TUTORIA 03 Infecções congênitas geral Flashcards
A Síndrome da Rubéola Congênita é uma complicação da infecção pelo vírus da rubéola durante a gestação, principalmente no 1° trimestre, podendo comprometer o desenvolvimento do feto e causar abortamento, morte fetal ou anomalias congênitas. Sobre esta síndrome é correto afirmar:
(A)
O feto infectado produz apenas anticorpos e specíficos IgG para rubéola antes do nascimento. A presença desse anticorpo no feto é evidência de infecção congênita.
(B)
Tendo em vista a frequência e o aparecimento precoce de alterações ósseas, a avaliação radiológica de ossos longos apresenta grande importância diagnostica.
(C)
Caso sejam observados sinais clínicos com patíveis com a infecção treponêmica congênita, deve-se proceder a repetição dos exames sorológicos.
(D)
O tratamento efetivo se dá através de doses de penicilina G cristalina intramuscular, a cada 12 horas, por um período de uma semana a 10 dias consecutivos.
(E)
As principais manifestações clínica s no recém-nascido são: catarata , glaucoma, microftalmia, retinopatia, cardiopatia congênita, surdez, microcefalia e retardo mental.
Correta letra E
Sobre a “Síndrome da Rubéola Congênita (SRC)”, analise as afirmativas: I - É uma importante complicação da infecção pelo vírus da Rubéola durante a gestação, principalmente no último trimestre. II - Pode comprometer o desenvolvimento do feto e causar aborto, natimorto e anomalias congênitas. III - As manifestações clínicas podem ser transitórias, permanentes, ou tardias. IV - A vacina contra rubéola é a única medida preventiva e a mais segura.
Assinale:
(A)
Se todas as afirmativas estão corretas.
(B)
Se apenas as afirmativas I e II estão corretas.
(C)
Se apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
(D)
Se apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Correta letra C
Geralmente, as manifestações da sífilis congênita são mais leves que as da sífilis adquirida.
(A) Certo
(B) Errado
Correta letra B errado
O comprometimento ósseo na sífilis congênita ocorre especialmente nos ossos longos e costelas. Assinale a alternativa que apresenta características radiológicas da sífilis congênita: (A) Fraturas. (B) Osteocondrite, periostite e osteíte. (C) Calcificações e periostite. (D) Periostite e epicondilite.
Correta letra B
É um sinal tardio de sífilis congênita: (A) Bossa frontal. (B) Placas mucosas. (C) Condiloma plano. (D) Pênfigo palmo-plantar. (E) Rinite serossanguinolenta.
REsposta correta letra A
As manifestações de Sífilis Congênita tardia mais freqüentes, em ordem decrescente, são:
Bossa frontal de Parrot (fronte olímpica) (87%)
Mandíbula curva (84%)
Arco palatino elevado (76%)
Tríade de Hutchinson (75%)
Dentes de Hutchinson
Ceratite intersticial
Lesão de VIII nervo
Nariz em sela (73%)
Molares em amora (65%)
Tíbia em sabre (4%)
A sífilis congênita é transmitida ao feto pela gestante infectada pelo A Trichomonas vaginalis. B Giardia lamblia C Plasmodium vivax. D Treponema pallidum. E Papiloma Vírus Humano.
REsposta correta D
A Sífilis Congênita é uma doença infectocontagiosa bacteriana, em que a infecção fetal se dá por via hematogênica, geralmente, a partir do 4° ao 5° mês de gestação. Para eliminação da Sífilis Congênita devem ser adotadas medidas de controle.
Assinale a alternativa que apresenta uma das medidas de controle desta doença.
(A)
Interrupção da cadeia de transmissão.
(B)
Prevenção e tratamento das incapacidades físicas.
(C)
Controle de comunicantes.
(D)
Quimioprofilaxia de todos os contatos domiciliares.
(E)
Isolamento entérico nos casos hospitalizados.
Resposta correta letra A
A sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema pallidum. Essa doença é transmitida de mãe para filho, resultando na sífilis congênita. Como medida de prevenção e controle da sífilis durante a gravidez, deve-se:
(A)
tratar as parcerias sexuais de casos de sífilis primária, secundária ou latente precoce, mesmo que apresentem testes sorológicos não reagentes.
(B)
realizar uma testagem para sífilis no 1º trimestre da gravidez ou na 1ª consulta, e outra, no início do 2º trimestre.
(C)
tratar a gestante com penicilina de acordo com a fase clínica da doença e finalizar o tratamento em até 60 dias antes do parto.
(D)
vacinar a gestante contra hepatite C, de acordo com o calendário de vacinação do PNI do Ministério da Saúde.
