Recursos Flashcards
Como é chamado o princípio processual que dispões que contra uma decisão judicial específica, se couber recurso, haverá um único recurso cabível. Não será possível a interposição de dois ou mais recursos contra a mesma decisão ao mesmo tempo. Cada recurso tem uma função específica, uma natureza?
PRINCÍPIO DA UNIRRECORRIBILIDADE (ou SINGULARIDADE).
Como é chamado o princípio processual que dispõe que o recurso deve ser discursivo e dialético, indicando quais são
os segmentos da decisão que deseja impugnar e as razões que justificam tal impugnação?
PRINCÍPIO DA DIALETICIDADE.
Como é chamado o princípio processual que dispõe que, em regra, os recursos são interpostos somente em razão da vontade das partes, ou seja, a matéria decidida não será reanalisada a menos que alguma das partes apresente o recurso cabível?
PRINCÍPIO DA VOLUNTARIEDADE.
Como é chamado o princípio processual que dispões que, em regra, a parte que recorrer não poderá ter o mérito da decisão piorado contra ela própria?
PRINCÍPIO DA PROIBIÇÃO DA REFORMATIO IN PEJUS.
Como é chamado o princípio processual que dispões que, em alguns casos, o equívoco da interposição de um recurso inaplicável ao caso pode ser sanado pelo recebimento desse recurso errado como se ele fosse o recurso certo, ou seja, trata-se de receber um recurso errado como se fosse outro: o recurso correto?
PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE.
Como é denominado o termo técnico dado ao órgão judicial que proferiu a decisão recorrida e remete o recurso à instância superior (Juízo Inicial)?
Juízo a quo.
Como é chamado o termo técnico dado ao órgão judicial que analisará o recurso interposto e remetido (Juízo Final)?
Juízo ad quem.
O efeito suspensivo é uma exceção nos recursos, só podendo ser
concedido em restritas hipóteses legais. O efeito suspensivo consiste na suspensão dos efeitos da decisão recorrida até que o juízo ad quem julgue o recurso interposto para decidir se
reforma, ou não, a decisão recorrida.
Correto.
Como é chamado o recurso ordinário que possui efeito suspensivo como regra geral?
Apelação.
Como é chamado o efeito dos recursos que dispõe que o recurso interposto por uma das partes poderá ser aproveitado pelos litisconsortes dessa parte recorrente, a menos que os interesses dos litisconsortes sejam distintos/opostos?
EFEITO EXTENSIVO.
Como é chamado o efeito recursal que ocorre sempre que o juiz resolve retratar-se de uma decisão proferida anteriormente, reconsiderando-a e modificando seus termos?
EFEITO REGRESSIVO.
Será considerado ___ o ato praticado antes do termo inicial do prazo.
tempestivo
Quando a prática de ato incompatível com a vontade de recorrer for antes da interposição do recurso, será caso de ___(2p).
Quando a prática de ato incompatível com a vontade de recorrer for depois da interposição do recurso, ficará configurada a ___(2p).
renúncia tácita / desistência tácita
Todos os recursos devem, além de ter forma escrita, vir acompanhados das razões recursais, com toda a fundamentação jurídica destinada a convencer o juízo ad quem a substituir
a decisão recorrida.
Correto.
De acordo com o princípio da taxatividade, somente serão cabíveis os recursos expressamente elencados em lei. Quais são os recursos cabíveis elencados no CPC brasileiro? (9x)
I – apelação; II – agravo de instrumento; III – agravo interno; IV – embargos de declaração; V – recurso ordinário; VI – recurso especial; VII – recurso extraordinário; VIII – agravo em recurso especial ou extraordinário; IX – embargos de divergência.
O recurso adesivo não é um recurso propriamente dito. Na verdade, o recurso adesivo nada mais é que uma forma de interposição de outro recurso. Quando uma das partes interpõe um recurso, é possível que a outra tome duas atitudes:
• Interponha recurso autônomo, totalmente desvinculado do recurso da outra parte; ou
• Interponha o mesmo recurso, mas na modalidade adesiva, de modo que seu recurso será aderente ao recurso da outra parte, isto é, a ele vinculado.
O recurso adesivo somente será possível quando o recurso principal (da outra parte) for um dentre 3 tipos de recurso. Quais são eles?
I - apelação;
II - recurso especial; ou
III - recurso extraordinário.
O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso.
Correto.
Caberá recurso também dos despachos.
Errado. ( Dos despachos não cabe recurso.)
O prazo para interposição de recurso inicia-se quando o advogado da parte, ou seu representante judicial específico (Defensoria, Procuradoria, MP) for?
Intimado da decisão sujeita a recurso.
Como é chamado a despesa processual que é um valor destinado a cobrir os gastos do transporte dos autos físicos da unidade judiciária de origem para o tribunal, e vice-versa?
Porte de remessa.
Para interposição de recurso, o preparo deverá ser recolhido dentro do prazo recursal.
Errado. ( o preparo deve ser comprovado no ato de interposição do recurso.)
Se na interposição de recurso houver a falta de preparo: ausência de pagamento de custas processuais e/ou porte de remessa e retorno, quando devidos, ocorrerá o fenômeno chamado de?
Deserção.
Quais são os órgãos e entes que são dispensados de preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, na interposição de recursos? (6x)
I - Ministério Público; II - União; III - Distrito Federal; IV - Estados; V - Municípios; e VI - Autarquias.
Na interposição de recursos, as fundações públicas de direito público, por serem qualificáveis como “fundações autárquicas”, também gozam do privilégio da isenção de preparo.
Correto.
Na interposição de recurso, a insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de ___.
5 dias
Na interposição de recurso, o recolhimento do porte de remessa e de retorno deve ser efetuado tanto no processo em autos físicos quanto no processo em autos eletrônicos.
Errado. ( É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos.)
Na interposição de recurso, se a parte recolher parte do valor do preparo, mas não o recolher por inteiro, ela terá ___(prazo) para complementar o valor do preparo, pagando o que estiver faltando.
cinco dias
Na interposição de recurso, se a parte simplesmente se esquece de recolher o preparo, e não recolhe um centavo sequer, o relator dará um prazo razoável (não definido em lei) para que a parte recolhe o preparo em dobro.
Correto.
Na interposição de recurso, provando o recorrente justo impedimento, o relator relevará a pena de deserção, por decisão irrecorrível, fixando-lhe prazo de ___ para efetuar o preparo.
5 dias
Na interposição de recurso, o equívoco no preenchimento da guia de custas não implicará a aplicação da pena de deserção, cabendo ao relator, na hipótese de dúvida quanto ao recolhimento, intimar o recorrente para sanar o vício no prazo de ___.
5 dias
Contra a decisão que indeferir a gratuidade de justiça ou a que acolher pedido de sua revogação caberá ___(recurso), exceto quando a questão for resolvida na sentença, contra a qual caberá ___(recurso).
agravo de instrumento / apelação
Qual será o recurso cabível contra a decisão do relator que indeferir a gratuidade de justiça em grau de recurso?
Agravo interno.
Contra decisão obscura ou contraditória caberá qual recurso?
Embargos de declaração.