Análise ambiental Flashcards
A Garrafa de Nansen, criada no início do século XX, é um equipamento de medições oceanográficas muito utilizado na amostragem da água de rios a várias profundidades.
f
da água do mar
A Garrafa de Nansen serve para coleta de água do mar, podendo, simultaneamente, medir a temperatura in situ, através de termômetros de reversão acoplados às garrafas.
v
A Garrafa de Nansen Podem obter medidas, tanto de marés quanto de ondas
f
A Garrafa de Nansen
Podem estimar a salinidade da água do mar através de salinômetros indutivos.
v
Garrafa de Nansen
Instrumento para se obter amostras da água do mar em 4.000 metros de profundidade para ser analisada quanto ao seu conteúdo sedimentológico, biológico e químico.
A garrafa é um cilindro de metal ou plástico, preso a um cabo.
Na medição de pH, pode-se usar um termocompensador para corrigir os efeitos da variação de temperatura sobre o eletrodo de membrana de vidro.
v
Os condutivímetros são utilizados na monitoração da água deionizada e em linhas de retorno de condensado.
v
Em um cromatógrafo, a separação dos vários componentes da amostra ocorre na coluna cromatográfica.
v
Amplificação biológica, magnificação biológica ou ampliação biológica é o aumento de concentração de determinados elementos químicos ao longo da cadeia alimentar (DDT e mercúrio entre outros). Este fenômeno ocorre em função de três fatores:
*Segunda Lei da Termodinâmica – é necessário um grande número de elementos do nível trófico anterior para alimentar um determinado elemento do nível trófico seguinte;
*o poluente considerado deve ser recalcitrante ou de difícil degradação;
*o poluente deve ser lipossolúvel.´
As chamadas vitaminas lipossolúveis são aquelas que são solúveis em gordura
O petróleo possui normalmente densidade menor que a da água, e sua cor varia desde o incolor até o preto.
v
A rocha fonte mais importante do óleo é formada por finos sedimentos, soterrados em profundidade mínima de 500 metros.
v
A migração secundária é o nome dado ao movimento dos hidrocarbonetos na direção da superfície nas rochas reservatórios de petróleo.
v
Gasolinas automotivas, naftas, querosene de aviação e querosene é um destilado:
leve
Destilados pesados (citar exemplos)
Óleos combustíveis destilados, óleos minerais pesados, óleos lubrificantes, óleos de flotação pesados, parafinas
O que é um oxidante
Um oxidante é um material que libera oxigênio rapidamente para sustentar a combustão dos materiais orgânicos.
Outro aspecto a considerar é a grande reatividade dos oxidantes com compostos orgânicos. Geralmente essas reações são vigorosas, ocorrendo grandes liberações de calor, podendo acarretar fogo ou explosão. Mesmo pequenos traços de um oxidante podem causar a ignição de alguns materiais, tais como o enxofre, a terebentina, o carvão vegetal, etc.
A incineração catalítica é uma das técnicas de tratamento empregada na indústria química para controle das emissões de
compostos orgânicos voláteis
Os sistemas de incineração catalítica destroem os COVs de forma similar aos incineradores térmicos produzindo uma mistura de dióxido de carbono e água.
v
O poluente aéreo, que é um gás incolor, de forte odor, altamente solúvel em água, formando ácido sulforoso que provoca asfixia intensa e causa prejuízo aos humanos, fauna, flora e materiais, além de ser o principal componente da chuva ácida, é o
dióxido de enxofre (SO2 )
As emissões atmosféricas e os resíduos sólidos gerados em muitos dos processos de refino e em operações de manuseio do petróleo podem causar riscos ao meio ambiente. O gás sulfídrico (H2 S), proveniente da lavagem cáustica, e o catalisador exausto, contendo ácido fosfórico, são exemplos, respectivamente, de emissão atmosférica e de resíduo sólido, que são gerados pelo processo de
polimerização.
