ANEMIAS CARENCIAIS Flashcards
O que é anemia?
É a redução significativa do volume de eritrócitos (ou hemácias) no corpo.
O que são eritrócitos e qual é sua função principal?
Eritrócitos são células anucleadas que contêm hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio e gás carbônico. Eles são produzidos na medula óssea e, após passar por estágios de maturação, vivem em média 120 dias na circulação.
Como ocorre a produção dos eritrócitos?
A produção de eritrócitos, chamada eritropoiese, ocorre na medula óssea. Os eritrócitos passam por estágios de amadurecimento, sendo liberados na circulação como reticulócitos (sem núcleo, mas com restos de RNA), que se transformam rapidamente em eritrócitos maduros no sangue periférico
Como a hemoglobina muda ao longo da vida?
Na vida fetal, predomina a hemoglobina fetal (HbF). Após o nascimento, HbF é substituída pela hemoglobina adulta (HbA). Na vida adulta, cerca de 95% da hemoglobina é do tipo HbA1, composta por 2 cadeias alfa e 2 cadeias beta.
O que é hemoglobina e qual sua estrutura?
A hemoglobina é uma proteína formada por 4 cadeias polipeptídicas (2 cadeias alfa e 2 não alfa, que podem ser beta, delta ou gama) e cada cadeia é ligada ao heme, que contém ferro. Ela transporta oxigênio e gás carbônico no sangue.
Quais são os principais sinais e sintomas da anemia?
Os sintomas incluem cansaço (fadiga), palpitações, alotriofagia (desejo de consumir substâncias não alimentares, como terra, por deficiência de ferro), palidez cutânea e de mucosas, taquicardia e sopro sistólico.
Como é classificada a anemia segundo o volume corpuscular médio (VCM)?
As anemias são classificadas como:
Microcíticas: VCM abaixo do valor normal
Macrocíticas: VCM acima do valor esperado
Normocíticas: VCM dentro dos valores normais
O que são anemias microcíticas e hipocrômicas?
São anemias caracterizadas por eritrócitos pequenos (microcíticos) e com baixa concentração de hemoglobina (hipocrômicos), causadas por diminuição na síntese de heme ou globina. Ex: anemia ferropriva
O que é anemia ferropriva?
É uma anemia causada pela deficiência de ferro, essencial para a síntese de hemoglobina. A anemia ferropriva resulta em eritrócitos pequenos e pálidos devido à falta de ferro disponível para sua produção.
Como o ferro é utilizado no corpo e qual é sua principal fonte?
A maior parte do ferro é usada na síntese de hemoglobina nos eritrócitos. Esse ferro é reciclado por macrófagos que fagocitam eritrócitos envelhecidos, enquanto a absorção de ferro pelo intestino é limitada a 1-2 mg por dia.
Quais são os estágios da anemia ferropriva?
Depleção de ferro: diminuição dos depósitos de ferro (redução da ferritina sérica).
Deficiência de ferro: baixa de ferro sérico e saturação da transferrina, aumento da capacidade de ligação da transferrina.
Anemia ferropriva: redução significativa da hemoglobina e hematócrito, com sintomas clínicos evidentes.
Quais são os principais sintomas clínicos da anemia ferropriva?
Sintomas incluem fadiga, palidez, xerostomia (boca seca), glossite, estomatite angular e sinais neurológicos como irritabilidade e dificuldade de concentração. Também podem surgir unhas quebradiças (coiloníquia) e alotriofagia (ingestão de substâncias como terra e gelo).
Quais fatores de risco contribuem para o desenvolvimento da anemia ferropriva?
Diminuição da ingestão de ferro, perdas sanguíneas, e má absorção do ferro são os principais fatores de risco.
Como é feito o diagnóstico da anemia ferropriva?
O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais, incluindo hemograma, contagem de reticulócitos e análises de ferro sérico. A ferritina sérica baixa é um indicador confiável de deficiência de ferro, e o VCM e HCM estarão reduzidos, indicando anemia microcítica e hipocrômica.
Qual é o tratamento para anemia ferropriva?
A terapia inicial consiste em suplementação de ferro oral (sais ferrosos como sulfato ferroso ou fumarato) na dose de 60-200 mg de ferro elementar por dia. A suplementação deve continuar até que os níveis de ferritina se normalizem e a causa da deficiência seja tratada.