Geologia ambiental Flashcards
Os indicadores geológico-geotécnicos são quantificáveis e traduzem o estágio de degradação.
v
Os indicadores geológico-geotécnicos não permitem dimensionar os esforços (técnicos e econômicos) aplicados num trabalho de recuperação.
f
Exemplos de indicadores geológico-geotécnicos são: feições erosivas de pequeno e grande porte; feições de movimentação de massa; posicionamento do nível freático; dimensão do assoreamento; alcance da poluição do solo; grau de compactação; umidade do solo e variações no ph da água.
v
Em um meio aquoso, onde ocorre lançamento de esgoto, foi encontrado na amostra íon amônio (NH4+), após análise laboratorial. A presença desse íon no meio aquoso serve como indicador nesses locais
que apresentam elevada carga orgânica, onde sua forma reduzida é encontrada em condições de anaerobiose.
Muitas rochas sofrem intemperismo químico, que é uma alteração na rocha quando há o seu contato com diversas soluções aquosas. Um exemplo é o ferro presente em algumas rochas, que reduz sua forma 2+ para 3+ e, a olho nu, pode-se perceber essa alteração química pela mudança da cor para vermelho. Trata-se de um tipo de intemperismo químico conhecido por:
Oxidação.
Na geofísica aplicada os métodos elétricos são considerados os mais versáteis, sendo extensamente aplicados em prospecção mineral, prospecção de águas subterrâneas, estudos de geologia de engenharia e estudos ambientais.
Em relação aos métodos elétricos, assinale a afirmativa correta.
Compreendem o método da resistividade, o método da Polarização Induzida (IP), o método do Potencial Espontâneo (SP) e os métodos Eletromagnéticos.
Um indicador de poluição difusa de água subterrânea é o nitrato. Sua origem está relacionada a atividades agrícolas e esgotos sanitários
v
O aquífero confinado é caracterizado por formações geológicas permeáveis, limitadas acima e abaixo por material geológico impermeável e que estão sob pressão superiores à atmosférica.
v
Quanto mais alta a elevação do nível de água acima de um datum, mais alta é a superfície potenciométrica.
v
Trabalhos recentes (Cartier, 2020; Raza et al., 2022) sugerem a estocagem do CO2 em basaltos como uma forma segura e a longo prazo.
v
Nesse contexto, assinale a opção que indica a forma mineral mais estável para estocar CO2 num sistema fechado.
Carbonato – calcita.
Evento geológico: trata-se de fenômenos naturais cujos efeitos não ocasionaram perdas de vidas humanas ou econômicas, como, por exemplo, terremotos de grande intensidade em áreas desertas.
v
A caracterização de risco mais genérica e utilizada pela maioria dos autores é representada por: R = P x C; onde R = Risco; P = Probabilidade de ocorrência do processo; C + Consequência social e econômica potencial associada.
v
Perigo geológico: caracteriza uma situação de potencial ameaça a pessoas e bens materiais e econômicos por um evento geológico, sem, entretanto, dimensionar tais perdas.
v
Minerações de chumbo e zinco contaminam o solo, visto que possuem grande concentração de arsênio em seus rejeitos.
v
Provocam alterações no fluxo e reservas da água subterrânea em minerações de metais
v
Sulfetos metálicos (pirita, calcopirita, galena) oxidam-se por reações com águas circulantes, formando ácido sulfúrico, causando drenagens ácidas e intensa mobilização de metais
v
A exploração de agregados para construção civil acarreta destruição da mata ciliar (extração de areias), vibrações, ruídos, emissão de particulados, transporte, conflitos com uso e ocupação do solo.
v
Condição com potencial para causar perdas e danos.
Perigo
No âmbito das geociências, pode ser sintetizado como a predisposição ou propensão dos terrenos ao desenvolvimento de um fenômeno ou processo do meio físico, podendo ser expressa segundo classes de probabilidade de ocorrência. Não indica frequência de ocorrência.
Suscetibilidade
Durante a operação normal dos poços, a água sofre alterações de pH, temperatura e pressão, no momento que entra nos poços, e essas alterações geram corrosão e/ou precipitações dos elementos presentes na água, com variações de intensidade que dependem da composição hidroquímica da água.
v
A maioria das incrustações observadas em poços tubulares deriva da precipitação de carbonatos de cálcio e magnésio, a partir da desestabilização dos íons bicarbonato, originados através da combinação de dióxido de carbono com cálcio e magnésio, que estavam presentes na formação.
v
Os principais movimentos de massa de sedimentos inconsolidados são
escorregamento, fluxo de detritos e fluxo de lama.
