Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Org Flashcards
Ferramentas/ práticas da gestão de conhecimento no Brasil:
- universidades corporativas
- portais de conhecimento
- e-learning
- comunidades de práticas virtuais
É a capacidade (coletiva) de uma corporação como um todo reunir informação, inovar, CRIAR CONHECIMENTO e ATUAR efetivamente baseada no conhecimento que ela gerou.
INTELIGÊNCIA organizacional.
Integra diversos níveis de inteligência individual, de equipe e organizacional para criar empresas inteligentes.
Palavras-chave: inovação, criatividade, inteligência competitiva e gestão do conhecimento.
Quais os elementos da gestão de conhecimento (do mais básico ao mais complexo)?
1º DADO: registro qualitativo ou quantitativo
2º INFORMAÇÃO: dados organizados e ordenados de forma coerente e significativa para fins de análise e compreensão.
3º CONHECIMENTO: informações contextualizadas, experiência estruturada e discernimento técnico que proporciona uma referência para avaliar e incorporar novas experiências e informações.
4º CAPITAL INTELECTUAL (ativo intangível): material intelectual formalizado, capturado e alavancado para produzir ativo de maior valor.
5º ATIVOS INTANGÍVEIS: ativos sem substância física que geram benefícios econômicos. Ex: dados sobre clientes, patentes.
Quais os processos de CONVERSÃO do conhecimento?
T=tácito (teoria)
E=explícito (prática)
- Socialização (T>T): articulação do conhecimento TÁCITO em conceitos explícitos, por meio de metáforas, analogias, símbolos.
- Externalização(T>E): “aprender fazendo”, por meio da aplicação do conhecimento formal nas atividades do trabalho.
- Combinação (E>E): COMPARTILHAMENTO de conhecimento TÁCITO, por meio da experiência.
- Internalização (Assimilação) (E>T): sistematização de conjuntos diferentes de conhecimento EXPLÍCITO.
Peter Senge, em seu livro “A 5ª disciplina”, enumera disciplinas interdependentes importantes para o APRENDIZADO nas empresas:
1.DOMÍNIO PESSOAL: saber o que realmente importa, focar no que interessa, concentrar energia, desenvolver paciência e ver a realidade de forma objetiva.
2.MODELOS MENTAIS: desenvolver novas maneiras de pensar, refletir, identificar, melhorar imagens pessoais do mundo e adaptar os modos de agir e pensar à realidade.
3.Construir VISÃO COMPARTILHADA: estimular o engajamento do grupo em relação ao futuro.
4.APRENDIZAGEM EM EQUIPE: desenvolver o pensamento e a comunicação coletiva a fim de superar a soma dos talentos individuais.
A 5ª disciplina: PENSAMENTO SISTÊMICO: é o reconhecimento de que a empresas são sistemas, interdependentes. Deve-se criar uma forma de analisar, descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas.
Cite alguns “ditados” de Peter Senge sobre aprendizagem organizacional.
-Quanto MAIS se insiste, MAIS o sistema resiste.
Ex: ao se solucionar o problema de moradia de uma população, pessoas de outros bairros poderão migrar para esse local em busca de casas, gerando novamente um déficit de moradia.
-O comportamento MELHORA ANTES de PIORAR.
Antes que aquelas pessoas cheguem no local, o problema das moradias parece estar solucionado.
-Saídas fáceis podem nos levar de volta para dentro.
Soluções paliativas “tapam” o problema apenas no princípio.
-A cura pode ser pior do que a doença.
-Mais rápido pode querer dizer mais devagar.
Um crescimento acima do possível pode causar problemas gerando atrasos no futuro, “devagar e sempre”.
-Causa e efeito NÃO estão relacionados no tempo e no espaço. Os efeitos de um problema só são sentidos no futuro.
-Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados;
-É possível assobiar e chupar cana, mas não ao mesmo tempo;
-Dividir um animal ao meio não produz dois animais pequenos;
-Não existem culpados.
O que é capital INTELECTUAL (ativo intangível)?
- Soma do conhecimento e da experiência de todos numa empresa que lhe proporciona VANTAGEM COMPETITIVA;
- Valor das idéias da empresa;
- Conjunto de valores e filosofias que AGREGA VALOR à org.
Mudanças terminológicas da década de 80 para de 90? Anos 80 -Ativos Intangíveis -Estrutura Externa -Estrutura Interna -Competências
Anos 90
- Capital Intelectual
- Capital do relacionamento (ou do cliente)
- Capital Estrutural
- Capital Humano
Fazem parte de qual capital intelectual?
• Compartilhamento
• Marcas;
• Reputações;
• Foca do relacionamento e lealdade à empresa;
• Alianças e relacionamento com a concorrência;
• Relacionamento com especialistas e fornecedores;
• Relacionamento com a sociedade;
• Relacionamento com clientes escolhidos:
• Aprendizagem com os clientes.
Capital de relacionamento/ cliente.
É o capital intelectual EXTERNO
Aprendizagem organizacional
O aprendizado gerencial abrange 4 dimensões básicas:
-COGNITIVA: Saber CATEGORIZAR problemas administrativos e ver relações entre categorias. Compreender o particular através do conhecimento do geral.
