AIA Flashcards
“Composta do cruzamento de 88 componentes ambientais e 100 ações potencialmente alteradoras do ambiente, resultando em 8 800 quadrículas. Em cada uma de suas quadrículas, são indicados algarismos que variam entre 1 e 10, correspondendo, respectivamente, à magnitude e à importância do impacto. Ao número 1, corresponde à condição de menor magnitude (mínimo da alteração ambiental potencial) e de menor importância (mínima significância da ação sobre o componente ambiental considerado). Ao número 10, correspondem os valores máximos desses atributos. O sinal (+) ou (–) na frente dos números indica se o impacto é, respectivamente, benéfico ou adverso. Como em outros métodos, existe o risco da subjetividade.”
Matriz de Leopold
Atividades como extração de combustíveis fósseis, construção de ferrovias e projetos urbanísticos acima de 100 ha dependerão da elaboração de estudo de impacto ambiental - EIA, com respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA.
v
a escolha de um método como mais vantajoso para as AIAs não é recomendável, por não existir um método ideal que se aplique a todos os tipos e a todas as fases do estudo. A seleção do método dependerá dos objetivos a serem alcançados, da disponibilidade de dados, das características do projeto e das especificidades da localização, do tempo e dos recursos financeiros e técnicos disponíveis
v
O RIMA é o relatório que traz todas as conclusões apresentadas no Estudo de Impacto Ambiental. Nesse sentido, quanto à utilização de ilustrações, elas devem:
I. Incluir material iconográfico relevante, com legendas autoexplicativas de forma que o leitor não precise ler todo o texto para entender a mensagem transmitida pela ilustração.
II. Incluir quadros e figuras sinópticas, explicando o significado de todos os símbolos e abreviações.
III. Incluir mapas e croquis indicando a escala, o norte e a fonte do mapa-base.
v
Redes de Interação apresentam como vantagens o fato de permitirem uma boa visualização de impactos secundários.
v
O método listagem de controle caracteriza-se por listagens de fatores e impactos ambientais, tendo como vantagem a memorização de todos os fatores, contudo apresente como desvantagem a não identificação dos impactos diretos e indiretos.
v
A superposição de cartas tem sido utilizada no planejamento territorial, na realização de diagnósticos ambientais e na definição de locais adequados para implantação de determinados empreendimentos.
v
A ACV não considera a exposição ao risco, mas a quantidade e o real impacto das emissões ambientais
v
A ACV segue padrões da Norma ISO 14040, que prescrevem uma revisão crítica do projeto do produto
v
O método de avaliação de impactos ambientais que estabelece a sequência de impactos ambientais desencadeados por uma ação, através de gráficos ou diagramas, permitindo traçar o conjunto de ações que o causaram direta e indiretamente, assim como permite avaliar medidas mitigadoras, é chamado de:
Redes de interação.
Assinale a alternativa que não apresenta possíveis metodologias, utilizadas para a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA).
Alternativas
A) Modelo de dispersão de poluentes e Método Batelle.
B) Análise do Ciclo da Vida (ACV) e Método Ad Hoc.
C) Método Cartográfico e Listas de Checagem.
D) Valoração de serviços ecossistêmicos e Método Schumann.
E) Sistema Ambitec-Agro e Redes de Interação.
Letra d
Por impacto ambiental regional entende‐se todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente, no todo ou em parte, o território de dois ou mais municípios.
f
IV. _ IMPACTO AMBIENTAL REGIONAL: é todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente (área de influência direta do projeto), no todo ou em parte, o território de dois ou mais Estados.
O Estudo Prévio de Impacto Ambiental, além de atender à legislação, em especial os princípios e objetivos expressos na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, obedecerá às seguintes diretrizes gerais:
I – Caracterizar o empreendimento ou atividade no local proposto, contemplando as alternativas tecnológicas viáveis do ponto de vista ambiental e econômico;
II – Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de instalação e operação do empreendimento ou atividade;
III – Definir os limites das áreas geográficas a serem direta ou indiretamente afetadas pelos impactos, denominadas áreas de influência do empreendimento ou atividade, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica nas quais se localizam;
IV – Considerar os planos e programas governamentais, propostos e em Implantação na área de influência do empreendimento ou atividade, e sua compatibilidade.
v
método da análise de custo-benefício compara o valor monetário dos benefícios associados à ação em análise com o valor de seus custos, auxiliando a tomada de decisão, a partir da representação dos custos ambientais e sociais em valor monetário.
v
Existe uma grande variedade de métodos para a avaliação de impactos ambientais (AIA). Dentre eles está aquele que possibilita integrar as causas e consequências dos impactos através da identificação das inter-relações entre as causas e os fatores ambientais impactados, podendo incluir os efeitos de segunda e terceira ordem. Esse método é comumente apresentado no formato de fluxograma para facilitar as relações estabelecidas. A descrição refere-se à qual método de AIA?
Rede de Sorensen.
As empresas cuja atividade é extrair substâncias minerais em área de preservação permanente, que necessite de intervenção ou de supressão de vegetação, ficam sujeitas a realizarem
o estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental.
