INF Flashcards
B. microti: _____________
B. neotomae:___________
B. microti: ratos e camundongo do campo. MICRampo
B. neotomae: rato do deserto.
“Dentro do gênero Brucella, são descritas nove espécies independentes, cada uma com seu hospedeiro preferencial: Brucella abortus (bovinos e bubalinos), Brucella melitensis (caprinos e ovinos), Brucella suis (suínos), Brucella ovis (ovinos), Brucella canis (cães), Brucella neotomae (rato do deserto), B. pinnipediae (mamíferos aquáticos - focas, leões marinhos, morsas), B. ceti (Cetáceos - golfinhos, botos, baleias) e B. microti (ratos, camundongo do campo).
As três espécies principais, também denominadas clássicas, são subdivididas em biovariedades ou biovares: B. abortus – _______; B. melitensis – __________; B. suis – __________
7 biovares
3 biovares
5 biovares”.
L A Me Su - 735
Brucella A porta de entrada mais importante é o trato digestivo, sendo que a infecção se inicia quando um animal suscetível ingere água e alimentos contaminados ou pelo hábito de lamber as crias recém-nascidas. Uma vaca pode adquirir a doença apenas por cheirar fetos abortados, pois a bactéria também pode entrar pelas mucosas do nariz e dos olhos. A transmissão pelo coito parece não ser de grande importância entre bovinos e bubalinos.
v
“Os vírus APMV-1 foram classificados em três ou mais cepas baseados na sua virulência em galinhas. Cepas lentogênicas são as menos virulentas, cepas mesogênicas são moderadamente virulentas e as cepas velogênicas são as mais virulentas. A maioria das cepas agrupa-se nos dois extremos de virulência, sendo lentogênicas ou velogênicas. Alguns autores também identificaram um grupo “entérico assintomático”, enquanto que outros consideram esses como vírus lentogênicos”.
v
Newcastle
“Vírus velogênicos podem ser subdivididos em dois grupos: cepas que causam uma forma _________, tipicamente associada com sinais respiratórios e neurológicos e cepas que causam uma forma ___________ com lesões intestinais hemorrágicas. Entretanto essas duas apresentações clínicas não são necessariamente divididas com nitidez, podendo se sobrepor”.
neurotrópica
viscerotrópica
“A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) definiu a doença de Newcastle como uma infecção causada por vírus APMV-1 altamente virulentos – isolados que possuem um índice de ________ de pelo menos 0,7 em pintainhos de 1 dia de idade ou sequências de aminoácidos na proteína viral de fusão (F) que se assemelham àquelas observadas em vírus altamente virulentos isolados anteriormen
patogenicidade intracerebral (IPIC)
Os vírus da doença de Newcastle podem infectar humanos, embora pareça ocorrer somente após exposição a concentrações particularmente altas do vírus.
O APMV-1 pode ser transmitido por inalação ou ingestão e as aves secretam o vírus nas fezes e secreções respiratórias”.
v
“Os paramyxovirus aviários pertencem ao gênero _________Avulavirus e família Paramyxoviridae. Doze sorotipos destes vírus (APMV-1 a AMPV-12) foram identificados em aves. Os vírus que causam a doença de Newcastle pertencem aos Paramyxovirus Aviário tipo 1 (APMV-1) e também são chamados de vírus da Doença de Newcastle (NDV). Cepas de APMV-1 mantidas em Columbiformes (pombos) possuem algumas diferenças antigênicas dos outros isolados e são frequentemente chamados de paramyxovirus dos pombos tipo 1 (PPMV-1)”.
Avulavirus e família Paramyxoviridae
O diagnóstico da tuberculose bovina pode ser efetuado por métodos diretos e indiretos. Os diretos envolvem a detecção e identificação do agente etiológico no material biológico. Os indiretos pesquisam uma resposta imunológica do hospedeiro ao agente etiológico, que pode ser humoral (produção de anticorpos circulantes) ou celular (mediada por linfócitos e macrófagos)”.
v
“O teste da prega caudal é o método de execução mais simples e prático e, portanto, quando há necessidade da realização de um teste de triagem, é a escolha natural. É importante lembrar que, pela legislação, esse teste é admitido para utilização de rotina, ____________ em estabelecimentos de criação especializados na pecuária de corte”.
exclusivamente
“Considera-se que a sensibilidade do teste cervical simples é ________ do que a do teste da prega da cauda. Além disso, é menos subjetivo, pois o resultado advém da tomada de medidas com o cutímetro”.
maior
Febre aftosa
“Ovinos e caprinos
As lesões são _________ pronunciadas. Nas patas podem passar __________. Pode haver lesões nas almofadas dentárias dos ovinos. A agalaxia é característica em ovinos e caprinos leiteiros. Morte de animais jovens.
Suínos
Podem desenvolver __________ nas patas, sobretudo quando se encontram em locais abrasivos. É frequente uma _______mortalidade de leitões.
Lesões
- Vesículas na língua, almofadas dentárias, gengivas, porção interior da boca, palatos, lábios, orifícios das narinas, focinho, bandas coronárias, tetos, úbere, focinho e espaços interdigitais.
- Lesões post-mortem nos pilares do rúmen, no miocárdio, particularmente nos animais jovens (coração “tigrado”)”.
menos
despercebidas
graves lesões
alta
Os vírions apresentam a forma característica da família, que lembra um projétil de revólver, com cerca de 75 nm de diâmetro e comprimento entre 100 e 300 nm. A partícula apresenta-se como um denso cilindro formado pelo genoma viral, cadeia de _____________, disposto em formato de mola e envolto em uma proteína denominada nucleoproteína (N). Este conjunto forma, junto com moléculas de outras três proteínas estruturais (P, M e L), o nucleocapsídeo, que apresenta simetria helicoidal. O nucleocapsídeo, por sua vez, é envolto em um __________, que deriva das membranas celulares. Nesse envelope, estão inseridos trímeros de moléculas da glicoproteína G, que atravessa o envelope e projeta suas espículas para a parte externa do vírion”.
RNA de fita simples
envelope
“A doença de Aujeszky resulta da infecção pelo herpesvírus suíno tipo I (SuHV-1), que também é conhecido informalmente por Vírus da Doença de Aujeszky (VDA) ou vírus da pseudoraiva. Esse vírus é membro do gênero _______________. É um vírus que contem __________glicoprotéico e seu material genético é o __________
Varicellovirus e da família Herpesviridae(subfamília Alphaherpesvirinae)
envelope
ácido desoxirribonucléico (DNA)”.
“O agente etiológico é uma bactéria diminuta, do tamanho de um vírus, como o da varíola, pertencente à família Micoplasmatales e classe Mollicutes (mollis = macio e cútis = pele), isto é, ___________. Por isso, os micoplasmas são ____________ às penicilinas ou outros antimicrobianos que têm na parede celular o seu mecanismo de ação”.
sem parede celular
resistentes