Drenagem Flashcards
A capacidade de vazão das sarjetas depende da sua forma, declividade e rugosidade.
v
Bacia de Retenção é construída a céu aberto, para não secar entre uma enxurrada e outra e reter água de modo permanente em parte de seu volume.
v
Bacia de detenção é destinada a amortecer os picos de escoamento superficial e liberar mais lentamente os volumes afluentes, ficando seca nas estiagens.
v
Bacia de detenção: Volume de água é devolvido ao sistema de forma…….
lenta.
Bacia de retenção: Volume de água não é devolvido ao sistema. O volume é reduzido por evaporação.
v
É necessário limpar frequentemente a bacia subterrânea ou enterrada , que deve possuir dispositivos para evitar a poluição e a entrada de sedimentos e lixo.
V
A bacia subterrânea ou enterrada é
um tipo de tanque estanque construído abaixo do solo, com paredes em concreto impermeável, permitindo o aproveitamento da superfície para outras finalidades, como uma praça, área verde gramada ou terreno de esporte.
As calhas não poderão ter profundidade menor que a metade da sua largura maior.
V
Para a drenagem de tabuleiros, a captação das águas pluviais deve situar-se, preferencialmente, fora da obra-de-arte especial, embora seja permitida a captação sobre o tabuleiro.
V
Na impossibilidade de situar-se fora da obra-de-arte especial a captação de águas
pluviais, a drenagem deverá ser resolvida pela adequada localização de elementos
de captação sobre o tabuleiro.
Nos estudos de drenagem urbana em bacias hidrográficas de médio porte, normalmente se utilizam técnicas baseadas na teoria do hidrograma unitário, não sendo recomendada a adoção do método racional nesses estudos.
V
A descarga admissível nas sarjetas em ruas deve ser calculada multiplicando-se a capacidade teórica por um fator de redução na declividade longitudinal.
V
Na drenagem urbana, o escoamento através de canais artificiais e de galerias ocorre a baixa velocidade e sobre planos, dependendo, sobretudo, da intensidade da chuva e da rugosidade e declividade da superfície.
f
Na drenagem urbana, o escoamento através de canais artificiais e de
galerias ocorre a “alta” velocidade e sobre planos, dependendo,
sobretudo, da intensidade da chuva e da rugosidade e declividade da
superfície.
Um elemento essencial à boa eficiência do sistema de drenagem urbana é a boca-de-lobo, cuja função é captar a água que escoa pela sarjeta.
v
A capacidade de esgotamento de uma boca de lobo, qualquer que seja o seu tipo, depende da altura da água no trecho da sarjeta imediatamente a montante, isto é, da capacidade de vazão da sarjeta.
v
A função do subsistema de drenagem pluvial é promover o adequado escoamento da água das chuvas, para assegurar o trânsito público e a proteção das edificações.
v
Tem como função promover o adequado escoamento da água das chuvas que caem nas
áreas urbanas, assegurando o trânsito público e a proteção das edificações, bem como evitando os efeitos das inundações.
Se a cota de lançamento dos excessos coletados pela rede de microdrenagem estiver abaixo da cota do nível de cheia da rede de macrodrenagem, será necessário prever-se armazenamento dos excessos, construir diques e comportas de proteção e dispor de sistema de bombeamento para a evacuação dos excessos acumulados, de forma a proteger o sistema para que o rio não invada a rede de drenagem.
v
Não é recomendável ruas paralelas e perpendiculares às curvas de níveis. Nas ruas paralelas temos um bloqueio dos ventos, e em relação às perpendiculares temos uma grande alteração na geometria.
v
Traçados para terrenos planos
> > > > Indicado traçado Geométrico
Traçados para terrenos acidentados
> > > > Indicado traçado que acompanhe as curvas
paralelo não há declividade para a água pluvial escoar, e perpendicularmente denpendendo da inclinação o tráfego é desconfortável, caro e inseguro.
as bocas-de-lobo, por situarem-se em área urbana, por razões de segurança, são capeadas por grelhas metálicas ou de concreto.
v
galerias são dispositivos destinados à condução dos deflúvios que se desenvolvem na plataforma rodoviária para os coletores de drenagem, através de canalizações subterrâneas, integrando o sistema de drenagem da rodovia ao sistema urbano.
v
bocas-de-lobo são dispositivos de captação, localizados aos bordos dos acostamentos ou meios-fios da malha viária urbana que, através de ramais, transferem os deflúvios para as galerias ou outros coletores.
v
o espaçamento entre dois poços de visita depende do diâmetro nominal da rede tubular projetada nesse trecho.
v
No projeto de drenagem urbana, os desenhos devem apresentar os seguintes itens, EXCETO:
Planilhas de cálculo.
A velocidade mínima, em m/s, permitida nas redes tubulares de drenagem urbana é
0,75.
A velocidade mínima nas tubulações deve ser de 0,6 m/s, e a máxima, de 3,5 m/s; estes limites referem-se às demandas máximas diárias no início e no final da etapa de execução da rede.
v