O método de eletrorresistividade consiste na determinação da resistência que um determinado material impõe à passagem de correntes elétricas no solo. Em áreas contaminadas, este método é utilizado principalmente para determinar
as variações de espessura de zonas contaminadas no solo e/ou em águas subterrâneas.
As Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização constituem documentos cartográficos que traduzem a capacidade dos terrenos para suportar os diferentes usos e práticas da engenharia e do urbanismo, com o mínimo de impacto possível e com o maior nível de segurança para a população. São entendidos como documentos estratégicos para o crescimento planejado da ocupação adequada do meio físico.
v
As cartas de suscetibilidade são documentos cartográficos que representam a possibilidade de ocorrência de um determinado evento.
v
Domínios Geoambientais são definidos pelos constituintes geológicos e padrões de relevo.
v
Unidades Geoambientais (táxon menor) pelos solos e cobertura vegetal e uso atual das terras, com a elaboração, dependendo das características regionais, dos demais temas: recursos minerais, formações superficiais, geoquímica ambiental, hidrologia, hidrogeologia, riscos geológicos, geofísica, solos, aptidão agrícola, unidades de conservação e pontos turísticos.
v
A gravimetria é um método direto de investigação do material geológico de subsuperfície.
É um método indireto
as cartas de suscetibilidade para o planejamento urbano devem ser elaboradas em escalas entre 1:15.000 e 1:25.000.
v
Assinale a alternativa que cita corretamente onde se encontra o maior depósito de fósforo no planeta.
rochas sedimentares de origem marinha.
Úteis no apoio ao planejamento regional, as cartas geotécnicas de aptidão à urbanização também são denominadas cartas de suscetibilidade.
f
Alguns estudos fornecem informações sobre os ambientes geológicos em que se formaram os terrenos, bem como as suas potencialidades naturais e limitações face ao uso e ocupação das terras. Podem ainda contribuir significativamente com os projetos de recuperação de áreas degradadas. Eles são os estudos:
geoambientais
Existe uma escala, que é mais usada ultimamente, juntamente com valores aproximados das acelerações do movimento do solo. Cada grau nesta escala corresponde, aproximadamente, ao dobro da aceleração do grau anterior. Naturalmente, quanto maior a distância do epicentro, a intensidade tende a ser menor. Esta escala é a:
mercalli modificada.
A esse respeito, assinale a alternativa que corresponde ao método mais adequado para recuperação das voçorocas em estágios avançados.
Paliçada ou paliçamento, que utiliza barragens de madeira ao longo do eixo da voçoroca para o assoreamento e preenchimento progressivo de solo, evitando a respectiva perda.
Os inventários espaciais de escorregamentos ou de poços de abastecimento d´água auxiliam o entendimento das anomalias geológicas que condicionam os problemas ambientais atuais.
v
A revegetação é uma solução adequada para a proteção de uma encosta contra erosão hídrica, mas depende da existência de um solo suficientemente espesso para a sua execução.
v
A criação de uma área de dissipação de energia, com afastamento mínimo igual à altura do talude, é uma solução adequada para a redução de risco numa pedreira de brita abandonada.
v
Os metais pesados como cádmio (Cd), cromo (Cr), chumbo (Pb) e mercúrio (Hg) apresentam baixa mobilidade na água subterrânea. Esse comportamento pode ser alterado, sob forte mudança, nas condições físico-químicas (pH e Eh) do ambiente.
v
A técnica eletrocinética é uma tecnologia de remediação inovadora e particularmente indicada para aplicação em solos de baixa permeabilidade.
v
As explosões de metano gerado nos aterros sanitários têm alto potencial de contaminação e poluição do solo e da água subterrânea.
f
Os solos argilosos, plásticos e com baixa permeabilidade, são os mais adequados para recobrir os resíduos dispostos nos aterros controlados.
f
O reconhecimento legal pelo poder público de situação anormal provocada por desastres, causando danos suportáveis e superáveis pela comunidade afetada, caracteriza-‐se como:
situação de emergência
As voçorocas ou boçorocas são feições erosivas geradas por:
escoamento de água subterrânea através do mecanismo de “piping”.