Objetivo: Aprender sobre administração a partir do ESTOQUE de CONHECIMENTO existentes sobre DEFINIÇÕES de objetivos e formulação de políticas e as idéias sistematizadas sobre estruturas, processos, técnicas e comportamentos organizacionais
-ANALÍTICO: Saber a utilidade e a potencialidade das TÉCNICAS administrativas e adquirir mais realismo, profundidade e criatividade na SOLUÇÃO de problemas.
Objetivo: Aprender a DECOMPOR problemas administrativos, IDENTIFICAR VARIÁVEIS fundamentais, estabelecer relações de CAUSA e EFEITO na busca de novas soluções, objetivos, prioridades e alternativas de ação.
-COMPORTAMENTAL: Comporta-se de forma diferente do anteriormente acostumado para obter respostas comportamentais mais consistentes com objetivos de eficiência, eficácia, satisfação e segurança no trabalho.
Objetivo: Aprender novas maneiras de integração humana dentre padrões alternativos conhecidos e validades socialmente, como novas formas de comunicação de interação, grupal ou de exercer ou lidar com poder e autoridade
-DE AÇÃO: Desenvolver capacidade de interferir intencionalmente no sistema organizacional, ou seja, de transformar objetivos, valores e conhecimento em formas efetivas de ação.
Objetivo: Aprender sobre si próprio, sobre sua função e sobre os objetivos e condições operacionais de sua organização. Desenvolver comprometimento com a missão socioeconômica.
Sobre qual das 4 dimensões do aprendizado é o conceito abaixo?
“Saber a utilidade e a potencialidade das TÉCNICAS administrativas e adquirir mais realismo, profundidade e criatividade na SOLUÇÃO de problemas.
Objetivo: Aprender a DECOMPOR problemas administrativos, IDENTIFICAR VARIÁVEIS fundamentais, estabelecer relações de CAUSA e EFEITO na busca de novas soluções, objetivos, prioridades e alternativas de ação.”
ANALÍTICO
Sobre qual das 4 dimensões do aprendizado é o conceito abaixo?
“Saber CATEGORIZAR problemas administrativos e ver relações entre categorias. Compreender o particular através do conhecimento do geral.
Objetivo: Aprender sobre administração a partir do ESTOQUE de CONHECIMENTO existentes sobre DEFINIÇÕES de objetivos e formulação de políticas e as idéias sistematizadas sobre estruturas, processos, técnicas e comportamentos organizacionais.”
COGNITIVA.
Segundo Sveiby, as empresas possuem 2 tipos de ativos, os tangíveis (patrimônio líquido) e os intangíveis (capital intelectual). Quais os 3 tipos de capital intelectual?
- Capital HUMANO: conhecimento, expertise, poder de inovação e habilidade dos empregados.
- Capital ESTRUTURAL: tudo o que apóia e amplifica a produtividade do capital humano e o capital de clientes. Quando o conhecimento tácito de um empregado é capturado e armazenado, passa a fazer parte do Capital Estrutural. Ex: cultura org, tecnologias, sistemas de informação, softwares, banco de dados e patentes registradas.
- Capital de CLIENTES (ou de relacionamento): conhecimento sobre os clientes, a relação com os clientes e fornecedores, a reputação e a marca da empresa.
Fazem parte de qual capital intelectual? • Sistemas de gestão; • Filosofia da empresa; • Processos; • Patentes; • Cultura e valores da organização; • Sistemas de suporte em geral; • Sistemas de recompensa; • P & D; • Gestão de projetos.
Estrutural.
É o capital intelectual INTERNO
Qual tipo de aprendizagem orienta para as formas de se realizarem mudanças significativas na organização?
Aprendizagem TRANSFORMACIONAL.
O que são modelos mentais, de acordo com Peter Senge?
São crenças, atitudes e percepções a respeito de clientes, produtos, ambiente, funcionários, e outros aspectos da organização.
*Transformam-se em HÁBITOS que dificilmente são questionados e muito menos abandonados.
Segundo Daft (2003), são mecanismos de gestão do conhecimento EXPLÍCITO:
Armazenamento de dados,
mapeamento do conhecimento e bibliotecas eletrônicas.
Segundo Daft (2003), são mecanismos de gestão do conhecimento TÁCITO:
Diálogo, relato de casos e as comunidades de práticas.
O que são comunidades de prática?
O termo foi criado por Etienne Wenger (http://www.ewenger.com/) em conjunto com Jean Lave em 1991.
Grupo de pessoas que se unem em torno de um mesmo tópico ou interesse. Essas pessoas trabalham juntas para achar meios de melhorar o que fazem, ou seja, na resolução de um problema na comunidade ou no aprendizado diário, através da interação regular.
O conceito de comunidades de prática é utilizado no estudo do capital social nas empresas. Elas facilitam a movimentação HORIZONTAL de informações na organização, além de construírem redes de relações, ao reunir as pessoas através de meios que as encorajam a conhecer umas às outras informalmente.