Em um Estudo de Impacto Ambiental (EIA), uma etapa importante é a de Avaliação dos Impactos Ambientais (AIA). Para essa etapa, existe uma técnica reconhecida na literatura que consiste em montar uma relação entre as atividades do empreendimento e os componentes do meio ambiente potencialmente afetados. Essa relação pode conter indicações qualitativas ou quantitativas dos impactos das atividades do empreendimento sobre o meio ambiente, sendo que não necessariamente precisam existir indicações entre todas as atividades do empreendimento e todas as componentes do meio ambiente apresentadas. Essa técnica de AIA é conhecida por
matrizes de interação.
O método de ___________________ denominado ___________________ mostra os efeitos das ações externas nos fluxos de energia de um sistema ambiental, podendo-se, por exemplo, medir os impactos em termos de fixação e fluxo de energia entre os componentes do ecossistema.
rede de interação diagrama de sistemas
Existem diversos tipos de ferramentas utilizáveis para auxiliar o/a analista ambiental na tarefa de identificar impactos. _______________________ é um método para identificar impactos por meio de raciocínio lógico-dedutivo, a partir de uma ação.
Diagrama de interação
O impacto ambiental (I=PAT) pode ser medido por meio de uma equação simples, definida por Ehrlich &Holdren (1970) como sendo o produto do tamanho populacional (P), da afluência (A) e da tecnologia (T).
v
O modelo de Leopold é utilizado na metodologia:
matrizes de interação.
Um dos métodos mais utilizados na Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) é a matriz de Leopold, que é composta por 100 ações humanas que podem causar impactos e 88 componentes ambientais que podem ser afetados por tais ações, resultando em 8.800 possíveis interações. Algumas de suas vantagens são uma metodologia de aplicação de baixo custo e aplicável a todos os tipos de projetos que envolvam danos ambientais; atualmente outros métodos derivam deste.
v
De um modo geral, um estudo de análise de risco pode ser dividido em seis etapas:
- identificação do perigo;
- estimativa do risco;
- avaliação e gerenciamento do risco;
- caracterização do empreendimento;
- estimativa de consequências;
- estimativa de frequência.
4, 1, 5, 6, 2 e 3.
São modelos matemáticos destinados a representar o comportamento dos parâmetros ambientais ou das relações de causa e efeito de determinadas ações. É um método útil em projetos de usos múltiplos e pode ser utilizado mesmo após o início de operação de um empreendimento.
métodos de simulação.
Assinale a alternativa que apresenta o nome de uma ferramenta comumente utilizada na avaliação de impacto ambiental de empreendimentos. Sua característica fundamental é o reconhecimento explícito de que o ambiente é composto por uma intrínseca rede de relações entre seus componentes, e que muitos dos impactos causados por certas atividades ocorrem indiretamente e de modo destacado da atividade em si, indiretamente. É eficaz para identificar consequências provocadas de modo não intencional pela atividade em análise e possíveis medidas para assegurar sua efetiva implementação, bem como para identificar efeitos cumulativos.
Análise de causa-efeito.
As redes de interação surgiram da necessidade de identificar os impactos indiretos ou de ordem inferior, separando-os dos impactos primários ou diretos.
v
II. A Política Nacional do Meio Ambiente, instituída por meio da Lei Federal n. 6.938/1981 define a AIA com um dos seus instrumentos, juntamente com o procedimento de licenciamento ambiental.
III. A AIA possibilita a análise das consequências de uma intervenção planejada, fornecendo informação às partes interessadas e aos tomadores de decisão, e de intervenções não planejadas, tais como desastres naturais, guerras e conflitos.
vv
De acordo com a NBR ISO 14001, a avaliação ambiental deverá cobrir quatro áreas.
Requisitos legais e regulamentadores; identificação dos aspectos ambientais significativos; exame de todas as práticas e procedimentos de gestão ambiental existentes; avaliação das informações provenientes da investigação de incidentes anteriores.
O gerenciamento dos riscos do projeto inclui processos como identificar e priorizar os riscos.
v
Algumas atividades não são submetidas ao procedimento de licenciamento ambiental; no entanto, requerem a emissão de licenças e autorização específica do órgão ambiental competente, como por exemplo:
o armazenamento de madeira, lenha, carvão e outros produtos ou subprodutos florestais oriundos de florestas de espécies nativas.
No caso de um empreendimento de significativo impacto ambiental, sujeito ao licenciamento nos termos do instrumento legal citado, no processo de Licença de Instalação, será exigido, por parte do empreendedor, o encaminhamento do(a)
Plano Básico Ambiental (PBA)
A utilização do método do CheckList possibilita um diagnóstico por comparação de alternativas. Têm como vantagem o favorecimento na visualização dos fatores, ainda que não identifiquem a dinâmica entre as características e os impactos.
v
O método da superposição de cartas (overlay mapping), utilizam cartas geradas por superposição de mapas de recursos e usos. Este método é associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), permite aquisição, armazenamento, análise e representação de dados ambientais, produzindo a síntese da situação ambiental de uma área geográfica.
v
O Método Ad Hoc, apresenta como vantagem a rapidez de decisões e baixo custo, porém não faz análise sistemática dos impactos ambientais.
v