Sujeitos do Processo Flashcards
Nos processos judiciais, existem três tipos de capacidade: capacidade de ser parte; capacidade processual e capacidade postulatória. Qual desses 3 tipos de capacidade representa a capacidade que todo e qualquer sujeito com personalidade civil, seja pessoa natural (física) ou jurídica, é capaz de se fazer presente, num processo, como parte, em busca da tutela jurisdicional de seu próprio direito, sendo suficiente que a pessoa se encontre no exercício de seus direitos?
Capacidade de ser parte.
Nos processos judiciais, existem três tipos de capacidade: capacidade de ser parte; capacidade processual e capacidade postulatória. Qual desses 3 tipos de capacidade é tida pelas pessoas que tenham o poder de dar início a um processo judicial, por ato próprio. Normalmente, são os advogados, Defensores Públicos e o Ministério Público?
Capacidade postulatória.
Nos processos judiciais, existem três tipos de capacidade: capacidade de ser parte; capacidade processual e capacidade postulatória. Qual desses 3 tipos de capacidade representa as pessoas que possam buscar a tutela jurisdicional por conta própria, sem necessidade de representação ou assistência, isto é, as que possuam capacidade civil plena?
Capacidade processual.
Em regra, as pessoas incapazes têm um representante legal, seja um dos pais, seja um tutor ou curador previamente designado. Algumas pessoas incapazes, em razão de condições particulares,
não têm representante legal ao tempo do processo, ou vêm a perdê-lo no curso do processo. Para estas pessoas, o juiz nomeará um ___(2p), que terá a incumbência de gerir os interesses do curatelado apenas no processo judicial.
curador especial
Legalmente, a função da curatela especial compete à Defensoria Pública. Todavia, existem comarcas onde não existe unidade da Defensoria ou as unidades na comarca são insuficientes. Nesse caso, a quem o juiz poderá atribuir o encargo de curador especial? (2x)
I - a um advogado privado; ou
II - a um advogado público, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado.
O curador especial do réu, no processo, pode oferecer contestação, reconvenção e suscitar impedimento suspeição do juiz.
Errado. ( O curador especial do réu não poderá oferecer reconvenção.)
Em regra, o cônjuge necessitará do consentimento do outro para propor ação que verse sobre direito real imobiliário. Porém, existe uma exceção em que ele não necessitará do consentimento do outro para a propositura desse tipo de ação. Qual é exceção?
Quando forem casados sob o regime de separação absoluta de bens.
Quem será o responsável por representar em juízo, ativa e passivamente, a massa falida?
Seu administrador judicial.
Quem será o responsável por representar em juízo, ativa e passivamente, a herança jacente ou vacante?
Seu curador.
Quem será o responsável por representar em juízo, ativa e passivamente, o espólio?
Seu inventariante.
O condomínio pode ser representado em juízo, ativa e passivamente, por 2 sujeitos. Quem são eles?
I - seu administrador; ou
II - seu síndico.
Todos os entes federados (União, Estados, DF e Municípios), sem exceção, serão representados em juízo por seus procuradores.
Errado. ( O Município, além de poder ser representado por seu procurador, também pode ser representado por seu prefeito.)
O condomínio será representado em juízo pelo administrador judicial.
Errado. ( O condomínio será representado pelo seu administrador ou seu síndico.) NÃO É ADMINISTRADOR JUDICIAL, ESSE REPRESENTA A MASSA FALIDA.
Quem será o responsável por representar em juízo a pessoa jurídica estrangeira?
O gerente, representante ou administrador de sua filial, agência ou sucursal aberta ou instalada no Brasil.
É dever das partes, no processo, cumprir com exatidão as decisões jurisdicionais, de natureza provisória ou final, e
não criar embaraços à sua efetivação. Como é chamada a conduta da parte que descumpre essa obrigação?
Ato atentatório à dignidade da justiça.
No processo, a parte que descumprir o dever de não praticar inovação ilegal no estado de fato de bem ou direito litigioso estará praticando a conduta chamada de?
Ato atentatório à dignidade da justiça.
O código de Processo Civil, no seu texto, enumera uma série de deveres incumbidos às partes durante o processo. O descumprimento desses deveres pelas partes, a depender de qual seja ele, será enquadrado entre 2 tipos de conduta. Como são chamados esses 2 tipos de conduta?
I - litigância de má-fé; ou
II - ato atentatório à dignidade da justiça.
Para quem será revertida a multa paga em razão de litigância de má-fé?
Para a parte contrária.
Para quem será revertida a multa paga em razão de ato atentatório à dignidade da justiça?
Aos cofres da União ou do Estado.
Para quem será revertida a multa paga em razão de ato atentatório à dignidade da justiça se aplicada na fase de execução?
Para o exequente.
Quando o valor da causa for irrisório ou inestimável, qual será o limite da multa a ser aplicada pela prática de ato atentatório à dignidade da justiça?
Até 10x o salário mínimo.
No processo, como é denominada a conduta da parte que altera a verdade dos fatos?
Litigância de má-fé.
O rol de hipóteses de litigância de má-fé do art. 80 do Código de Processo Civil é um rol exemplificativo.
Errado. ( Rol taxativo.)
De ofício ou a requerimento, o juiz condenará o litigante de má-fé a pagar multa, que deverá ser superior a ___ e inferior a ___ do valor corrigido da causa, a indenizar a parte contrária pelos prejuízos que esta sofreu e a arcar com os honorários advocatícios e com todas as despesas que efetuou.
1% / 10%
O advogado não será admitido a postular em juízo sem procuração, salvo para evitar? (4x)
I - preclusão;
II - decadência;
III - prescrição; ou
IV - para praticar ato considerado urgente.
Em regra, é vedado ao advogado postular em juízo sem procuração. Porém, ele poderá postular em juízo sem procuração se for para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente, devendo ele juntar a procuração posteriormente. Nessa situação, quantos dias ele terá para exibir a procuração?
15 dias, prorrogável por mais 15 dias.
Qualquer advogado tem direito a examinar, em cartório de fórum e secretaria de tribunal, mediante procuração, autos de qualquer processo, independentemente da fase de tramitação, assegurados a obtenção de cópias e o registro de anotações.
Errado. ( Mesmo sem procuração ele terá esse direito.)
Qualquer advogado tem direito a examinar, em cartório de fórum e secretaria de tribunal, mesmo sem procuração, autos de qualquer processo, até mesmo os que tramitam em segredo de justiça, independentemente da fase de tramitação, assegurados a obtenção de cópias e o registro de anotações.
Errado. ( salvo os que tramitam em segredo de justiça, porque nesse caso, somente os advogados das próprias partes poderão
consultar seus autos.)
O pedido de vista dos autos consiste em levá-los consigo em carga. O prazo para que o advogado mantenha sob sua posse os autos do processo é de ___.
5 dias
Qualquer advogado poderá ter vista dos autos fora da repartição.
Errado. ( somente procuradores dos sujeitos do processo.)