ZOI Flashcards
Em relação à investigação entomológica, deve-se capturar os mosquitos durante pelo menos 3 dias consecutivos, das 9 às 16h, para produzir amostra representativa da fauna potencialmente vetora do local (coleta direcionada para as espécies com implicação na epidemiologia da febre amarela) e suficientemente grande, aumentando as possibilidades de detecção viral. A captura deverá almejar mosquitos adultos, os quais deverão ser coletados com puçá entomológico e aparelho de sucção oral (com ou sem reservatório).
V
FEBRE AMARELA
I-“Pessoas a partir de 9 (nove) meses a 59 anos de idade: Administrar _________ Volume da Dose e Via de Administração: 0,5 mL, via subcutânea”.
Indicada para residentes das áreas com recomendação para vacinação (ACRV) e viajantes que irão se deslocar para estas áreas. As ACRV são todos os estados das regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste; estados do Maranhão e Bahia; alguns municípios dos estados do Piauí; Município de Canindé de São Francisco no estado de Sergipe e o Município de Delmiro Gouveia no estado de Alagoas.
Municípios das Áreas sem Recomendação para vacinação (ASRV) - Demais municípios da Região Nordeste Indicada para residentes nas áreas sem recomendação para vacinação (ASRV), que irão se deslocar para as áreas com recomendação para vacinação (ACRV), ou para outros países endêmicos. Ressalta-se que a pessoa deverá receber a vacina, pelo menos, dez dias antes da viagem. Esse prazo não se aplica no caso da revacinação.
Viajantes internacionais que irão se deslocar para países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP): De acordo com o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), a partir de abril de 2017, passou a ser exigida uma dose única da vacina febre amarela, válida para toda vida. Reforça-se que não havendo contraindicação para vacinação, o viajante deverá receber a vacina, pelo menos, dez dias antes da viagem.
Povos indígenas: Indicada para todos os povos indígenas, a partir de 9 (nove) meses de vida a 59 anos de idade, independente da Área com Recomendação para Vacinação (ACRV)”.
“Estrangeiros que irão visitar o Brasil: No Brasil não é exigido o CIVP para entrada de estrangeiros no país, no entanto recomenda-se _____________, bem como atualização da situação vacinal. É recomendado que o viajante siga as orientações do calendário de vacinação do pais de origem ou residência, previamente a chegada ao Brasil”.
1 (uma) dose única.
a vacinação contra a febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem
PERIODO DE INCUBAÇÃO LEISHMANIOSE
“Período de incubação
No homem, é de dez dias a 24 meses, com média entre dois e seis meses, e, no cão, varia de três meses a vários anos, com média de três a sete meses.”
MORMO
Amostras de conteúdo nodular são cultivadas em _____________. Podem ser submetidas a exame para bastonete gram-negativo e à imunofluorescência
B.
Todos os isolados suspeitos devem ser enviados a um laboratório de referência qualificado. É importante a diferenciação de _______________
C.
Sorologicamente, o mormo é diagnosticado por meio de teste de fixação de complemento, empregando-se __________ como antígenos
D.
Testes com base na reação em cadeia de polimerase apresentam alta sensibilidade para detecção da doença; no entanto, dada a _____________ de B. pseudomallei, a diferenciação entre B. mallei e B. pseudomallei, utilizando técnicas baseadas no DNA, é complexa
ágar-sangue ou ágar glicerol
B. pseudomallei
extratos bacterianos AQUOSOS
alta variabilidade genética
A lista de diagnóstico diferencial de mormo, em equinos, incluem-se garrotilho (Streptococcus equi), linfangite epizoótica (Histoplasma farciminosum), esporotricose (Sporothrix schenckii), linfangite ulcerativa (Corynebacterium pseudotuberculosis) e melioidose (B. pseudomallei)
V
A confirmação laboratorial da doença causada pelo C. perfringens se dá pela demonstração do micro-organism em ______________de alimentos ou fezes de pacientes, se possível associada à genotipagem por Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) para detecção do gene ________, responsável pela codificação da enterotoxina.