A recuperação de área minerada deve começar pela escarificação do substrato exposto à superfície.
v
O recalque por adensamento, a ruptura por afundamento e a ruptura por escorregamento são os três tipos principais de ocorrências que interferem na estabilidade dos aterros.
f
no Brasil, os desastres naturais estão predominantemente associados aos processos geológicos exógenos.
v
Seguindo as recomendações do Ministério do Meio Ambiente, a execução do ZEE deverá ser limitada à escala do território brasileiro.
f
Considerando-se a correlação histórica entre fenômenos de pluviosidade e escorregamentos de massas de solo, deve-se considerar, na avaliação desses tipos de riscos geotécnicos, mapas representativos das curvas
isoietas
Isoietas são linhas que indicam valores de igual precipitação, medida em milímetros. Assim como em um mapa topográfico as curvas de nível representam regiões de mesma cota ou altitude, as isoietas são curvas que delimitam uma área com igual precipitação. Em meteorologia, precipitação descreve qualquer tipo de fenômeno relacionado à queda de água do céu. Isso inclui neve, chuva e granizo. A precipitação pluviométrica corresponde à chuva. Os dados de isoietas foram extraídos do Levantamento da Precipitação Anual Média do Brasil no período de 1961 a 1990, que caracterizam uma normal climatológica para este elemento. As normais climatológicas são referências básicas para todas as atividades que envolvem variáveis atmosféricas e possuem inúmeras aplicações, pois são fundamentais para a descrição do clima e sua variabilidade.
O intemperismo é o conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que causam a alteração das rochas. Os fenômenos que causam o intemperismo físico são os seguintes:
alívio de tensões, expansão e contração térmica, gelo e degelo.
Uma importante característica dos solos é o seu teor de umidade, que é a
relação entre a massa de água e a massa de sólidos.
A fitorremediação utiliza as plantas e seus processos naturais para acelerar a degradação e remoção de poluentes do solo ou de águas contaminadas. Dentre os cinco mecanismos de fitorremediação, qual deles é empregado na imobilização de sedimentos contaminados e minimização da erosão eólica e pluvial?
Fitoestabilização.
A evaporação em áreas florestadas de clima quente e úmido devolve à atmosfera em torno de:
70% da precipitação.
O teor de matéria orgânica do solo é um indicador químico de qualidade do solo, que é sensível ao manejo e ao clima, e que se correlaciona com as funções do solo nos agrossistemas.
V
A densidade de partículas é uma propriedade física importante para avaliar a compactação de substratos degradados que pode comprometer o desenvolvimento radicular.
F
A biomassa microbiana é uma variável biológica para avaliação de áreas degradadas que se refere à parte viva da matéria orgânica do solo, excluindo raízes e animais maiores que 5 mm.
v
A razão de oxigênio 16/18 em carbonatos pode indicar maiores ou menores salinidades nas águas.
v
São desejáveis para a caracterização de uma área contaminada:
mapa potenciométrico, poços de monitoramento, amostragens de solos e de água.
Tendo em vista os processos envolvidos diante da formação de uma eventual pluma de contaminação afetando as águas subterrâneas, alguns exemplos de processos hidrogeológicos e geoquímicos que controlam o comportamento destas substâncias em meio poroso, são
troca iônica, diluição/dispersão e dissolução.
Em parte, é da relação entre a carga de sedimentos transportada pelos rios e da quantidade de energia do ambiente de deposição que se pode explicar a formação de deltas.
v
Os depósitos de preenchimento de canais, depósitos de diques naturais e depósitos de pântanos e lagos podem ocorrer em áreas de planície deltaica.
v
Os deltas são feições associadas a eventos de regressão ou estabilização marinha, onde estuários são progressivamente assoreados, evoluindo para deltas
v
Os impactos ambientais decorrentes das atividades garimpeiras incluem os desmatamentos, as queimadas, as alterações no regime hidrológico dos cursos de água, a queima de mercúrio metálico ao ar livre e o desencadeamento de processos erosivos.
v
As células a combustível (CaC) são vistas como aliadas na diminuição do consumo de combustíveis fósseis, uma vez que utilizam o hidrogênio. A CaC é um dispositivo eletroquímico que converte a energia química, fornecida por um combustível e por um oxidante, em energia elétrica e vapor de água.
v
Embora a energia solar que chega à Terra seja potencialmente suficiente para se produzir milhares de vezes a quantidade de energia elétrica anualmente consumida por todo o mundo, a atual capacidade mundial instalada de produção de energia elétrica a partir da energia solar corresponde a pouco mais de 50% da capacidade instalada da usina hidrelétrica de Itaipu.
v
Domínios Geoambientais são definidos pelos constituintes geológicos e padrões de relevo
v
Unidades Geoambientais (táxon menor) pelos solos e cobertura vegetal e uso atual das terras, com a elaboração, dependendo das características regionais, dos demais temas: recursos minerais, formações superficiais, geoquímica ambiental, hidrologia, hidrogeologia, riscos geológicos, geofísica, solos, aptidão agrícola, unidades de conservação e pontos turísticos.
v
A área de preservação permanente, quando da ocorrência de dois ou mais morros ou montanhas cujos cumes estejam separados entre si por distâncias inferiores a quinhentos metros, abrangerá o conjunto de morros ou montanhas, delimitado a partir da curva de nível correspondente a dois terços da altura em relação à base do morro ou da montanha de menor altura do conjunto.
v
Movimentos gravitacionais de massa podem ser induzidos por intervenções antrópicas. Dentre estas intervenções destacam-se
os vazamentos na rede de abastecimento e a execução de cortes com geometria incorreta.