Há 3 características básicas que definem um grupo como uma comunidade de prática:
- O domínio - o membro precisa ter uma identidade definida pelo interesse compartilhado. Ser membro significa um compromisso com o grupo e competências que diferem seus membros de outras pessoas.
- A comunidade- precisa proporcionar interação. Para Wenger, o aprender é um ato social. As pessoas na comunidade de prática são atores que buscam, juntas, formas de superar um problema.
- A prática - os membros de uma comunidade de prática desenvolvem um repertório de experiências, histórias e ferramentas, as quais os qualificam para enfrentar certas situações que se tornem recorrentes.
Em comunidades de prática, a intermediação do conhecimento entre as fronteiras que delimitam as práticas pode ser:
- por participação. Algumas pessoas podem pertencer a várias comunidades. Consequëntemente, estão em posição de intermediar o conhecimento entre as diferentes comunidades a que pertencem.
- por tradução. Tradutores organizacionais são aqueles que podem estruturar os interesses de uma comunidade em termos da visão de mundo moldada pela prática de outras comunidades.
- por objetos de fronteira. Os objetos de fronteria estão nas fronteiras de mais de uma comunidade. Eles são de interesse para a comunidade e podem ser objetos físicos, tecnologias, processos, técnicas.
Sackmann identifica 4 tipos de “conhecimento cultural” em uma organização:
*da cultura org.
- conhecimento de DICIONÁRIO (o que): descrições mais comuns, expressões e definições usadas para descrever O QUE de situações, tais como O QUE é considerado um problema ou um sucesso.
- conhecimento de DIRETÓRIO (como): práticas comuns, sequencias de eventos e relações de causa e efeito; é o COMO um problema é resolvido ou COMO o sucesso é alcançado.
- conhecimento de MANUAL: prescrições que recomendam qual ação deve ser tomada para resolver um problema ou tornar-se um sucesso.
- conhecimento AXIOMÁTICO (POR QUE): refere-se às razões das causas dos eventos.
O que é uma Organização de Aprendizagem?
ORGANIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM é a organização que incentiva e encoraja a aprendizagem de seus membros, por meio do trabalho em equipe e forte interação social.
Qual a diferença entre aprendizado org de 1a ordem e de 2a ordem?
-O aprendizado de 1a ordem ocorre quando somente a modificação de AÇÕES org é suficiente para corrigir erros, sem que haja necessidade de alterar normas, estratégias e pressupostos. Realimentação SIMPLES:
RESULTADO»AÇÃO (CORRIGE AÇÃO)
-O aprendizado de 2a ordem ocorre quando a correção do erro requer a modificação das próprias NORMAS organizacionais, além de reestruturação de estratégias e pressupostos associados. Realimentação DUPLA:
RESULTADO»AÇÃO»NORMAS (CORRIGE NORMAS)
Quais as 5 fases da curva de aprendizagem de Strauss & Sayles, que permite acompanhar todo processo de aprendizagem?
Fase A – Desalentadora: a motivação levada a cabo pelo instrutor é de suma importância para não haver desistência;
Fase B - Resultados cada vez maiores: o treinando passa a estar mais motivado a aprender colhendo os resultados;
Fase C - Falso patamar: o treinando tem a falsa impressão de que não vai aprender mais nada, mas ainda há espaço para mais aprendizado;
Fase D - Ápice de Conhecimento: é a conquista final, neste momento os objetivos iniciais são atingidos;
Fase E - Retreinamento: feedback ou reciclagem dos conhecimentos adquiridos anteriormente.
Qual a relação entre os conhecimentos tácitos e explícitos e a geração de conhecimento nas orgs?
Os conhecimentos tácito e explícito são unidades estruturais básicas que se complementam e a interação entre eles é a principal dinâmica da criação do conhecimento na organização de negócios.
O que são conhecimentos tácitos e explícitos?
Conhecimento EXPLÍCITO é o que pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmações gramaticais, expressões matemáticas, especificações, manuais etc., facilmente transmitido, sistematizado e comunicado. Ele pode ser transmitido formal e facilmente entre os indivíduos. Esse foi o modo dominante de conhecimento na tradição filosófica ocidental.
O conhecimento TÁCITO é difícil de ser articulado na linguagem formal, é um tipo de conhecimento mais importante. É o conhecimento pessoal incorporado à experiência individual e envolve fatores intangíveis como, por exemplo, crenças pessoais, perspectivas, sistema de valor, insights, intuições, emoções, habilidades É considerado como uma fonte importante de competitividade entre as organizações. Só pode ser avaliado por meio da ação.
Associe o tipo de conhecimento aos tipos de conversão:
- conhecimento CONCEITUAL
- conhecimento COMPARTILHADO
- conhecimento SISTÊMICO
- conhecimento OPERACIONAL
- T - E = externalizar = CONCEITUAR = conhecimento CONCEITUAL
- T - T = socializar = COMPARTILHAR conceitos = conhecimento COMPARTILHADO
- E - E = combinar = SISTEMATIZAR conceitos = conhecimento SISTÊMICO
- E - T = internalizar = OPERACIONALIZAR conceitos = conhecimento OPERACIONAL