cultura semiquantitativa anaeróbica
cpe
A fase _________ da leptospirose tende a ser autolimitada e regride entre 3 e 7 dias sem deixar sequelas. Costuma ser diagnosticada como uma “síndrome gripal”, “virose” ou outras doenças que ocorrem na mesma época, como dengue ou influenza.
precoce
Os vetores da LV são dípteros da família ___________, subfamília Phlebotominae, são os transmissores das leishmanioses, gênero Lutzomyia, conhecidos popularmente como mosquito palha, tatuquira, birigui, entre outros, dependendo da localização geográfica
Psychodidae
Na área silvestre, os reservatórios são as raposas (_________________ e os marsupiais (__________)
Dusicyon vetulus e Cerdocyon thous)
Didelphis albiventris
Os protozoários tripanossomatídeos do gênero Leishmania são o agente etiológico da Leishmaniose ________. No Brasil, foram identificadas sete espécies, sendo seis do subgênero Viannia e uma do subgênero Leishmania
Visceral
LEPTOSPIROSE
“Convalescença e sequelas
Nesta fase, astenia e anemia podem ser observadas. A convalescença dura de 1 a 2 meses, período no qual podem persistir febre, cefaleia, mialgias e mal-estar geral por alguns dias. A icterícia desaparece lentamente, podendo durar por semanas.
Os níveis de anticorpos, detectados pelos testes sorológicos, diminuem progressivamente; em alguns casos, porém, os níveis de anticorpos permanecem elevados por vários meses. A eliminação de leptospiras pela urina (leptospirúria) pode continuar por _______________”.
uma semana até vários meses após o desaparecimento dos sintomas
depende
aglomerações
hospedeiros acidentais
LEISHMANIOSE VISCERAL
“Técnicas de diagnóstico em cães
São recomendadas duas técnicas diagnósticas sorológicas sequenciais para avaliação da prevalência e identificação dos cães infectados em inquéritos caninos amostrais ou censitários: o teste imunocromatográfico rápido (TR) e o ELISA.
VI ELI I RIFI
LEISHMANIOSE VISCERAL
O TR é indicado para a triagem de cães sorologicamente ________e o ELISA para a confirmação dos cães _____________. A triagem com o TR poderá ser realizada a partir de amostras de sangue total, soro ou plasma. Para exame confirmatório com ELISA, é indicada a utilização de amostra de soro sanguíneo, não sendo recomendado o uso de papel-filtro”.
negativos
sororreagentes ao TR
MORMO
_________, a forma cutânea se desenvolve pelo contato direto com lesões na pele.
Os cavalos com infecção __________são os que mantêm a doença em certa área geográfica e contribuem para sua disseminação.
A perpetuação da doença numa região __________ de circunstâncias relacionadas ao meio ambiente e ao hospedeiro, tais como clima, umidade, aglomeração populacional, sobrecarga de trabalho, estresse e deficiência alimentar, além daquelas inerentes a variação da susceptibilidade da espécie animal.
A doença assume maior importância nas situações em que existem ____________de equídeos. Nessas condições verifica-se um elevado índice de mortalidade e os poucos animais que sobrevivem passam por um longo período de convalescença, com frequente desenvolvimento do estado de portador.
Os humanos e os animais carnívoros são ___________
Raramente
crônica ou latente
B. MALLEI
No que concerne às propriedades bioquímicas, não produz indol, nem hemólise em ágar-sangue-de-cavalo, nem pigmentos em meios de cultura, líquidos ou sólidos, e _____nitrato.
reduz
O inquérito sorológico amostral, com fins de monitoramento, para leishmaniose visceral deve ser realizado nos locais em que ______________ forem detectados, mas onde não tenha sido confirmada a transmissão da LV humana ou canina, com a finalidade de verificar a ausência de enzootia. O inquérito poderá ser realizado em todo o município ou em parte dele, dependendo do seu tamanho e da distribuição do vetor.
Lu. longipalpis ou Lu. cruzi