Economia ambiental Flashcards
a economia ambiental atribui valor econômico aos ativos ambientais pela medição da variação do bemestar, provocado pela alteração dos recursos ambientais.
v
a economia ambiental se utiliza de diferentes métodos de valoração econômica do meio ambiente, considerando as suas vantagens e desvantagens para prevenção, mitigação e compensação dos danos causados por desastres ambientais.
v
a economia ambiental estima os valores econômicos para os recursos naturais pela simulação de um mercado hipotético, atribuindo valores para bens ambientais que, tradicionalmente, não possuem preço definido
v
O valor econômico do recurso ambiental (VERA) é igual à soma do seu Valor de Uso Direto (VUD) + Valor de Uso Indireto (VUI) + Valor de Opção (VO) + Valor de não uso ou Valor de existência (VE)
v
Nas técnicas de valoração econômica ambiental, o que recebe valor não é o meio ambiente ou o recurso, mas sim as preferências das pessoas em relação a mudanças de qualidade ou quantidade ofertada do recurso ambiental.
v
Os processos de valoração econômica ambiental visam o manejo e a conservação do meio ambiente, utilizando, para isso, metodologias que permitem levantar o valor intrínseco dos bens e serviços ambientais.
v
A valoração ambiental, segundo a perspectiva neoclássica, fundamenta-se na identificação das utilidades ou desutilidades dos indivíduos relacionadas ao uso dos recursos ambientais, ou seja, suas preferências individuais, expressas por meio de suas disposições a pagar ou de suas disposições a receber.
v
Art. 6º Nos casos de licenciamento ambiental para a ampliação ou modificação de empreendimentos já licenciados, sujeitos a EIA/RIMA, que impliquem em significativo impacto ambiental, a compensação ambiental será definida com base nos custos da ampliação ou modificação.
v
Valor de Existência
- Muitas pessoas se preocupam com a vida selvagem e com as plantas e estão voltadas para a sua conservação, simplesmemte por achar importante a existência de uma grande variedade de espécies.
Valor de Opção
- é o seu potencial para fornecer um benefício econômico para sociedade em algum determinado momento no futuro.
Valor não consumista
produtividade do ecossistema, proteção de águas e recursos hídricos, controle climático, degradação natural de dejetos, relacionamento entre espécies, recreação e ecoturismo, valor educacional científico e indicadores ambientais.
A cobrança de taxas sobre a poluição aumentará os custos da empresa e,portanto, o preço do bem. Essa elevação diminui a quantidade produzida deslocando a curva de oferta para o ótimo social.
v
O conceito de Ótimo Social
O conceito de Ótimo Social está relacionado à busca pelo melhor resultado possível para a sociedade como um todo. Ele representa uma situação em que não é possível melhorar a situação de uma pessoa sem piorar a situação de outra.
No que concerne à questão ambiental, nas ciências econômicas, a teoria neoclássica prerroga sobre o ótimo de alocação de consumo ambiental almejado pela sociedade.
v
Uma taxa pigouviana (também conhecida por imposto pigouviano) - conceito
é um tributo aplicado a uma atividade de mercado que esteja gerando negativas externalidades (custos a alguém que não seja a pessoa a quem o tributo é imposto).
A taxa destina-se a
A taxa destina-se a corrigir uma ineficiência outcome de mercado, e o faz ao ser posta equalitária ao custo social das externalidades negativas. Na presença de externalidades negativas, o custo social de uma atividade de mercado não é coberto pelo custo privado da atividade. Nesse caso, o outcome de mercado eficiente e pode levar a excesso de consumo do produto.[1] Um exemplo frequentemente citado de tal externalidade é a poluição ambiental.[2]
A taxa pigouviana faz com que o produtor internalize o custo da externalidade negativa em seu custo.
v
hipótese de Porter
empresas competitivas respondem à regulamentação ambiental com inovações que aumentam sua produtividade.
Valoração contigente:
Valoração contigente: ÚNICO para Valor de Existência (não-uso). Estima valores de DAA (disposição a aceitar/receber) e DAP (disposição a pagar), levando em conta mercados hipotéticos.
Há um método de valoração econômica ambiental que busca simular cenários, cujas características estejam o mais próximo possível das existentes no mundo real. Essas preferências reveladas nas pesquisas devem refletir decisões que os agentes tomariam de fato caso existisse um mercado para o bem ambiental descrito no cenário hipotético, onde as preferências, do ponto de vista da teoria econômica, devem ser expressas em valores monetários.
Valoração contigente:
Bem público é aquele que possui as características de não rival no consumo e de ser não excludente (ou não exclusivo).
v
Complete o texto a seguir com a alternativa correta. Segundo a literatura em geral o tripé da sustentabilidade organizacional (empresarial) é alcançada por meio da:
Sustentabilidade Econômica, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social
Na microeconomia, uma curva de Engel mostra como a quantidade
procurada de um bem ou serviço altera-se às variações do nível de
rendimento do consumidor.
v
Hiato do produto
= PIB Potencial - PIB Efetivo. Qdo o PIB efetivo é superior ao PIB Potencial trata-se de medida do governos em reduzir a taxa de desemprego (alta produção) porém em contrapartida acarreta o aumento da inflação ( inflação da demanda).
Sustentabilidade ambiental:
para que haja sustentabilidade ambiental alguns recursos naturais devem ser usado com racionalidade(ou seja a sua quantidade usada deve ser reduzida) porém este uso racional implicaria em redução de produção ( EX: problemas com uso da água e racionamentos ocorridos em SP no ano de 2015)
Curva de Philips:
mede o trade-off entre Inflação e desemprego
Eficiência na alocação de recursos não significa equidade (distribuição justa). Para que haja equidade o governo deve intervir na distribuição dos recursos o quê gera, na teoria, menos eficiência.
v
O conceito de externalidade engloba:
eventos nos quais as ações de um agente econômico afetam outros agentes, impondo custos ou gerando benefícios sobre eles.
As externalidades (ou economias externas) podem ser definidas como as alterações de custos e de benefícios para a sociedade derivadas da produção das empresas, ou também como as alterações de custos e de receitas da empresa devidas a fatores externos.
v
É a mais antiga metodologia de valoração econômica, aplicada, principalmente, a patrimônios naturais de visitação pública. O método estima o valor do uso recreativo através da análise dos gastos efetuados pelos visitantes desses lugares. Estamos nos referindo ao método de:
custo de viagem.
A partir de 2019, passou a ser cobrada uma taxa de entrada dos turistas que visitam certo parque nacional, visando-se à remuneração dos investimentos em infraestrutura feitos pela concessionária que administra o parque. Nesse caso, com o início da cobrança da taxa de acesso, o parque nacional deixou de ser um bem público — no sentido econômico — e se tornou um bem quase público, em decorrência da possibilidade de exclusão de usuários que não possam pagar a taxa de acesso, apesar de ainda se caracterizar pela não rivalidade no consumo.
v