5 - 4.3.23. ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL Flashcards
ACORDO DE NAO PERSECUÇÃO PENAL( ANPP)- ART 28
Justiça negociada:➖transação penal- menor potencial ofensivo➖suspensão condicional do processo pena mínima não superior a 1 ano➖ANPPDIVERSÃO) - FAZ PARTE DA JUSTIÇA NEGOCIADA “ CAMINHO DIVERSO”- DIVERSÃO SIMPLES ARQUIVAMENTO OU EXTINÇÃO DA PERSECUÇÃO PENAL SEM IMPOR CONDIÇÃO AO INDICIADO ( NAO ADOTADA)-DIVERSÃO ENCOBERTA- EXTINGUE A PUNIBILIDADE CONDICIONADO A UM ATO. EX: COMPOSIÇÃO CIVIL DOS DANOS( LEI 9099)-DIVERSÃO COM INTERVENÇÃO- ANPP
Referência: Manual de Processo Penal (2023) - Coleção Dizer o Direito - Leonardo Barreto Moreira Alves Para consulta em pontos específicos de especial relevância: Manual de Processo Penal - Volume Único (2023) - Renato Brasileiro de Lima
💭 Orientação de estudo
Sobre o ANPP faça uma leitura atenta do art. 28-A, do CPP. Leia ao menos 2 vezes, se atentando aos requisitos. Atenção a natureza jurídica do ANPP, bem como quem pode celebrá-lo. Estude a jurisprudência, especialmente relativa a aplicação retroativa e recursos.
N É ALTA INCIDENCIA
Quem propõe o ANPP?
O ministério público!IP➡️ encaminha ➡️MP :- oferecer denúncia-arquivamento - novas diligências -anpp➖
atribuição para o oferecimento do acordo➡️MP
➖competência para homologação ➡️poder judiciário ( juiz das garantias - ART 3b,xvII)
➖competência para execução de acordo➡️ juiz da execução
⚠️mas não impõe pena!!!
➖origem no Brasil➡️ resolução n 181/ 2017 do cnmp
➖momento ( limite temporal) ➡️ antes do oferecimento da denúncia
⚠️ Pacote anticrime ratificou o ANPP
➖ Assistido pela➡️ defesa técnica
Requisitos para ANPP:
1️⃣ confissão formal e circunstâncias da prática do delito2️⃣infração penal sem violência ou grave ameaça3️⃣ Pena mínima inferior a 4 anos ⚠️ Para aferição da pena mínima cominada ao delito, serão consideradas as causas de aumento e diminuição aplicáveis ao caso 4️⃣ Não ser caso de arquivamento
Condições que podem ser propostas pelo MP no âmbito do acordo de não persecução penal? (5)( cumulativa ou alternativamente)- rol exemplificativo:
Rei
Rude
Pegou
Pau no
Cú
.
Reparar
Bens
da Comunidade
e Pagar
Condição
1️⃣Reparar o dano ou restituir a coisa à vítima, exceto na impossibilidade de fazê-lo;
2️⃣Renunciar voluntariamente a bens e direitos indicados pelo Ministério Público como instrumentos, produto ou proveito do crime;
3️⃣Prestar serviço à comunidade ou a entidades públicas por período correspondente à pena mínima cominada ao delito diminuída de um a dois terços, em local a ser indicado pelo juízo da execução;
4️⃣ Pagar prestação pecuniária a entidade pública ou de interesse social, a ser indicada pelo juízo da execução, que tenha, preferencialmente, como função proteger bens jurídicos iguais ou semelhantes aos aparentemente lesados pelo delito;
5️⃣ Cumprir, por prazo determinado, outra condição indicada pelo Ministério Público, desde que proporcional e compatível com a infração penal imputada.
Situações que não cabe o ANPP, ainda que satisfeitos os requisitos? (4)
1️⃣ se for cabível transação penal de competência dos juízes especiais criminais ,nos termos da lei
2️⃣se o investigado for reincidente ou
3️⃣ se houver elementos probatórios que indiquem conduta criminal habitual reiterada ou profissional, exceto se insignificante ( pequeno grau lesivo)
as infrações penais pretéritas I - se o investigado for reincidente ou se houver elementos probatórios que indiquem conduta criminal habitual, reiterada ou profissional, exceto se insignificantes as infrações penais pretéritas;Se entendidas no sentido do princípio da insignificância, nem crime haveria, uma vez que exclui a tipicidade material
⚠️⚠️⚠️Renato Brasileiro (p. 281) entende como “(…) seu sentido vulgar, possivelmente se referindo às infrações de menor potencial ofensivo”.
