Geologia ambiental Flashcards
Os indicadores geológico-geotécnicos são quantificáveis e traduzem o estágio de degradação.
v
Os indicadores geológico-geotécnicos não permitem dimensionar os esforços (técnicos e econômicos) aplicados num trabalho de recuperação.
f
Exemplos de indicadores geológico-geotécnicos são: feições erosivas de pequeno e grande porte; feições de movimentação de massa; posicionamento do nível freático; dimensão do assoreamento; alcance da poluição do solo; grau de compactação; umidade do solo e variações no ph da água.
v
Em um meio aquoso, onde ocorre lançamento de esgoto, foi encontrado na amostra íon amônio (NH4+), após análise laboratorial. A presença desse íon no meio aquoso serve como indicador nesses locais
que apresentam elevada carga orgânica, onde sua forma reduzida é encontrada em condições de anaerobiose.
Muitas rochas sofrem intemperismo químico, que é uma alteração na rocha quando há o seu contato com diversas soluções aquosas. Um exemplo é o ferro presente em algumas rochas, que reduz sua forma 2+ para 3+ e, a olho nu, pode-se perceber essa alteração química pela mudança da cor para vermelho. Trata-se de um tipo de intemperismo químico conhecido por:
Oxidação.
Na geofísica aplicada os métodos elétricos são considerados os mais versáteis, sendo extensamente aplicados em prospecção mineral, prospecção de águas subterrâneas, estudos de geologia de engenharia e estudos ambientais.
Em relação aos métodos elétricos, assinale a afirmativa correta.
Compreendem o método da resistividade, o método da Polarização Induzida (IP), o método do Potencial Espontâneo (SP) e os métodos Eletromagnéticos.
Um indicador de poluição difusa de água subterrânea é o nitrato. Sua origem está relacionada a atividades agrícolas e esgotos sanitários
v
O aquífero confinado é caracterizado por formações geológicas permeáveis, limitadas acima e abaixo por material geológico impermeável e que estão sob pressão superiores à atmosférica.
v
Quanto mais alta a elevação do nível de água acima de um datum, mais alta é a superfície potenciométrica.
v
Trabalhos recentes (Cartier, 2020; Raza et al., 2022) sugerem a estocagem do CO2 em basaltos como uma forma segura e a longo prazo.
v
Nesse contexto, assinale a opção que indica a forma mineral mais estável para estocar CO2 num sistema fechado.
Carbonato – calcita.
Evento geológico: trata-se de fenômenos naturais cujos efeitos não ocasionaram perdas de vidas humanas ou econômicas, como, por exemplo, terremotos de grande intensidade em áreas desertas.
v
A caracterização de risco mais genérica e utilizada pela maioria dos autores é representada por: R = P x C; onde R = Risco; P = Probabilidade de ocorrência do processo; C + Consequência social e econômica potencial associada.
v
Perigo geológico: caracteriza uma situação de potencial ameaça a pessoas e bens materiais e econômicos por um evento geológico, sem, entretanto, dimensionar tais perdas.
v
Minerações de chumbo e zinco contaminam o solo, visto que possuem grande concentração de arsênio em seus rejeitos.
v
Provocam alterações no fluxo e reservas da água subterrânea em minerações de metais
v
Sulfetos metálicos (pirita, calcopirita, galena) oxidam-se por reações com águas circulantes, formando ácido sulfúrico, causando drenagens ácidas e intensa mobilização de metais
v
A exploração de agregados para construção civil acarreta destruição da mata ciliar (extração de areias), vibrações, ruídos, emissão de particulados, transporte, conflitos com uso e ocupação do solo.
v
Condição com potencial para causar perdas e danos.
Perigo
No âmbito das geociências, pode ser sintetizado como a predisposição ou propensão dos terrenos ao desenvolvimento de um fenômeno ou processo do meio físico, podendo ser expressa segundo classes de probabilidade de ocorrência. Não indica frequência de ocorrência.
Suscetibilidade
Durante a operação normal dos poços, a água sofre alterações de pH, temperatura e pressão, no momento que entra nos poços, e essas alterações geram corrosão e/ou precipitações dos elementos presentes na água, com variações de intensidade que dependem da composição hidroquímica da água.
v
A maioria das incrustações observadas em poços tubulares deriva da precipitação de carbonatos de cálcio e magnésio, a partir da desestabilização dos íons bicarbonato, originados através da combinação de dióxido de carbono com cálcio e magnésio, que estavam presentes na formação.
v
Os principais movimentos de massa de sedimentos inconsolidados são
escorregamento, fluxo de detritos e fluxo de lama.
O método de eletrorresistividade consiste na determinação da resistência que um determinado material impõe à passagem de correntes elétricas no solo. Em áreas contaminadas, este método é utilizado principalmente para determinar
as variações de espessura de zonas contaminadas no solo e/ou em águas subterrâneas.