controle por AMOSTRAS, no FINAL da linha de produçao, foco na conformidade com o projeto). *Criado pela Escola da Qualidade!!
III. Garantia da Qualidade (foco na PREVENÇÃO do erro): garantia da qualidade dos produtos por meio de Sistemas da Qualidade, Solução de problemas e Planejamento da qualidade. Criou DEPARTAMENTO DA QUALIDADE, único responsável pela qualidade.
III . Gestão da Qualidade Total (foco na satisfação dos clientes): controle durante TODO O PROCESSO, TODOS são responsáveis pela qualidade dos produtos finais.
Quais os 5 Princípios Básicos da Qualidade Total?
- Quem define qualidade é o cliente;
- A qualidade deve ser compromisso de toda a organização;
- Controle durante todo o processo, descentralizado e por equipes;
- Melhoria contínua;
- Custos menores e eliminação de desperdício.
Quais as 7 Sete Ferramentas da Qualidade, de acordo com Ishikawa?
- Gráfico de Pareto.
- Diagrama de causa-efeito.
- Histogramas.
- Folhas de verificação.
- Gráficos de dispersão.
- Fluxogramas.
- Cartas de controle.
O que diz o Diagrama/ gráfico de Pareto?
É um gráfico de barras. Na sua base está o Princípio de Pareto que diz que: “um pequeno número de causas (geralmente 20%) é responsável pela maioria dos problemas (geralmente 80%).”
Ajuda a identificar e ordenar/priorizar problemas.
No que consiste o Diagrama de Ishikawa? Quais as outras 3 formas que é chamado?
É conhecido também como Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama Espinha de Peixe ou Diagrama 6M.
Permite estruturar hierarquicamente as causas dos problemas ou oportunidades de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade.
Em sua estrutura, os problemas são classificados em 6 tipos (mão-de-obra, material, medição (inspecção), máquinas, métodos, meio ambiente).
Quais as características do toyotismo?
+ Flexibilização da produção – produzir apenas o necessário, reduzindo os estoques ao mínimo.
+ Automatização – utilizar máquinas que desligam automaticamente caso ocorresse qualquer problema, um funcionário poderia manusear várias máquinas ao mesmo tempo, diminuindo os gastos com pessoal.
+ Just in time – sem espaço para armazenar matéria-prima e a produção, criou-se um sistema para detectar a demanda e produzir os bens, que só são produzidos após a venda.
+ Kanban (etiqueta ou cartão) – método para programar a produção, de modo que o just in time se efetive.
+ Team work – os trabalhadores passaram a trabalhar em grupos, orientados por uma líder. O objetivo é eliminar “tempos mortos”.
+ Controle de qualidade total – todos os trabalhadores, em todas as etapas da produção, são responsáveis pela qualidade do produto. A ideia de qualidade total exige trabalhadores “qualificados” para serem contratados. Dessa lógica nasceram os certificados de qualidade, ou ISO.