Sustentabilidade Flashcards
A avaliação de danos ambientais exige a incorporação de critérios econômicos na administração dos recursos naturais. É possível estimar o valor financeiro de um recurso ambiental em relação a outros bens e serviços econômicos, utilizando técnicas de valoração ambiental. Qual é a opção que indica a denominação correta dos métodos capazes de teoricamente avaliar o valor da existência de um recurso natural?
Método da Valoração Contingente.
manter a floresta em pé é uma condição para que se atinjam as metas do Acordo de Paris (acordo do clima), que tem como principal objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento médio de temperatura global;
v
A preservação ambiental pressupõe áreas naturais e protegidas sem ocupação humana que devem permanecer intocadas pelo ser humano, podendo ser visitadas somente para pesquisa e com número restrito de visitantes.
v
A Agenda 21 é um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Assinale a alternativa que cita corretamente a conferência mundial sobre meio ambiente que resultou na sua assinatura.
Rio 92
os ecossistemas tendem à maturidade, ou à estabilidade, e ao atingi-la passam de um estado mais complexo para um menos complexo.
f
A principal unidade funcional de um ecossistema é sua população.
v
Os ecossistemas terrestres são mais influenciados por organismos e sujeitos a flutuações ambientais muito mais amplas do que os ecossistemas aquáticos.
v
A partir da “Declaração do Milênio” e da “Agenda 2030”, da Organização das Nações Unidas, foram divulgados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, dentre os quais consta a meta que objetiva “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” (ODS 5), mediante a garantia de “participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública” (ODS 5.5)
v
A Agenda 21 brasileira tem, na verdade, 6 eixos prioritários:
Gestão dos Recursos Naturais; Agricultura Sustentável; Cidades Sustentáveis; Infraestrutura e Integração Regional; Redução das Desigualdades Sociais; Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável.
A cidade precisa de recursos para manter sua população e seus processos produtivos. Muitas vezes esses processos acabam impactando o meio ambiente, por vezes consumindo recursos naturais não renováveis e emitindo resíduos que atuam poluindo o ar, a água e o solo. Esse metabolismo, em geral, costuma ser associado a cidades não sustentáveis, em que se observam os fluxos de entrada de recursos e saída de resíduos de uma forma linear. Atualmente, as cidades vêm procurando atuar de forma sustentável, ao diminuir os fluxos de entrada e os de saída, a fim de gerar ciclos internos na cidade.
v
O conceito econômico que faz parte do desenvolvimento sustentável em que as cidades empregam o fluxo de entrada e saída de forma circular é conhecido como:
fluxo autossustentável
A relação entre degradação ambiental e crescimento econômico é analisada através da:
Curva de Kuznets.
O Acordo de Paris está associado a qual Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)?
- Ação contra a Mudança Global do Clima
Objetivos: ODS
ODS
- Erradicação da pobreza
- Erradicação da fome
- Saúde e Bem-Estar
- Educação de qualidade
- Igualdade de gênero
- Água Potável e Saneamento
- Energia acessível e limpa
- Trabalho decente e crescimento econômico
- Inovação e infraestrutura
- Redução das desigualdades
- Cidades e comunidades sustentáveis
- Consumo e produção responsáveis
- Ação contra a Mudança Global do Clima
- Vida na Água
- Vida Terrestre
- Paz, Justiça e Instituições Eficazes
- Parcerias e Meios de Implementação
Para ser autorizado a produzir eletrodoméstico que gere ruído no seu funcionamento, o fabricante deve solicitar ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) a obtenção do selo ruído para toda sua linha de produção.
Art. 3o O fabricante de eletrodoméstico ou seu representante legal e importador deverão solicitar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA a obtenção do Selo Ruído para toda sua linha de fabricação, encaminhando, para tanto, a relação completa de seus modelos.