Linfonodos Flashcards
Com relação ao linfoma de Hodgkin é verdadeiro: o tipo esclerose nodular é o mais frequente.
V.
Com relação ao linfoma de Hodgkin é verdadeiro: dissemina-se por contiguidade e acomete tecido linfoide extra-nodal em
cerca de 40% das vezes.
F; não acomete tecido extra-nodal, isso é característico do LNH em 40% das vezes.
Com relação ao linfoma de Hodgkin é verdadeiro: a população de células tumorais perfaz 1 a 5% da população tumoral.
V.
Com relação ao linfoma de Hodgkin é verdadeiro: as células características tem aspecto em “olho de coruja” e é chamada de célula de Hodgkin.
F; é chamada de célula de Reed Sternberg (RS).
Com relação aos linfomas pode-se afirmar que: a manifestação clássica é adenomegalia dolorosa.
F.
Com relação aos linfomas pode-se afirmar que: a classificação dos linfomas não Hodgkin atualmente utilizada é a REAL e requer imunofenotipagem.
F.
Com relação aos linfomas pode-se afirmar que: os linfonodos não Hodgkin de baixo grau costumam ter curso arrastado com pobre chance de cura.
F.
Com relação aos linfomas pode-se afirmar que: costumam formar massas fusionadas de gânglios com aspecto de “carne-de-peixe”.
V.
Com relação ao exame dos linfonodos pode-se afirmar que: o linfoma macroscopicamente leva a extensão extranodal com fusionamento e aspecto de “carne de peixe”
V.
Com relação ao exame dos linfonodos pode-se afirmar que: citologia aspirativa pode auxiliar na detecção de patologia inflamatória ou metástases de malignidade já diagnosticada.
V.
Com relação ao exame dos linfonodos pode-se afirmar que: o tecido tem suscetibilidade a artefatos tipo autólise e esmagamento.
V.
Com relação ao exame dos linfonodos pode-se afirmar que: a biópsia por agulha deve ser realizada quando, na suspeita de linfoma, falta condições cirúrgicas ou os linfonodos estão em compartimentos profundos de difícil acesso.
V.
Com relação aos linfomas pode-se afirmar que: as células malignas do linfoma de Hodgkin são as células de Reed-Sternberg e suas variantes.
V.
Com relação aos linfomas pode-se afirmar que: o linfoma não-Hodgkin tem característico infiltrado de células reacionais não neoplásicas.
F; é característico do LH.
Com relação aos linfomas pode-se afirmar que: os linfomas não-Hodgkin indolentes têm frequente leucemização e ocorrência típica em idosos.
V.
Com relação aos linfomas pode-se afirmar que: o linfoma de Hodgkin tipo esclerose nodular é o mais agressivo se não
adequadamente tratado.
F; o tipo esclerose nodular tem prognóstico excelente; o mais agressivo é o tipo depleção linfocitária.
Com relação às doenças do linfonodo é verdadeiro: o linfoma de Hodgkin é acompanhado de população de células não neoplásicas.
V.
Com relação às doenças do linfonodo é verdadeiro: sintomas “B” são febre vespertina, sudorese e perda de peso sem causa aparente.
V.
Com relação às doenças do linfonodo é verdadeiro: linfoma de Hodgkin tipo esclerose nodular é a variante mais comum e é característica a célula lacunar.
V.
Com relação às doenças do linfonodo é verdadeiro: a hiperplasia folicular é típica da AIDS.
V.
Com relação aos linfomas de Hodgkin é verdadeiro: as células neoplásicas são acompanhadas de células reacionais que representam a maior celularidade.
V.
Com relação aos linfomas de Hodgkin é verdadeiro: típico o padrão disseminação por contiguidade e o acometimento do TGI.
F; não há comprometimento extra-nodal.
Com relação aos linfomas de Hodgkin é verdadeiro: a variante predominância linfocitária é a mais frequente.
F; é a esclerose nodular.
Com relação aos linfomas de Hodgkin é verdadeiro: a célula de Hodgkin que tem aspecto em ‘‘olho de coruja’’ é característico.
F.
Folículos aumentados, de diferentes tamanhos, mantendo sua arquitetura preservada (padrão bifásico; área clara e área escura). Não sofrem fusionamento. Qual o padrão de resposta?
Padrão folicular (zona B).