Sustentabilidade e qualidade ambiental Flashcards
Ao celebrarem o Acordo de Paris, os governos dos países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima assumiram o compromisso de
agir para manter o aumento da temperatura média mundial abaixo dos 2 °C em relação aos níveis pré-industriais, envidando esforços para limitar esse aumento a 1,5 °C.
No Acordo de Paris, os planos de diminuição da emissão de gases de efeito estufa de cada país são voluntários, isto é, cada país fixa a meta de redução de emissões que considera oportuna.
v
No Acordo de Paris, apenas os países desenvolvidos são obrigados a fazer reduções na emissão de gases de efeito estufa.
f
Apesar de o Acordo de Paris já estar em vigor, a China ainda não o ratificou devido às dificuldades que encontra em desativar usinas termoelétricas movidas a carvão.
f
O Acordo de Paris é um tratado global que estipula medidas de redução de emissão de dióxido de carbono com o propósito de enfrentar a ameaça da mudança do clima no planeta e reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes disso. Assinale a opção que apresenta o ano em que o Acordo de Paris foi celebrado e o ano em que as medidas firmadas nesse acordo começaram a ser cumpridas, respectivamente.
2015 e 2020
Determinado projeto de lei propõe que veículos elétricos ou híbridos sejam isentos do imposto sobre produtos industrializados (IPI), bem como que sejam reduzidas a zero as alíquotas do PIS/PASEP e da COFINS incidentes na venda de carros elétricos. Nessa situação, se aprovado o projeto de lei, a concessão de benefícios fiscais a veículos automotores que não emitem poluentes atmosféricos promoverá, segundo a teoria econômica da regulação, internalização de benefícios econômico-sociais decorrentes da diminuição da poluição atmosférica em centros urbanos, com reflexo na saúde pública da população e no custo privado da produção e comercialização desses veículos.
v
O Brasil vetou, em 2019, o projeto de lei que integralizava as metas da Agenda 2030 no plano plurianual da União.
v
O termo sustentabilidade tem sido substituído, em grandes corporações, pela sigla ESG, do inglês; a política proposta por Theodoro se enquadra no conceito de governança, representado pela letra G da referida sigla.
v
Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
v
Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030. Trata-se de um plano de ação de 2015 a 2030.
v
O Pacto Global não é um instrumento regulatório, um código de conduta obrigatório ou um fórum para policiar as políticas e práticas gerenciais. É uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.
v
sede do Pacto Global é
em Nova York
O conceito de sustentabilidade e responsabilidade social nas empresas recentemente ganhou uma nova denominação impulsionada pelo mercado financeiro, passando a ser referenciado pelo acrônimo ESG (do inglês, environmental, social, governance).
v
As mudanças climáticas têm estimulado a aproximação das diversas comunidades que compõem a sociedade das esferas de decisão política e econômica que envolvem o meio ambiente.
v
A norma que dispõe sobre sistemas de gestão ambiental é aplicável especificamente a organizações de médio e grande portes, de modo a que elas possam controlar ou influenciar o ciclo de vida do produto e, com isso, contribuir para o pilar ambiental da sustentabilidade.
v