Questão correta letra A
“No ano passado, 554 casos de sífilis congênita foram notificados em Santa Catarina, um crescimento de 13,5% em relação aos 488 novos casos registrados em 2015. Destes, foram notificados 34 óbitos e 18 abortos. Essa realidade poderia ter sido minimizada, já que a criança nasce sem sífilis se houver o tratamento adequado da gestante infectada e do seu parceiro sexual. A maioria dos casos de sífilis congênita foi registrada na região da Grande Florianópolis (156), que também detém o maior número de notificações de sífilis em gestantes (286).”
(Disponível em: http://sc.gov.br/index.php/noticias/temas/saude/em-santa-catarina-554-bebes-foram-diagnosticados-com-sifilis-congenita Acesso: 25/09/2017).
Com relação à sífilis, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida exclusivamente por via sexual ou da mãe para o feto durante a gestação.
( ) Em virtude do aumento do número de notificações de óbitos infantis no Estado de Santa Catarina, uma das medidas de prevenção é a promoção de uma intensa campanha de vacinação contra a sífilis em gestantes.
( ) A sífilis pode afetar o sistema nervoso, causando problemas mentais, paralisia e cegueira.
( ) O uso correto de camisinha e realização de exames periódicos pela gestante são medidas de prevenção no combate a sífilis congênita.
( ) Lesão nos órgãos genitais, na pele e mucosas são manifestações clínicas da sífilis.
Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:
(A) V, F, V, V, V (B) F, V, F, F, V (C) V, F, V, F, F (D) F, V, F, V, F (E) F, F, V, V, V
Questão correta letra A
Em recém-nascido com toxoplasmose congênita, o esquema terapêutico mais indicado é:
(A)
clindamicina e prednisona.
(B)
sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico.
(C)
sulfametoxazol-trimetoprim, pirimetamina e ácido fólico.
(D)
sulfadiazina, pirimetamina e ácido fólico.
(E)
pirimetamina e ácido folínico.
Questão certa letra B
A toxoplasmose congênita é condição que pode trazer grave comprometimento clínico ao recém-nascido. Cerca de 40% das gestantes com toxoplasmose aguda transmitirão o Toxoplasma ao feto. O risco de ocorrência de infecção congênita aumenta significativamente conforme a idade gestacional em que a mulher é infectada, sendo estimado em 17% quando a infecção aguda ocorre no primeiro trimestre, 25% no segundo e 65% no terceiro trimestre. Na investigação da toxoplasmose gestacional, o teste que permite estimar o momento em que ocorreu a investigação aguda é o: (A) índice de avidez de IgM anti-toxoplasma. (B) detecção de IgG anti-toxoplasma. (C) índice de avidez de IgG anti-toxoplasma. (D) detecção de IgM anti-toxoplasma. (E) detecção do DNA do toxoplasma em líquido amniótico por PCR.
Questão correta letra C
Em relação à toxoplasmose é correto afirmar:
I. Os oocistos persistem viáveis no solo por 1 ano ou mais dependendo das condições de umidade e temperatura.
II. Populações de centros urbanos de países desenvolvidos e em desenvolvimento, apresentam índices de infecção que variam entre 5 a 20%.
III. A transmissão congênita é a grande responsável pela toxoplasmose ocular, apesar da manifestação ocorrer mais tardiamente.
IV. O teste de avidez de anticorpo IgG diagnóstico de toxoplasmose na gravidez, deve ser solicitado para a grávida que apresentar teste sorológico de anticorpo IgM positivo.
Está correto o que se afirma:
(A)
Apenas nas afirmativas I, III e IV.
(B)
Apenas nas afirmativas I, II e III.
(C)
Apenas nas afirmativas I e III.
(D)
Nas afirmativas I, II, III e IV.
Questão correta letra A
Um recém-nascido de 3 dias de vida, que nasceu de parto normal, APGAR 4/6 e que não tem sorologias no período gestacional, apresentou convulsão ainda no alojamento conjunto. Na triagem do ultrassom transfontanela, foram encontradas calcificações. Qual das doenças a seguir justificariam esses achados? (A) Sífilis congênita. (B) Paracoccidioidomicose micose. (C) Tuberculose congênita. (D) Herpes simples cerebral. E Toxoplasmose congênita.
Questão correta letra E
Um lactente com um mês de vida, cuja mãe não fez pré-natal, apresenta descamação, lesões eritematosas palmo-plantar, choro à manipulação dos membros e hepatoesplenomegalia. A principal hipótese diagnóstica é: (A) impetigo (B) varicela congênita. (C) sífilis congênita. (D) doença mão-pé-bôca. (E) citomegalovírus.
Correta letra C
Em relação ao citomegalovírus, pode-se afirmar que:
(A)
não se estabelece no hospedeiro em forma latente.
(B)
a infecção congênita é mais frequente que a perinatal.
(C)
a pasteurização ou congelamento do leite humano não reduz sua transmissão via leite materno.
(D)
é permitida a amamentação de recém-natos a termo por mães com infecção primária pelo citomegalovírus.
(E)
a surdez neurossensorial não faz parte das manifestações clínicas desta infecção.
Correta Letra D