Qualidade da água +TAA Flashcards
Um sistema de tratamento de água para abastecimento público por ultrafiltração é constituído…
é constituído por um sistema de membranas porosas que apresenta eficiência para remover poluentes orgânicos.
A zona “na qual ocorre o processo de mistura do efluente com a água do corpo receptor.” é a zona de degradação.
v
Em determinadas épocas do ano, ocorre a estratificação térmica em rios e lagos devido a uma diferença entre a temperatura das camadas superficiais e a das profundezas, o que gera uma diferença de densidade entre as camadas.
f
em rios não
O tipo de condicionamento do lodo e as dosagens dependem fundamentalmente do estado em que o lodo é gerado, principalmente seu grau de mineralização, sendo que lodos pouco mineralizados são de desidratação mais difícil.
v
quanto mais minerais no lodo, mais fácil de desidratar.
v
Os fenóis são um grupo de compostos orgânicos caracterizado pela presença de uma hidroxila (OH) ligada a um carbono insaturado de um anel benzênico (núcleo aromático)
v
A hidrodinâmica de fluidos perfeitos considera a viscosidade do fluido.
f
O ressalto hidráulico ocorre quando o escoamento abruptamente muda de regime supercrítico para subcrítico.
v
O potencial zeta é uma propriedade relacionada à carga superficial de uma partícula em uma solução condutora e é frequentemente utilizado como um parâmetro de controle para otimizar a dosagem do coagulante no processo de coagulação.
v
Os medidores Parshall são medidores de regime crítico que, por meio de estrangulamento e ressaltos, estabelecem relação entre a vazão do fluxo e a lâmina d’água em uma seção vertical a montante.
v
A rede de distribuição de água para consumo humano deve ser operada sempre com pressão positiva em toda sua extensão;
V
Desestabilização com varredura:
varredura - é necessário alta dosagem de Al (>15 mg/L) com tempo de retenção longo (1-7 s) com formação de Al(OH)3 em pH 5,8-9,2. O AlOH)3 ao ser agitado atraí os colóides, formando flocos.
Desestabilização por neutralização ( ou adsorção)
há o menor consumo do coagulante (<2,0 mg/L), com baixo tempo de retenção pH 5,0-7,0. A adição de coagulante na água há a formação de espécies hidrolisadas de carga positiva que são adsorvidas nas superfícies de carga negativa, neutraliando o colóide, possibilitando a aproximação e a floculação.
Para uma determinada vazão e independente da forma do canal, a força específica é mínimo no regime crítico de escoamento.
v
Ressalto ondulado (1<Fr1<1,7) -
corresponde a uma simples ondulação, não é considerado ressalto, tem baixa perda de energia.
Ressalto fraco (1,7<Fr1<2,5)
- aparece separação das superfícies, característica ondular. Ainda não é considerado ressalto, Baixa perda de energia
Ressalto oscilante (2,5<Fr1<4,5)
-Ressalto bem desenvolvido só que oscilante, tendência de se deslocar para jusante
Ressalto estacionário (4,5<Fr1<9,0) -
Ressalto bem desenvolvido e fixo. Bom para bacias de dissipação. Grande a perda de energia (45 a 70%).
O uso do floco-decantador é indicado quando o escoamento é descontínuo e quando há variações significativas da vazão e da composição da água bruta.
f
O uso do floco-decantador é indicado quando o escoamento é contínuo e quando há variações significativas da vazão e da composição da água bruta.
Como os níveis de eficiência na remoção de matéria orgânica das fossas/tanques sépticos são baixos, tais mecanismos são, geralmente, complementados por sistemas de infiltração no solo. O sistema geralmente recomendado para ser utilizado quando há risco de contaminação do lençol freático é
a vala de filtração.
Sumidouro:
Poço seco escavado no chão e não impermeabilizado, que orienta a infiltração de água residuária no solo.
vala de infiltração:
Vala escavada no solo, destinada à depuração e disposição final do esgoto na subsuperfície do solo sob condição essencialmente aeróbia, contendo tubulação de distribuição e meios de filtração no seu interior
vala de filtração:
Vala escavada no solo, preenchida com meios filtrantes e provida de tubos de distribuição de esgoto e de coleta de efluente filtrado, destinada à remoção de poluentes através de ações físicas e biológicas sob condições essencialmente aeróbias.
É obrigatória a manutenção de um teor mínimo de cloro residual em todo o sistema público de distribuição de água (reservatórios, adutoras de água tratada e redes de distribuição). Contudo, inexiste limite máximo para o cloro residual na água distribuída, dada a necessidade de combater possíveis focos de contaminação ao longo da distribuição.
f
É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro
A água para abastecimento humano deve ser insípida e incolor e deve conter organoclorados.
f
não deve conter organoclorados
O terreno para implantação da ETA deve estar situado em local livre de enxurradas e acima da cota de máxima enchente, de modo que esta não comprometa a operação.
v