A extração multifásica não é adequada para a remoção de derivados do petróleo das zonas insaturadas.
f
O Sistema de Extração Multi-fásica combina as técnicas de bioventilação e remoção de massa a vácuo, possibilitando a extração da fase livre, fase vapor, fase dissolvida na matriz do solo e estimulando o processo de biodegradação natural na zona não saturada
Passagem de amô- nia a nitrito
quem faz são as Nitrossomonas
Petróleo é um composto formado pela transformação de matéria orgânica de origem animal e vegetal, continuamente depositada há milhões de anos no fundo de lagos e oceanos. Essa matéria orgânica inicialmente foi soterrada e sofreu ação degradadora de bactérias anaeróbias. Posteriormente, com a contínua deposição de sedimentos no fundo, os quais, posteriormente, se transformaram em rochas permeáveis, a matéria orgânica sofreu um aumento de pressão e de temperatura que extinguiu as bactérias e provocou uma quebra na sua estrutura molecular, formando hidrocarbonetos líquidos (petróleo bruto ou nafta), gasosos (gás natural) e sólidos (betumes ou asfaltos).
v
Sobre a ação dos dispersantes químicos em derramamentos de óleo no mar, regulamentada pela Resolução Conama n° 269/2000, um conhecimento imprescindível ao Engenheiro Ambiental é que esses dispersantes
são formulações químicas de natureza orgânica, destinadas a reduzir a tensão superficial entre o óleo e a água, auxiliando a dispersão do óleo em gotículas no meio aquoso.
Para a medição de oxigênio dissolvido (OD) na água, é usada, frequentemente, uma sonda tipo Clark (célula eletroquímica) e um medidor, que transforma a corrente produzida pela reação do oxigênio em valores de concentração desse elemento na amostra.
v
temperatura da amostra influencia inversamente a saturação de OD.
v
salinidade não influencia a solubilidade de OD.
f
O quociente entre a massa de vapor d’água e o volume de ar úmido que a contém é um conceito que se refere a
umidade absoluta.
A determinação da cor, turbidez e teor residual de desinfetante deve ser realizada em todas as amostras coletadas para análises microbiológicas.
v
Na água tratada para consumo humano, o parâmetro microbiológico para coliformes totais e Escherichia coli usado como indicador de contaminação fecal e de eficiência de tratamento é “ausência em 0,1 L de amostra”.
v
Em corpos receptores de água, a amostragem deve ser feita, no mínimo, em dois locais: um acima e outro abaixo do ponto de lançamento.
v
Das metodologias abaixo, qual está relacionada com análises de compostos orgânicos?
microextração líquido-líquido
A equação utilizada para calcular a DBO0 no rio após a mistura com um efluente é:
DBO0 = (DBOrioxQrio)+(DBOefluentexQefluente) / (Q rio + Q efluente)
A análise de DQO é realizada por uma etapa de digestão da amostra podendo ser seguida por uma etapa de titulação ou determinação por espectrofotômetro UV/VIS.
v
Considere um efluente com uma razão DBO/DQO igual a 0,8 e assinale a alternativa CORRETA.
Sistemas biológicos de tratamento podem apresentar eficiência satisfatória na redução de carga orgânica desse efluente.
A Resolução Conama nº 430 determina as condições e padrões para efluentes de sistemas de tratamentos de esgotos sanitários. Sobre as condições de lançamento de efluentes, a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) 5 dias, 20°C, deve ser:
Máximo de 120 mg/L, sendo que este limite somente poderá ser ultrapassado no caso de efluente de sistema de tratamento com eficiência de remoção mínima de 60% de DBO, ou mediante estudo de autodepuração do corpo hídrico que comprove atendimento às metas do enquadramento do corpo receptor.
___________ é um processo no qual o solo acumula grande quantidade de óxidos hidratados de ferro ou alumínio, o que modifica a sua composição e a coloração, que se torna avermelhada, com cor de ferrugem.
Laterização
É um processo que decorre, especialmente, do intemperismo __________ que é ocasionado pela água das chuvas ou irrigação.
químico
Solos sujeitos à _____________ tendem a se tornar ácidos e com reduzido percentual de matéria orgânica.
laterização
A exposição do solo ao intenso sol da zona intertropical promove uma espécie de “cozimento” da superfície exposta ao calor durante o longo período de estiagem, tornando-o seco, reduzindo a infiltração, aumentando o escoamento e culminando ____________ da fertilidade.
na redução
O Índice de Qualidade das Águas (IQA) foi desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta visando seu uso para o abastecimento público, após tratamento. Os parâmetros utilizados no cálculo do IQA são em sua maioria indicadores de contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos.
v