Resíduos sólidos Tratamento Flashcards
Existem algumas tecnologias de compostagem, como o processo em que os resíduos são dispostos de forma prismática com seção triangular, ocorrendo o revolvimento e umedecimento periódico destes, através de equipamentos especializados. Trata-se do processo de compostagem
convencional.
A compostagem é um método simples, seguro, que garante um produto uniforme, pronto para ser utilizado nos cultivos de plantas e que pode ser realizado tanto em pequena escala (doméstica) quanto em média (comunitária, institucional) ou grande escala (municipal, industrial).
f
A adoção da biodigestão e da compostagem no tratamento de resíduos orgânicos resulta na produção de fertilizantes orgânicos e condicionadores de solo, promovendo a reciclagem de nutrientes, a proteção do solo contra erosão e perda de nutrientes e diminuindo a necessidade de fertilizantes minerais (dependentes do processo de mineração, com todos os impactos ambientais e sociais inerentes a esta atividade, e cuja maior parte da matéria-prima é importada).
O material orgânico presente no lixo do aterro sanitário sofre um processo que pode ser classificado corretamente como transformação química.
v
A compostagem é um processo natural em que os microrganismos são responsáveis pela degradação da matéria orgânica. A fase que pode durar até dois meses e na qual há diminuição da atividade microbiana em função da diminuição da temperatura e acidez, é denominada como
Maturação
Assinale a alternativa que indica, conforme a NBR 13591, “o produto que completou a primeira fase da compostagem e necessita obrigatoriamente de maturação para sua utilização agrícola e de procedimentos adequados para proteção ambiental e de saúde.”
Composto cru.
O chorume ou lixiviado — líquido resultante da decomposição de resíduos sólidos depositados em aterros sanitários — possui coloração predominantemente escura e é composto principalmente por nitrogênio, carbono e metais pesados, entre outros elementos.
v
A queima de biogás em aterros sanitários envolve a combustão do gás metano e a decorrente conversão desse em dióxido de carbono e vapor de água, que são liberados para a atmosfera.
v
Os resíduos sólidos, regularizados internacionalmente pela Convenção de Estocolmo como os hidrocarbonetos de elevado peso molecular, clorados e aromáticos, além de alguns pesticidas, são classificados como
poluentes orgânicos persistentes, quanto à sua composição química.
A queima de biogás está relacionada com a combustão do gás metano, o qual nesse processo é convertido em gás carbônico, que, por sua vez, é menos nocivo que aquele, em termos de mudanças climáticas globais.
v
Uma pluma de contaminação em fase livre se caracteriza pela presença de substância nos poros da zona saturada ou não saturada do solo.
v
Resíduo sólido é todo material sólido ou semissólido indesejável que necessita ser removido, em virtude de ter sido considerado inútil por quem o descartou, para qualquer recipiente destinado a esse procedimento.
v
Define-se lixo como todo o resto das atividades humanas considerado inútil, indesejável ou descartável por quem o gera e cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou nos corpos de água ou exijam, para o seu descarte, soluções técnica e economicamente inviáveis, considerando-se a melhor tecnologia disponível.
v
Resíduos que podem apresentar características de combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água, com possibilidade de acarretar riscos à saúde ou ao meio ambiente, são classificados como resíduos da classe II A.
v
Se os estudos realizados no referido depósito apontam acentuada formação de metano e dióxido de carbono, decaimento da relação DBO/DQO e aumento do pH na massa de resíduos que o constitui, esse depósito encontra-se na fase de decomposição
v
A análise do ciclo de vida de um produto é o estudo das consequências dos impactos ambientais desse produto sobre a saúde humana e a qualidade ambiental.
f
Uma das técnicas utilizadas no tratamento de chorume para reduzir o seu efeito no meio ambiente é a recirculação do líquido para o interior do aterro sanitário, de maneira a reduzir as concentrações de demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e demanda química de oxigênio (DQO) do líquido.
v
O padrão das papeleiras utilizadas para acondicionamento de resíduo público, prevê que elas tenham capacidade volumétrica da ordem de 50 L.
v
O emprego de autoclave permite a redução da carga biológica dos resíduos de serviços de saúde.
v
A disposição sanitariamente adequada de resíduos sólidos domiciliares em aterro exige equipamento mecânico como trator de esteira ou de pneus para garantir a compactação das células.
f
No processo de compostagem aeróbia da fração orgânica dos resíduos sólidos domésticos, a temperatura da matéria orgânica em tratamento pode aproximar-se de 70 ºC.
v
A fração orgânica dos resíduos sólidos depositados em um aterro sanitário sofre a ação decompositora de organismos anaeróbios, o que resulta na produção do chorume e de oxigênio como subprodutos dessa degradação.
f
As câmaras de aterros sanitários cobertas por solo impedem a formação do gás metano.
f
O caminhão do tipo baú, quando empregado na coleta de resíduos sólidos domiciliares, não permite que os resíduos sejam compactados durante a coleta.
v
A fase termófila dura de duas a quatro semanas com uma temperatura que chega a 70º.
v
O tratamento final para resíduos de serviços de saúde onde ocorre a destruição ou eliminação total de todas as formas de vida microbiana (fungos, vírus e bactérias nas formas vegetativas ou esporuladas) mediante a aplicação de agentes físicos ou químicos é chamado de:
Esterelização
A compostagem com baixa umidade, resulta em:
A falta de água no composto elevaria a temperatura da mistura, o que resultaria na perda de nutrientes essenciais.
O processo de compostagem é classificado como mesofílico quando ocorre
em uma temperatura próxima à do meio ambiente, entre 35 e 45 graus.
**A respeito da técnica de compostagem, assinale a alternativa que indica o equipamento ou conjunto de equipamentos destinados à introdução de materiais em um ou outro equipamento ou sistema conforme a NBR 13591
V
Ao final do processo de compostagem, o composto (adubo) orgânico possui estrutura compacta, odor forte, temperatura acima daquela do ambiente em que se encontra e pH significativamente abaixo de 7.
f
pirólise é um processo de queima dos resíduos sólidos em uma câmara de incineração, na faixa de 800ºC a 1000ºC, sendo indicado para tratamento de resíduos contaminados com micro-organismos patogênicos.
f
Segundo estudos e diversos levantamentos sobre a composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos no mundo, a massa específica referente à parcela de restos de alimentos, em kg/m3, pode variar, aproximadamente, na faixa entre:
100 e 500
Nos casos em que há limitação de nutrientes na matriz de resíduos para a degradação anaeróbia, o fósforo é o elemento limitante mais comum.
v
Um teor de umidade afeta a hidrólise, pode promover a diluição de agentes inibidores e facilitar a distribuição de micro-organismos e nutrientes na massa de RSU.
v