Sustentabilidade e qualidade ambiental Flashcards
Ao celebrarem o Acordo de Paris, os governos dos países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima assumiram o compromisso de
agir para manter o aumento da temperatura média mundial abaixo dos 2 °C em relação aos níveis pré-industriais, envidando esforços para limitar esse aumento a 1,5 °C.
No Acordo de Paris, os planos de diminuição da emissão de gases de efeito estufa de cada país são voluntários, isto é, cada país fixa a meta de redução de emissões que considera oportuna.
v
No Acordo de Paris, apenas os países desenvolvidos são obrigados a fazer reduções na emissão de gases de efeito estufa.
f
Apesar de o Acordo de Paris já estar em vigor, a China ainda não o ratificou devido às dificuldades que encontra em desativar usinas termoelétricas movidas a carvão.
f
O Acordo de Paris é um tratado global que estipula medidas de redução de emissão de dióxido de carbono com o propósito de enfrentar a ameaça da mudança do clima no planeta e reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes disso. Assinale a opção que apresenta o ano em que o Acordo de Paris foi celebrado e o ano em que as medidas firmadas nesse acordo começaram a ser cumpridas, respectivamente.
2015 e 2020
Determinado projeto de lei propõe que veículos elétricos ou híbridos sejam isentos do imposto sobre produtos industrializados (IPI), bem como que sejam reduzidas a zero as alíquotas do PIS/PASEP e da COFINS incidentes na venda de carros elétricos. Nessa situação, se aprovado o projeto de lei, a concessão de benefícios fiscais a veículos automotores que não emitem poluentes atmosféricos promoverá, segundo a teoria econômica da regulação, internalização de benefícios econômico-sociais decorrentes da diminuição da poluição atmosférica em centros urbanos, com reflexo na saúde pública da população e no custo privado da produção e comercialização desses veículos.
v
O Brasil vetou, em 2019, o projeto de lei que integralizava as metas da Agenda 2030 no plano plurianual da União.
v
O termo sustentabilidade tem sido substituído, em grandes corporações, pela sigla ESG, do inglês; a política proposta por Theodoro se enquadra no conceito de governança, representado pela letra G da referida sigla.
v
Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
v
Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030. Trata-se de um plano de ação de 2015 a 2030.
v
O Pacto Global não é um instrumento regulatório, um código de conduta obrigatório ou um fórum para policiar as políticas e práticas gerenciais. É uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.
v
sede do Pacto Global é
em Nova York
O conceito de sustentabilidade e responsabilidade social nas empresas recentemente ganhou uma nova denominação impulsionada pelo mercado financeiro, passando a ser referenciado pelo acrônimo ESG (do inglês, environmental, social, governance).
v
As mudanças climáticas têm estimulado a aproximação das diversas comunidades que compõem a sociedade das esferas de decisão política e econômica que envolvem o meio ambiente.
v
A norma que dispõe sobre sistemas de gestão ambiental é aplicável especificamente a organizações de médio e grande portes, de modo a que elas possam controlar ou influenciar o ciclo de vida do produto e, com isso, contribuir para o pilar ambiental da sustentabilidade.
v
O início dos estudos e das aplicações da economia ambiental data dos séculos XVIII e XIX, a partir da mudança tecnológica que permitiu o uso intensivo dos recursos naturais para a acumulação de capital.
O início dos estudos e das aplicações da economia ambiental data da segunda metade do século XX, a partir da mudança tecnológica que permitiu o uso intensivo dos recursos naturais para a acumulação de capital.
Os latossolos são solos de elevado uso agrícola, pois podem ser corrigidos com a adição de insumos minerais e têm propriedades físicas favoráveis, como boa a moderada permeabilidade, friabilidade e moderada retenção de água.
v
Os incêndios florestais e a queima de combustíveis fósseis são as principais fontes dos HPAs.
hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs),
v
A simples transformação dos pneus inservíveis em lascas de borracha não é considerada destinação final de pneus inservíveis.
v
Os fundamentos da economia clássica são diferentes da economia ambiental. A economia ambiental focaliza-se nos recursos naturais e ambientais de uma sociedade e examina o modo como as pessoas tomam deci- sões que podem levar à destruição ou a melhorias no meio ambiente. É importante distinguir entre economia positiva e economia normativa.
v
Os métodos diretos de investigação de áreas contaminadas compreendem a realização de sondagens, amostragens e testes para coleta das informações de interesse, como é o caso, por exemplo, dos métodos geofísicos de investigação, tais quais a eletrorresistividade, o eletromagnético, a sísmica e o radar de penetração do solo.
v
Como meio de assegurar a efetividade do direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, a Constituição Federal de 1988 determina prestações materiais e atuação legislativa pelos três entes federativos.
Em 1972, em Estocolmo, na Suécia, representantes de 113 países reuniram-se para debater questões relativas ao meio ambiente. Este encontro é considerado como a primeira mobilização em tomo desse tema.
v
Para a economia ambiental, o entrave para o crescimento econômico dado pelas questões ambientais deve ser superado pela maximização do valor monetário dos recursos ambientais.
v
A noção de desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades foi apresentada no Livro “Os Limites do Crescimento”, de 1972.
f
sustentabilidade, conceito surgido na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, ocorrida em Johanesburgo, em 2002, uniu a preocupação com os desenvolvimentos econômicos, ecológicos e sociais, passando a abranger os três componentes.
v
O Clube de Roma foi o primeiro esforço no sentido de iniciar um processo de conscientização da humanidade para o desenvolvimento sustentável.
v
O Clube de Roma publicou o relatório “Os Limites do Crescimento”, produzido a seu pedido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que apresentava uma simulação do que aconteceria ao planeta e à humanidade até o ano de 2100 caso continue a viver nos níveis de consumo atuais.
v