Economia ambiental Flashcards
a economia ambiental atribui valor econômico aos ativos ambientais pela medição da variação do bemestar, provocado pela alteração dos recursos ambientais.
v
a economia ambiental se utiliza de diferentes métodos de valoração econômica do meio ambiente, considerando as suas vantagens e desvantagens para prevenção, mitigação e compensação dos danos causados por desastres ambientais.
v
a economia ambiental estima os valores econômicos para os recursos naturais pela simulação de um mercado hipotético, atribuindo valores para bens ambientais que, tradicionalmente, não possuem preço definido
v
O valor econômico do recurso ambiental (VERA) é igual à soma do seu Valor de Uso Direto (VUD) + Valor de Uso Indireto (VUI) + Valor de Opção (VO) + Valor de não uso ou Valor de existência (VE)
v
Nas técnicas de valoração econômica ambiental, o que recebe valor não é o meio ambiente ou o recurso, mas sim as preferências das pessoas em relação a mudanças de qualidade ou quantidade ofertada do recurso ambiental.
v
Os processos de valoração econômica ambiental visam o manejo e a conservação do meio ambiente, utilizando, para isso, metodologias que permitem levantar o valor intrínseco dos bens e serviços ambientais.
v
A valoração ambiental, segundo a perspectiva neoclássica, fundamenta-se na identificação das utilidades ou desutilidades dos indivíduos relacionadas ao uso dos recursos ambientais, ou seja, suas preferências individuais, expressas por meio de suas disposições a pagar ou de suas disposições a receber.
v
Art. 6º Nos casos de licenciamento ambiental para a ampliação ou modificação de empreendimentos já licenciados, sujeitos a EIA/RIMA, que impliquem em significativo impacto ambiental, a compensação ambiental será definida com base nos custos da ampliação ou modificação.
v
Valor de Existência
- Muitas pessoas se preocupam com a vida selvagem e com as plantas e estão voltadas para a sua conservação, simplesmemte por achar importante a existência de uma grande variedade de espécies.
Valor de Opção
- é o seu potencial para fornecer um benefício econômico para sociedade em algum determinado momento no futuro.
Valor não consumista
produtividade do ecossistema, proteção de águas e recursos hídricos, controle climático, degradação natural de dejetos, relacionamento entre espécies, recreação e ecoturismo, valor educacional científico e indicadores ambientais.
A cobrança de taxas sobre a poluição aumentará os custos da empresa e,portanto, o preço do bem. Essa elevação diminui a quantidade produzida deslocando a curva de oferta para o ótimo social.
v
O conceito de Ótimo Social
O conceito de Ótimo Social está relacionado à busca pelo melhor resultado possível para a sociedade como um todo. Ele representa uma situação em que não é possível melhorar a situação de uma pessoa sem piorar a situação de outra.
No que concerne à questão ambiental, nas ciências econômicas, a teoria neoclássica prerroga sobre o ótimo de alocação de consumo ambiental almejado pela sociedade.
v
Uma taxa pigouviana (também conhecida por imposto pigouviano) - conceito
é um tributo aplicado a uma atividade de mercado que esteja gerando negativas externalidades (custos a alguém que não seja a pessoa a quem o tributo é imposto).
A taxa destina-se a
A taxa destina-se a corrigir uma ineficiência outcome de mercado, e o faz ao ser posta equalitária ao custo social das externalidades negativas. Na presença de externalidades negativas, o custo social de uma atividade de mercado não é coberto pelo custo privado da atividade. Nesse caso, o outcome de mercado eficiente e pode levar a excesso de consumo do produto.[1] Um exemplo frequentemente citado de tal externalidade é a poluição ambiental.[2]
A taxa pigouviana faz com que o produtor internalize o custo da externalidade negativa em seu custo.
v
hipótese de Porter
empresas competitivas respondem à regulamentação ambiental com inovações que aumentam sua produtividade.
Valoração contigente:
Valoração contigente: ÚNICO para Valor de Existência (não-uso). Estima valores de DAA (disposição a aceitar/receber) e DAP (disposição a pagar), levando em conta mercados hipotéticos.
Há um método de valoração econômica ambiental que busca simular cenários, cujas características estejam o mais próximo possível das existentes no mundo real. Essas preferências reveladas nas pesquisas devem refletir decisões que os agentes tomariam de fato caso existisse um mercado para o bem ambiental descrito no cenário hipotético, onde as preferências, do ponto de vista da teoria econômica, devem ser expressas em valores monetários.
Valoração contigente:
Bem público é aquele que possui as características de não rival no consumo e de ser não excludente (ou não exclusivo).
v
Complete o texto a seguir com a alternativa correta. Segundo a literatura em geral o tripé da sustentabilidade organizacional (empresarial) é alcançada por meio da:
Sustentabilidade Econômica, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social
Na microeconomia, uma curva de Engel mostra como a quantidade
procurada de um bem ou serviço altera-se às variações do nível de
rendimento do consumidor.
v
Hiato do produto
= PIB Potencial - PIB Efetivo. Qdo o PIB efetivo é superior ao PIB Potencial trata-se de medida do governos em reduzir a taxa de desemprego (alta produção) porém em contrapartida acarreta o aumento da inflação ( inflação da demanda).