Cumprimento de Sentença Flashcards
Antes da Lei 13.105 do Código de Processo Civil de 2015, o direito processual brasileiro tinha por regra a necessidade de dois processos judiciais para a integral satisfação de um direito: um processo de conhecimento e um processo de execução. Atualmente, com o CPC/2015, as fases de conhecimento e de execução não se separam em processos, mas, sim, em fases de um mesmo processo. Essa mudança trata-se da teoria chamada de?
Teoria do sincretismo processual.
O cumprimento de sentença, no processo sincrético, consiste na fase de execução do processo. Portanto, depois que um direito for certificado em ação judicial, não se fala mais em
“processo de execução”, mas, sim, em cumprimento de sentença.
Correto.
Como são chamados os títulos executivos que são os produzidos com atividade do Poder Judiciário (decisões judiciais, acordos homologados pelo juiz)?
TÍTULOS EXECUTIVOS JUDICIAIS.
Antes da Lei 13.105 do Código de Processo Civil de 2015, o direito processual brasileiro tinha por regra a necessidade de dois processos judiciais para a integral satisfação de um direito: um processo de conhecimento e um processo de execução. Atualmente, com o CPC/2015, as fases de conhecimento e de execução não se separam em processos, mas, sim, em fases de um mesmo processo, não sendo possível mais a tramitação de um processo de execução de forma autônoma.
Errado. ( Continuam existindo, após a entrada em vigor do CPC de 2015, certos processos autônomos de execução.)
A diferença entre a necessidade de cumprimento de sentença e de processo de execução é muito simples.
I - Haverá ___(2p) quando existir um título executivo judicial; e
II - Haverá ___(2p) quando existir um título executivo extrajudicial.
I - cumprimento de sentença
II - processo de execução
Haverá processo de execução (autônomo, desvinculado de qualquer outro processo) quando existir um título executivo extrajudicial. Porém, a existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.
Correto.
O juiz, depois do trânsito em julgado da sua sentença que reconhece o dever de pagar quantia, provisório ou definitivo, iniciará de ofício a fase do cumprimento de sentença.
Errado. ( O juiz não pode, depois do trânsito em julgado da sua sentença, iniciar de ofício a fase do cumprimento. Para que tal fase tenha início, deverá o exequente(credor) requerer, por petição simples, que o cumprimento de sentença seja iniciado.)
Em regra, o juiz não pode, depois do trânsito em julgado da sua sentença, iniciar de ofício a fase do cumprimento. Porém, existe uma exceção em que o juiz poderá dar início a fase de cumprimento de sentença de ofício. Essa exceção ocorrerá quando a sentença reconhecer a obrigação de? (3x)
I - fazer;
II - não fazer; ou
III - entregar coisa.
O devedor será intimado para cumprir a sentença pelo Diário da Justiça, pessoalmente.
Errado. ( Ele será intimado na pessoa de seu advogado constituído nos autos.)
Quando o devedor tiver sido representado, no processo, pela Defensoria Pública ou quando não tiver procurador constituído nos autos, então por qual meio será feita a sua intimação para o cumprimento da sentença?
Pelos Correios, mediante carta com aviso de recebimento.
Quando o réu revel tiver sido citado por edital na fase de conhecimento, sua intimação no cumprimento de sentença também será mediante edital.
Correto.
Somente a decisão homologatória de autocomposição judicial será considerada um título executivo judicial, ou seja, a decisão homologatória de autocomposição extrajudicial não gerará título executivo judicial por ser uma autocomposição extrajudicial.
Errado. ( Qualquer homologação de acordo (autocomposição), seja ele judicial ou extrajudicial, constitui título executivo judicial.)
As decisões proferidas no processo civil que reconheçam a exigibilidade de obrigação de pagar quantia, de fazer, de não fazer ou de entregar coisa gerarão título executivo extrajudicial ou título executivo judicial?
Título executivo judicial.
A sentença arbitral, por não ser produzida por atividade jurisdicional, não constituirá título executivo judicial.
Errado. ( A sentença arbitral é título executivo judicial, embora não seja produzida por atividade jurisdicional.)
Como regra, qual será o juízo competente para dar início a fase de cumprimento de sentença?
O primeiro órgão jurisdicional que apreciou a causa na fase de conhecimento.
Como regra geral, o devedor será INTIMADO para o cumprimento de sentença. Porém, existem 3 tipos de decisões/sentenças em que o devedor será CITADO para o cumprimento de sentença. Quais são eles?
I - Sentença arbitral;
II - Sentença penal; ou
III - Decisão estrangeira.
Somente os títulos de crédito extrajudiciais podem ser protestados no Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos, ou seja, os títulos de crédito judiciais não podem ser protestados.
Errado. ( Todos os títulos executivos podem ser protestados no Tabelionato, quer os judiciais, quer os extrajudiciais.)
A autocomposição (conciliação/mediação) em sede de cumprimento de sentença pode envolver pessoa estranha à fase de conhecimento e pode abranger relação jurídica não discutida em tal fase (sem limitações subjetivas ou objetivas para a autocomposição).
Correto.
As disposições sobre o processo de execução autônoma aplicam-se supletivamente ao ___(2p).
cumprimento de sentença
O cumprimento de sentença pode ser provisório ou definitivo.
O cumprimento de sentença ___ ocorre quando a decisão judicial exequenda é objeto de recurso sem efeito suspensivo.
Já o cumprimento de sentença ___ ocorre quando a respectiva decisão já tiver transitado em julgado.
provisório / definitivo
Decisão judicial transitada em julgado poderá ser levada a protesto após o prazo de ___(2p) para pagamento voluntário.
quinze dias
O cumprimento de sentença de obrigação de fazer, não fazer, entregar coisa e pagar quantia certa poderá ser iniciado de ofício pelo juiz.
Errado. ( O cumprimento de sentença de PAGAR QUANTIA CERTA depende de requerimento do exequente, sempre, para ter início, ou seja, NÃO PODE SER INICIADO DE OFÍCIO PELO JUIZ. Já o cumprimento de sentença das demais obrigações (fazer, não fazer e entregar coisa) podem ser iniciados de ofício pelo juiz.)
O cumprimento da sentença poderá ser promovido em face do fiador, do coobrigado ou do corresponsável, ainda que não tenha participado da fase de conhecimento.
Errado. ( O cumprimento da sentença não poderá ser promovido em face do fiador, do coobrigado ou do corresponsável que não tiver participado da fase de conhecimento.)
A exceção de pré-executividade pode ser oposta mediante simples petição.
Correto.
No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do
exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de ___(2p), acrescido de custas, se houver.
15 dias
No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do
exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver. Não ocorrendo pagamento voluntário no prazo de 15 dias, o débito será acrescido de multa de ___(porcentagem) e, também, de honorários de advogado de ___(porcentagem).
10% / 10%
Como são chamados os atos processuais que são aqueles destinados à expropriação de bens do executado, isto é, tomar-lhe bens que sejam suficientes para o integral pagamento do débito?
Atos expropriatórios.
O juiz não pode, depois do trânsito em julgado da sua sentença, iniciar de ofício a fase do cumprimento de obrigação de pagar quantia certa. Para que tal fase tenha início, deverá o
exequente requerer, por petição simples, que o cumprimento de sentença seja iniciado. Após o requerimento do exequente, o executado/devedor receberá um prazo de 15 dias para PAGAMENTO VOLUNTÁRIO. Se passados os 15 dias o devedor não pagar nada, será expedido, desde logo, mandado
de penhora e avaliação, seguindo-se os atos de expropriação.
Correto.