Estudos geofísicos, como os métodos elétrico e eletromagnético, podem ser usados para localizar plumas poluidoras geradas por depósitos de lixo.
v
O comportamento da pluma de contaminação em subsuperfície é definido em função de propriedades dos aqüíferos, dentre elas:
porosidade, coeficiente de armazenamento e condutividade hidráulica.
As cartas de risco geológico urbano apresentam o potencial de ocorrência dos movimentos gravitacionais de massa, independentemente das consequências e vulnerabilidades das pessoas e dos bens expostos.
f
Embora tenha sido concebido com o intuito de recompor áreas degradadas pela atividade de exploração de recursos minerais, o plano de recuperação de áreas degradadas também é utilizado na regularização de obras não licenciadas ou agregadas ao plano de controle ambiental, para a emissão da licença de instalação ou da licença de operação.
v
Os impactos ambientais decorrentes das atividades garimpeiras incluem os desmatamentos, as queimadas, as alterações no regime hidrológico dos cursos de água, a queima de mercúrio metálico ao ar livre e o desencadeamento de processos erosivos.
v
O fator de práticas conservacionistas de solo (P) da equação universal de perda de solo é definido pela razão entre a perda de solo que ocorre em uma área com determinada cobertura e a perda que ocorre em uma área mantida continuamente descoberta.
f
As células a combustível (CaC) são vistas como aliadas na diminuição do consumo de combustíveis fósseis, uma vez que utilizam o hidrogênio. A CaC é um dispositivo eletroquímico que converte a energia química, fornecida por um combustível e por um oxidante, em energia elétrica e vapor de água.
v
Os biocombustíveis são tidos como ecologicamente favoráveis, liberando frações baixas de material particulado e de enxofre. Além de serem biodegradáveis e atóxicos, eles não causam impactos ambientais graves durante sua produção nem na sua utilização final.
f
A recuperação de área minerada deve começar pela escarificação do substrato exposto à superfície.
v
A área de preservação permanente, quando da ocorrência de dois ou mais morros ou montanhas cujos cumes estejam separados entre si por distâncias inferiores a quinhentos metros, abrangerá o conjunto de morros ou montanhas, delimitado a partir da curva de nível correspondente a dois terços da altura em relação à base do morro ou da montanha de menor altura do conjunto.
v
A cobertura de solos e substratos deve ocorrer de forma gradual, fazendo-se em primeiro lugar o replantio de espécies herbáceas.
f
A utilização de terraços de escoamento é mais apropriada para substratos de textura fina, como ocorre nos cambissolos.
f
O registro de extração de substâncias minerais de emprego direto na construção civil para uso em obras públicas executadas por órgãos da administração direta ou indireta fica adstrito à área máxima de cinco hectares.
f
A construção de diques ao longo dos rios protege a população que vive nas áreas ribeirinhas. O fato de o dique alterar a relação entre cota do nível de água e área molhada e o perímetro molhado do rio aumenta o tempo de viagem da onda de cheia, causando amortecimento e melhorando a situação das populações localizadas a jusante do dique.
f
Enquanto indenização ambiental é a substituição de um bem que será perdido, alterado ou descaracterizado por outro, entendido como equivalente; compensação é um pagamento, em espécie, pela perda de um bem.
f
A presença de argilas tixiotrópicas é favorável em solos utilizados para aterros em rodovias que serão pavimentadas.
f
Tixotropia é a propriedade que tem o mineral argiloso em pó que está em suspensão em muita água de se tornar um gel. Isso ocorre, por exemplo, com uma suspensão de 3% de montmorillonita em água.
As argilas que assim se comportam, chamadas de tixotrópicas, quando amassadas convertem-se em um verdadeiro líquido, mas, deixadas em repouso, recuperam a coesão e o estado sólido.
A idade, as estruturas e a composição das rochas são fatores importantes para definir o risco geotécnico associado à ocupação urbana.
f
Os latossolos têm maior poder de atenuação das cargas poluentes que os neossolos quartzarênicos e os cambissolos.
v
A ocupação urbana das áreas recobertas por latossolos deve ser priorizada com relação às áreas ocupadas por cambissolos e neossolos.
v