Biologia ambiental Flashcards
conceituamos Ecótono como:
região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas.
Para a coleta das amostras de sedimento e de biota bentônica marinhos, está entre as opções do pesquisador utilizar o(a)
amostrador em tubo, o delimitador Hess-Canton e o pegador Ponar
O fragmento de habitat é um problema ecológico proveniente de um desequilíbrio ambiental. Ele consiste na diminuição ou divisão de áreas contínuas de um ecossistema em áreas menores, devido ao desmatamento para a construção de uma estrada, pela expansão agrícola e urbana, ou ainda pela instalação de grandes empreendimentos como portos, usinas mineradoras, hidrelétricas.
v
Capacidade suporte:
É o número máximo de indivíduos que conseguem sobreviver com os recursos disponíveis.
Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do processo ecológico no qual ocorre uma alteração ambiental gradual, ordenada e progressiva pela colonização de novas espécies biológicas em um local desprovido de vida ou alterado por ações antrópicas ou eventos naturais.
v
A capacidade dos organismos de se adaptarem às condições ambientais nas regiões semiáridas é fundamental para a preservação da vida. Além de se adaptarem ao meio físico, os organismos também contribuem para a adaptação do ambiente geoquímico às suas necessidades biológicas através da sua ação combinada nos ecossistemas. Este processo está relacionado com:
hipótese de Gaia.
manguezal é o ecossistema litorâneo que ocorre em terrenos baixos, sujeitos à ação das marés, formado por vasas lodosas recentes ou arenosas e é considerado uma área de preservação permanente.
v
Os sistemas lóticos são considerados ecossistemas abertos por estarem em íntima relação com ambientes terrestres e heterotróficos, em razão dos grandes aportes de matéria e de energia.
v
Invasoras Normalmente possuem altas taxas de fecundidade.
v
Invasoras
Contribuem para a homogeneização de habitats e comunidades.
v
Toxoplasmose
doença causada por um protozoário presente em água ou alimentos contaminados por fezes de seu hospedeiro, que pode ser assintomática ou causar dor muscular, febre e dor de cabeça, que podem durar semanas.
Algumas substâncias sintéticas são chamadas de poluentes orgânicos persistentes (POPs). Atualmente eles foram banidos ou restringidos devido aos potenciais danos ao meio ambiente. Eles se caracterizam por serem:
produtos químicos artificiais resistentes no ambiente com estrutura molecular baseada no carbono.
Atividades antrópicas que alteram o meio ambiente, associadas à ausência ou inadequação de saneamento, podem levar ao aumento da incidência de doenças e à redução da expectativa e da qualidade de vida da população humana. Referente às doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado transmitidas por um inseto como vetor, assinale a alternativa correta.
Dengue, Febre Amarela e Leishmaniose
Zona tampão ou zona de amortecimento
refere-se às áreas adjacentes à área restaurada visando o amortecimento dos impactos
O modelo de sucessão de facilitação parte do princípio de que as espécies pioneiras da sucessão possam alterar as condições em um habitat favorecendo a entrada ou desenvolvimento de novas espécies
v
As sucessões primárias são aquelas que ocorrem em locais previamente desocupados, habitats recém-formados como dunas de areia, campos de lava, rochas erodidas ou geleiras recuadas
v
Biocenose
é o conjunto de seres vivos que se condicionam mutuamente e se mantêm em estado dinâmico, interagindo com vários fatores biológicos, climáticos e edáficos.
Espécies cosmopolitas
são espécies que se encontram distribuídas em pelo menos 2/3 da superfície terrestre e estão presentes em todos os continentes com exceção da Antártida. São as espécies com ampla distribuição geográfica, geralmente abrangendo mais de um ecossistema e continente. Em geral, apresentam ampla capacidade de tolerância a diferentes fatores ambientais, tais como as variações de clima, de solo, de nutrientes ou tipos de alimentos.
Espécies vicariantes
são aquelas espécies afins em substituição umas às outras em territórios vizinhos nos nichos ecológicos. Isto implica que as espécies sejam alopátricas, ou seja, não ocupando a mesma área geográfica. Espécies ocupando a mesma área geográfica são simpátricas. Denomina-se efeito vicariante, o processo que divide a área geográfica de uma população, em partes descontínuas, devido a formação de uma barreira física. Exemplo: surgimento de cordilheiras.
Os indicadores ecológicos constituem em uma ferramenta para monitoramento de ecossistemas naturais ou para avaliar ecossistemas em restauração. Bons indicadores ecológicos devem atender aos requisitos fundamentais para qualquer indicador, como facilidade de medição, clareza e modificação possível ao longo do processo.
v
As áreas em florestas tropicais com excepcional concentração de espécies e níveis de endemismos sob excepcional grau de ameaça, estratégicas para direcionar as ações de conservação da biodiversidade ante o processo de extinção em massa em curso, são denominadas:
Hotspots.