⚠️⚠️⚠️Quanto à reincidência, o STJ entendeu que constitui fundamentação idônea para o não oferecimento de ANPP a existência de vários registros policiais e infracionais, embora o réu seja tecnicamente primário, bem como a utilização de posição de liderança religiosa para a prática de delito de violação sexual mediante fraude (5ª Turma. AgRg no RHC 166.837/MG. Info 750).
3️⃣ter sido o agente beneficiado nos 5 anos anteriores ao cometimento da infração , em acordo de ANPP, suspensão condicional do processo ou transação penal.
4️⃣nos crimes praticados no “ âmbito de violência doméstica ou familiar ou praticado contra a mulher por razões de condições do sexo feminino ,em favor do agressor.
Como ocorre o ANPP - ART 28 parágrafo 3
MP analisa➡️ investigado aceita o acordo ( assistido por defensor - formalizado ( escrito)➡️ juiz ( das garantias) designa audiência (parágrafo 4) para verificar voluntariamente e legalidade e adota uma das medidas:1️⃣homologar o acordo➡️ devolve autos ao MP para executar o acordo junto ao juízo da execução penal ( parágrafo 6)2️⃣Não homologa por considerar as condições abusivas , insuficientes ou inadequadas ➡️ devolve os autos ao MP para que seja formulada nova proposta ( parágrafo 5)3️⃣recusar homologação à proposta que não preenche os requisitos legais ➡️ MP requisita novas investigações ou oferece a denúncia ➖ Vítima será intimada da homologação do acordo e de seu descumprimento ➖ Descumpridas quaisquer condições o MP deverá comunicar ao juízo , para fins de sua rescisão e posterior oferecimento da denúncia ⚠️ Súmula vinculante 35- a homologação da transação penal prevista no ART 76…- o mesmo segue para o ANPP( não fazendo coisa julgada material , descumprida as cláusulas , volta à situação anterior.
Como inicia o ANPP - ART 28 parágrafo 3 (3)
MP …..
Investigado …..
Juiz das garantias ….
MP analisa➡️
investigado aceita o acordo ( assistido por defensor - formalizado ( escrito)➡️
juiz ( das garantias) designa audiência (parágrafo 4) para verificar voluntariedade e legalidade e adota uma das medidas:
juiz ( das garantias) designa audiência (parágrafo 4) para verificar voluntariedade e legalidade e adota uma das medidas:
3 medidas
1️⃣homologar o acordo
2️⃣Não homologa e pede seja reformulado
3️⃣Não homologa e pede a denúncia
Homologado o acordo ➡️ devolve autos ao MP para
executar o acordo junto ao juízo da execução penal ( parágrafo 6)
2️⃣Não homologa o ANPP por considerar as condições abusivas , insuficientes ou inadequadas
➡️ devolve os autos ao MP para
( parágrafo 5) com concordância do:
que seja REformulada nova proposta
( parágrafo 5) com concordância do investigado e seu defensor.
➖ Descumpridas quaisquer condições o MP deverá
⚫️comunicar ao juízo
⚫️para juízo realizar sua rescisão
⚫️posterior oferecimento da denúncia
ANPP faz/não faz coisa julgada material, e por isso descumprida as cláusulas ↩️ volta à situação anterior.
❌faz coisa julgada material,
⚠️ Súmula vinculante 35 - O mesmo entendimento aplica para o ANPP.
A homologação da transação penal prevista no artigo 76 da Lei 9.099/1995 não faz coisa julgada material e, descumpridas suas cláusulas, retoma-se a situação anterior, possibilitando-se ao Ministério Público a continuidade da persecução penal mediante oferecimento de denúncia ou requisição de inquérito policial.
Descumprido o acordo a vítima será?
Intimada de seu descumprimento
a vítima será intimada da homologação do acordo
verdadeiro
Causas impeditiva da prescrição em relação ao ANPP
Antes de ………….., a prescrição não ocorre:
➖enquanto não ……….:
Antes de passar em julgado a sentença final , a prescrição não ocorre:
➖enquanto não cumprido ou não rescindido acordo de não persecução penal.
descumprimento do ANPP pode justificar o não oferecimento de suspensão condicional do processo
v
celebração do acordo do ANPP constarão na certidão de antecedentes
v ou f
falso
- cumprido o acordo: extinta a
punibilidade