limitação administrativa Flashcards

1
Q

é possível indenização, quando o estado faz uma limitação adm p preservar uma área, apenas se provocar prejuízo ao proprietário e desde que a aquisição da propriedade se tenha dado antes da intervenção do Estado.

A

verdade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O comprador de um imóvel com restrição pretende ser indenizado por ter sofrido limitação administrativa preexistente constante em nota non aedificandi — proibição de construir — referente a parte do imóvel, em razão de normas ambientais. Nesse caso, é indevida a indenização pretendida, pois não há perda da propriedade, mas apenas restrições de uso.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

As limitações administrativas consistem em restrições de caráter ____, impostas pelo Estado sobre a propriedade privada em benefício do interesse público.

A

geral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

________ é um instrumento de intervenção na propriedade voltado à conservação e preservação do próprio bem, em razão do seu valor histórico, cultural, arqueológico, etnológico, turístico ou artístico.

A

tombamento

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

__________ consistem em restrições de caráter geral, impostas pelo Estado sobre a propriedade privada em benefício do interesse público, que, em regra, não geram direito à indenização.

A

limitações administrativas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Alocação provisória de determinadas máquinas e equipamentos utilizados em execução de obra pública em propriedade privada desocupada (ocupação temporária, requisição administrativa e limitação administrativa.)?

A

ocupação temporária, uma vez que representa a utilização transitória, remunerada ou gratuita, de bens particulares para execução de obras, serviços ou atividades públicas de interesse público.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Instalação de redes elétricas em determinada propriedade privada para fins de execução de serviço público.(ocupação temporária, requisição administrativa e servidão administrativa.)?

A

servidão adm

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Determinação de ordem urbanística de proibição de construção além de determinada altura em região do município (ocupação temporária, requisição administrativa e limitação administrativa.)?

A

limitação adm

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

As limitações administrativas são determinações de caráter geral por meio das quais o poder público impõe a determinados proprietários obrigações de caráter negativo, mas não positivo, que condicionam a propriedade ao atendimento de sua função social.

A

falso, são determinações impostas pelo Poder Público a proprietários indeterminados, consistentes em obrigações positivas, negativas ou permissivas, para o fim de condicionar as propriedades ao atendimento da função social.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A limitação administrativa é instituída pela administração pública sobre determinado imóvel privado, para atendimento do interesse público, sem operar transferência de domínio, nem de posse, nem do uso total do bem a terceiros ou ao poder público.

A

falso. pq as limitações não caem sobre determinado imóvel, elas são gerais (servem p todos) e são abstratas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

De acordo com a Constituição Federal, no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá se valer da requisição administrativa a fim de usar de propriedade particular, sendo sempre assegurada ao proprietário retribuição financeira pelo uso do bem.

A

errado. indenização só se ocorrer dano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Tanto na requisição administrativa, quanto na servidão administrativas, mostra-se imprescindível a presença de perigo público iminente.

A

falso. na servidão não se exige perigo de dano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A limitação administrativa caracteriza-se como determinações de caráter individual, por meio das quais o Poder Público impõe a proprietário de bem imóvel obrigações positivas, negativas ou permissivas, para o fim de condicionar o direito de propriedade ao atendimento da função social.

A

falso. caráter geral

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Em regra, as limitações administrativas geram, para o Poder Público, a obrigação de indenizar o proprietário do bem atingido.

A

falso. em regra não, apenas em alguns casos pode ser indenizado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

competência para legislar sobre tombamento é privativa da União.

A

falso. é da união, estados e df

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O tombamento tem por objetivo primordial a manutenção da destinação do bem e das suas características físicas ou arquitetônicas

A

A alternativa está errada, pois o fim primordial do tombamento é preservar as características físcias do bem, ainda que a ele se dê destinação diversa. Por exemplo, o prédio em que funciona um banco pode passar a ser um museu, desde que respeitada a sua arquitetura.

17
Q

O mesmo bem pode ser objeto de tombamento por mais de um ente da federação

A

A alternativa está correta, pois não há restrição normativa para que o tombamento sobre um determinado bem seja decretado pelos diferentes entes federativos.

18
Q

O proprietário da coisa tombada que não tiver condições financeiras e recursos para proceder as obras de conservação e reparação deve obrigatoriamente providenciar a sua alienação.

A

falso. ele deve comunicar ao serviço de patrimônio histórico, sob pena de multa correspondente ao dobro da importância em que for avaliado o dano sofrido pela mesma coisa.

19
Q

O tombamento provisório possui caráter preventivo e assemelha-se ao definitivo quanto às limitações incidentes sobre a utilização do bem tutelado.

A

verdadeiro. O provisório se da da notificação do propreitário até a inscrição do bem tombado. E serve para previnir.

