Direito adm Flashcards
O poder público pode celebrar contrato de gestão com órgãos e entidades da própria administração — que terão a sua autonomia ampliada — e com as organizações sociais — cuja autonomia será restringida, pois passarão a se sujeitar aos princípios da administração pública.
C
A desconcentração e a descentralização têm em comum a busca pela especialização da execução dos serviços públicos, porém a primeira ocorre no âmbito de uma única pessoa jurídica e a segunda pressupõe a existência de duas ou mais pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas.
V
A norma antinepotismo pode alcançar nomeações anteriores para garantir esses princípios.
V
Brasil Adota o Sistema Inglês: O Brasil segue predominantemente o sistema da unidade de jurisdição, onde o controle final sobre a administração pública é exercido pelo Poder Judiciário.
V
É adotado o sistema Uno -inglês (Não contencioso)–> jurisdição única
V
Conforme entendimento jurisprudencial do STF, é imprescindível autorização legislativa para a alienação de controle acionário de empresas subsidiárias.
F
É dispensável a autorização legislativa para a alienação de controle acionário de empresas subsidiárias.
A alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista exige autorização legislativa e licitação pública.
V
o STF, em decisões como a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5624, tem reforçado a necessidade de autorização legislativa específica para a alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista, bem como a exigência de licitação pública para garantir a transparência, a competitividade e a obtenção da melhor proposta para o interesse público.
A fiscalização, pela administração pública direta, das atividades de seus entes, a fim de garantir a observância das suas finalidades institucionais, exemplifica a manifestação do princípio da
tutela.
Esse princípio é representado pelo controle da Administração Direta sobre as atividades das entidades administrativas, com o objetivo de garantir a observância de suas finalidades institucionais.
A decadência é um conceito relacionado ao princípio da segurança jurídica. Refere-se à perda do direito de uma parte em exercer uma pretensão em virtude da inércia ou omissão no exercício desse direito durante um período de tempo.
V
A prerrogativa da administração pública de invalidar atos administrativos ilegítimos e revogar atos administrativos inoportunos caracteriza a aplicação do princípio administrativo da
autotutela.
Banco Central do Brasil É
AUTARQUIA
Caixa Econômica Federal -
EMPRESA PÚBLICA
da Universidade Federal da Bahia -
AUTARQUIA
Banco do Brasil - Soc. Econ. MISTA
V
Correios
- Empresa Pública
O nepotismo, o partidarismo e a promoção pessoal são vícios que maculam o princípio da impessoalidade.
V
Os órgãos e as entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional são obrigados a publicar anualmente seus planos de dados abertos.
f
Todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional são obrigados a publicar Planos de Dados Abertos (PDAs) a cada dois anos, conforme determina a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, instituída pelo Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016.
O poder-dever de autotutela da administração pública, embora lhe permita rever os próprios atos ou anulá-los, quando ilegais, não possibilita a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima.
F
Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração”.
Configura-se nepotismo a nomeação para cargo de direção, na administração pública indireta da esfera federal, na situação em que o nomeado seja parente de 4.º grau, por afinidade, da autoridade nomeante.
F
nepoTismo = Terceiro grau
As entidades paraestatais, a exemplo dos serviços sociais autônomos, não são criadas pelo Estado, de forma que, em regra, não desempenham serviço público delegado pelo Estado, mas atividade privada de interesse público.
V
Principais características das entidades paraestatais são:
Não integrantes da administração pública
Recebem incentivos do Estado na forma de fomento
Sujeitam-se ao controle direito ou indireto da administração pública
Sujeitam-se ao controle do Tribunal de Contas
As principais empresas que se enquadram como entidades paraestatais e devem ser vistas neste resumo são:
Serviços sociais autônomos;
Organizações sociais (OS);
Organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP);
“Entidades de apoio”.
Considerando os princípios do direito administrativo e os atos administrativos, julgue o item a seguir.
Suponha-se que determinado servidor público tenha sido exonerado ad nutum do cargo que ocupava e que, no ato de exoneração, a administração tenha exposto seus motivos. Nessa situação hipotética, apesar de inicialmente ser desnecessária a motivação, haverá a vinculação aos motivos indicados, em razão da teoria dos motivos determinantes.
V
A Administração se vincula aos motivos indicados como fundamento para a prática do ato.
Quando a Administração motiva o ato, mesmo que esta motivação não seja obrigatória, a validade daquele ato está sujeita à veracidade e à adequação destes motivos.
O princípio da autotutela, não previsto expressamente no texto constitucional, permite que o administrador público reveja de ofício seus atos, considerando aspectos de mérito.
v
As fundações constituem corporações que reúnem pessoas associadas em prol de uma finalidade específica.
f
Isto é a definição de associação
Associação é uma entidade de direito privado, dotada de personalidade jurídica e caracterizada pelo agrupamento de pessoas para a realização e consecução de objetivos e ideais comuns,