PROVIMENTO E VACANCIA DE CARGOS PUBLICOS Flashcards
A nomeação pode prescindir de prévio concurso público.
CERTO. TEM CASOS QUE NÃO PRECISA DE CONCURSO. A nomeação para cargos de confiança, como as funções em confiança e os cargos em comissão são de livre nomeação e exoneração, logo não necessariamente prescinde da realização de concurso público, mas como regra, pode prescindir.
A reversão pode ocorrer mesmo que o cargo antes exercido pelo funcionário esteja agora ocupado, e não exista outra vaga.
CERTO. REVERSÃO É A REITEGRAÇÃO. RETORNO DO SERVIDOR EM VIRTUDE DE INVALIDAÇÃO DE SUA DEMISSÃO, NA VIA ADM OU JUDICIAL; há ressarcimento de todas as vantagens q o servidor não recebeu.
A reintegração produz efeitos ex nunc, sem direitos patrimoniais pretéritos.
falso. ex tunc com direito patrimoniais pretéritos pois recebe tudo aquilo q deixou de receber.
O Supremo Tribunal Federal possui orientação no sentido de que a contratação em caráter precário, para o exercício das mesmas atribuições do cargo para o qual foi promovido concurso público, implica preterição de candidato habilitado quando ainda subsiste a plena vigência do referido concurso, o que viola o direito do concorrente aprovado à respectiva nomeação.
certo
A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça possui orientação no sentido de que não há que se falar na presença de discricionariedade no exercício do poder disciplinar pela autoridade pública, sobretudo no que tange à imposição de sanção disciplinar, o que torna possível o controle judicial de tais atos administrativos de forma ampla.
certo
Segundo a orientação predominante no Superior Tribunal de Justiça, o Poder Judiciário não pode substituir a banca examinadora, tampouco se imiscuir nos critérios de correção de provas e de atribuição de notas, porquanto sua atuação cinge-se ao controle jurisdicional da legalidade do concurso público.
certo
Segundo estabelece a Constituição Federal, ao Presidente da República compete privativamente dispor, mediante decreto, sobre organização e funcionamento da administração federal quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos, não lhe sendo possível, todavia, extinguir funções ou cargos públicos, ainda que vagos.
falso. pode sim extinguir cargos públicos quando vagos. b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;
invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.
certo
não é compatível exigência constitucional de concurso público e com os princípios que regem a Administração pública a previsão, no edital do certame, conforme a natureza do cargo, da realização de investigação social sobre os candidatos após as fases de avaliação de conhecimento, para demonstrar sua lisura e conduta moral proba para o desempenho das atribuições exigidas.
falso. é compatível sim
é possível a exigência de prova de aptidão física prévia às fases de conhecimento, a fim de selecionar os candidatos que terão condições de desempenhar as atribuições exigidas para o cargo.
falso. não é possível antes da fase de conhecimento.
é possível a prorrogação da validade do concurso público por prazo de 3 anos, como observância ao princípio da isonomia que estabelece o mesmo prazo para o estágio probatório dos servidores aprovados.
falso. III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;
A nomeação é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
falso é REINTEGRAÇÃO OU REVERSÃO.
A nomeação é forma de provimento derivado em cargo público.
FALSO. ORIGINÁRIA
A recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e pode decorrer de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo.
CERTO
O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos incompatíveis com o anteriormente ocupado.
FALSO. COMPATÍVEIS.