20
Q

Sem prévia autorização do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não se poderá, na vizinhança da coisa tombada, fazer construção que lhe impeça ou reduza a visibilidade, nem nela colocar anúncios ou cartazes, sob pena de destruição da coisa, com imposição de multa.

A

FALSO. a aplicação de multa só ocorre no caso de ordem para retirada do objeto. Em caso de destruição do bem não incide multa.

21
Q

Com prévia autorização especial do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, as coisas tombadas poderão ser mutiladas, vedado em todos os casos sua demolição ou destruição.

A

está errado, de acordo com o Art. 17 do Decreto-Lei nº 2/1937, as coisas tombadas não poderão, em caso nenhum ser destruidas, demolidas ou mutiladas, nem, sem prévia autorização especial do Serviço do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional, ser reparadas, pintadas ou restauradas, sob pena de multa de cincoenta por cento do dano causado.

22
Q

o Supremo Tribunal Federal já afirmou que a hierarquia verticalizada dos entes federados prevista expressamente na Lei de Desapropriação (Decreto-lei no 3.365/41) não se estende ao tombamento, não havendo vedação a que Estado possa tombar bem da União, tampouco que Município possa tombar bem estadual ou federal

A

CERTO.

23
Q

o TOMBAMENTO se constitui mediante decreto expedido pelo poder legislativo federal?

A

errado. O tombamento é competência do poder executivo. LEI NÃO TOMBA.

24
Q

Se o tombamento recair sobre bem particular, sua instituição pelo Poder Público, em regra, admite pagamento de indenização por limitação de uso da propriedade.

A

falso. ´q é mera restrição da propriedade e não desapropriação do bem.

25
Q

O tombamento é um dos instrumentos previstos para a proteção de bens integrantes do patrimônio histórico, mas somente gera os seus efeitos no final do processo administrativo, com o tombamento definitivo do bem.

A

errado. gera efeitos desde a notificação;

26
Q

o tombamento pode ser voluntário ou compulsório, naquele o agente consente com o tombamento, neste o instituto depende de intervenção judicial.

A

falso. não dependente de intervenção judicial. o ato é realizado pelo poder executivo.

27
Q

o bem tombado é bem que pode ser livremente transacionado, não aplicando-se ao Estado o direito de preferência em alienações judiciais .

A

A alternativa está errada, pois, de acordo com o Novo Código de Processo Civil, o ente público que fez o tombamento tem preferência em alienações judiciais para adquirir o bem.

28
Q

O tombamento voluntário de bem pertencente a pessoa física impede a alienação da coisa tombada.

A

ERRADO O item está errado, pois o tombamento voluntário do bem não impede a alienação da coisa tombada

29
Q

O instituto do tombamento provisório não é uma fase procedimental antecedente do tombamento definitivo, mas uma medida assecuratória da eficácia que este último poderá, ao final, produzir. A caducidade do tombamento provisório, por excesso de prazo, não é prejudicial ao tombamento definitivo.

A

certo

30
Q

O Município pode tombar um bem público pertencente à União

A

A alternativa está correta, pois, de acordo com a jurisprudência, ao contrário do que ocorre na desapropriação, no tombamento, é possível que haja o tombamento de um bem da União pelos municípios.

30
Q

O tombamento não garante o direito de preferência ao ente administrativo que promoveu a intervenção na propriedade em hasta pública

A

A alternativa está errada, pois, de acordo com o Novo Código de Processo Civil, o tombamento confere ao ente público preferência na alienação do bem tombado em hasta pública.

31
Q

O tombamento impede que o proprietário do bem o aliene

A

falso. propriedade pode ser alienada sim.

32
Q

No tombamento, nunca caberá indenização ao proprietário do bem

A

falso. em regra não cabe indenização. Mas pode caber dependendo do caso.

33
Q
A
34
Q

O conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, por sua vinculação a fatos memoráveis da História do Brasil constitui patrimônio histórico

A

certo

35
Q

As coisas tombadas poderão sair do país.

A

falso. As coisas tombadas não poderão sair do país, exceto em caso de intercâmbio cultural.

36
Q

O tombamento de bens pertencentes aos Municípios se fará de ofício, mas deverá ser notificada a entidade a quem pertencer.

A

certo

37
Q

O tombamento dos bens pertencentes à União, aos Estados e aos Municípios se fará de ofício, por ordem do diretor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mas deverá ser notificado à entidade a quem pertencer, ou sob cuja guarda estiver a coisa tombada, afim de produzir os necessários efeitos.

A

certo

38
Q

os danos eventualmente causados pela limitação administrativa devem ser objeto de ação de direito pessoal, cujo prazo prescricional é de cinco anos, e não de direito real, que seria o caso da desapropriação indireta

A

certo