AGENTES PÚBLICOS Flashcards
Agente credenciado são agentes que exercem função pública em razão da sua habilidade, idoneidade moral, sendo requisitados a prestar serviços ao Estado de forma transitória, sem vínculo empregatício ou estatutário e, normalmente, sem remuneração
falso. agentes honorífico - ex: mesario.
Segundo recente entendimento do STF, os tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, respondem de forma subjetiva.
certo.
A extinção de cargos públicos vagos pode ocorrer por meio de decreto autônomo.
certo
m servidor público temporário, contratado para preencher uma vaga na administração pública indireta, é classificado como? (agente adm, agente credenciado, agente delegado).
AGENTE ADM
Agente delegado são particulares não vinculados à Administração Pública por estatuto ou CLT, que desempenham função por delegação, exercendo o serviço público em nome próprio, por sua conta e risco,
certo
Os agentes putativos desempenham atividade pública, considerada presumivelmente legítima, embora não tenha havido a investidura legal.
certo
A contratação temporária feita por ente da Administração é matéria que depende de estipulação legal e está condicionada à necessidade e ao interesse público.
certo. “a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”.
Agentes honoríficos são particulares não vinculados à Administração Pública por estatuto ou CLT, que desempenham função por delegação, exercendo o serviço público em nome próprio, por sua conta e risco, mas segundo as normas ditadas pelo Estado e sob fiscalização do ente responsável.
falso. agentes delegados.
Sobre os agentes delegados, entende o STF que o Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa.
certo
a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração
certo
o prazo de validade do concurso público será de até 3 anos, prorrogável uma vez, por igual período;
falso. 2 anos
O RGPS organizado pelo INSS se aplica aos empregados das pessoas jurídicas de direito privado da administração indireta e aos empregados públicos em geral, deles excluídos os servidores ocupantes exclusivamente de cargos em comissão e os servidores temporários.
ERRADO. Os servidores ocupantes exclusivamente de cargos em comissão serão amparados pelo RGPS
O RGPS é obrigatório para os servidores que ingressaram no serviço público até a data da publicação do ato de instituição desse regime, e facultativo para os que ingressaram no serviço público depois da instituição desse regime
ERRADO. Aos servidores públicos é obrigatória a filiação ao RPPS,
O RGPS é obrigatório para os servidores que ingressaram no serviço público até a data da publicação do ato de instituição desse regime, e facultativo para os que ingressaram no serviço público depois da instituição desse regime
ERRADO. Aos servidores públicos é obrigatória a filiação ao RPPS,
Em que pese a alteração promovida pela Emenda Constitucional n.º 19, que implementou, em 1998, a reforma da administração pública, permanece válida a norma constitucional que determina que todos os entes federativos devem instituir regime jurídico único para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações de direito público.
certo.
Os cargos em comissão e as funções de confiança podem ser exercidos por qualquer pessoa, servidor público ou não, cabendo à legislação ordinária estabelecer os casos, as condições e os percentuais mínimos de cargos comissionados destinados aos servidores de carreira.
ERRADO. As funções de confiança são exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, na forma do art. 37, V, da Constituição Federal.
Conflita com o princípio da razoabilidade a eleição, como critério de desempate, do desempenho profissional anterior, relacionado com a titularidade do serviço para o qual se realiza o concurso.
CERTO. Nesse sentido é a jurisprudência do STF:
“CONCURSO PÚBLICO. CRITÉRIOS DE DESEMPATE. ATUAÇÃO ANTERIOR NA ATIVIDADE. AUSÊNCIA DE RAZOABILIDADE. Mostra-se conflitante com o princípio da razoabilidade eleger como critério de desempate tempo anterior na titularidade do serviço para o qual se realiza o concurso público” (STF. Plenário. ADI 3.522/RS, rel. Min. Marco Aurélio, j. 24.11.2005).
O princípio da igualdade de gênero impede que o edital de concurso público preveja a participação apenas de concorrentes de determinado sexo.
ERRADO. A jurisprudência do Supremo admite que determinados concursos, restrinjam o ingresso em cargo público de acordo com o gênero do candidato, desde que isso tenha uma fundamentação adequado .
Para que o candidato possa fazer jus às vagas reservadas aos portadores de deficiência, estas precisam necessariamente causar dificuldades no desempenho das funções do cargo disputado, em função da aplicação do princípio da congruência.
ERRADO. Entende o STF que as pessoas portadoras de deficiência têm direito a reserva de vagas independentemente da eventual dificuldade no exercício da função.
Limites de idade, sexo, altura e capacitação profissional devem ser estabelecidos em regulamento do concurso e não apenas no edital.
ERRADO. A jurisprudência pacífica do STF é de que eventuais limitações para participação em concurso público devem estar estabelecidas em lei, não sendo suficiente que conste exclusivamente do edital ou do regulamento do concurso
A administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, em virtude da suspensão do vínculo funcional que dela decorre, permitida a compensação em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público
certo
Segundo a jurisprudência sumulada do STF, a exoneração de servidor público estatutário em estágio probatório não depende de prévio procedimento de apuração, tendo em vista que ainda não adquiriu a estabilidade.
errado, depende de procedimento de apuração sim.
O STF tem precedente atual de que o empregado de empresa pública ou sociedade de economia mista prestadora de serviço público, apesar de não ser beneficiário de estabilidade, deve ter seu ato de dispensa motivado, para gozar de validade.
certo
Conforme entendimento atual do STF, é dever da administração pública nomear candidato aprovado em concurso público dentro das vagas previstas no edital, em razão do princípio da boa-fé e da proteção da confiança, salvo em situações excepcionais caracterizadas pela necessidade, superveniência e imprevisibilidade.
certo