Preclusão / Do Juiz e dos Auxiliares da Justiça Flashcards

1
Q

A eficácia dos atos processuais pode ser contestada em face do apontamento de o ato ser nulo, anulável ou inexistente. Quando o ato processual é inteiramente praticado, mas o vício dele é grave, e notoriamente tem potencial de causar prejuízo a alguém, então esse ato é considerado?

A

Ato Nulo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A eficácia dos atos processuais pode ser contestada em face do apontamento de o ato ser nulo, anulável ou inexistente. Quando o vício do ato processual não é presumido como grave, e pode, em grande parte dos casos, não causar prejuízo a ninguém, esse ato será considerado?

A

Ato Anulável.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A eficácia dos atos processuais pode ser contestada em face do apontamento de o ato ser nulo, anulável ou inexistente. Quando o ato processual não é inteiramente praticado, faltando algum pressuposto essencial para sua formação, então esse ato será considerado?

A

Ato Inexistente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quanto ao ato nulo, a doutrina trabalha com 2 tipos. Quais são eles?

A

I - nulidade absoluta; e

II - nulidade relativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quanto ao ato nulo, a doutrina trabalha com nulidade absoluta e nulidade relativa. Se enquadra em qual tipo de nulidade o ato processual que fere um preceito de ordem pública, que deveria obrigatoriamente ser observado, porque extrapola o âmbito do interesse das partes?

A

Nulidade absoluta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quanto ao ato nulo, a doutrina trabalha com nulidade absoluta e nulidade relativa. Se enquadra em qual tipo de nulidade o ato processual que é praticado em desacordo com normas, mas essa irregularidade prejudica principalmente a parte, pouco interessando à ordem pública. Logo, o ato pode ser convalidado (confirmado/ratificado) pela própria parte em tese prejudicada?

A

Nulidade relativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Uma pretensão processual da parte precluirá se ela não apresentar essa pretensão no tempo que a lei apontar como oportuno. Passado esse tempo, a questão (pretensão) processual da parte será acobertada pela preclusão, e não mais poderá ser levantada no processo. A doutrina consagra várias espécies de preclusão. Como é denominada a preclusão que diz respeito à prática do ato processual, ou seja, uma vez praticado o ato, a parte não pode praticá-lo novamente?

A

PRECLUSÃO CONSUMATIVA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Uma pretensão processual da parte precluirá se ela não apresentar essa pretensão no tempo que a lei apontar como oportuno. Passado esse tempo, a questão (pretensão) processual da parte será acobertada pela preclusão, e não mais poderá ser levantada no processo. A doutrina consagra várias espécies de preclusão. Como é denominada a preclusão em que o ato processual deixa de ser praticado pela parte no prazo dado pela lei?

A

PRECLUSÃO TEMPORAL.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Uma pretensão processual da parte precluirá se ela não apresentar essa pretensão no tempo que a lei apontar como oportuno. Passado esse tempo, a questão (pretensão) processual da parte será acobertada pela preclusão, e não mais poderá ser levantada no processo. A doutrina consagra várias espécies de preclusão. Como é denominada a preclusão em que a prática de determinado ato causa a preclusão de outros atos, porque o primeiro ato, em razão de sua finalidade e de sua repercussão no processo, é logicamente incompatível com o outro ato?

A

PRECLUSÃO LÓGICA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Uma pretensão processual da parte precluirá se ela não apresentar essa pretensão no tempo que a lei apontar como oportuno. Passado esse tempo, a questão (pretensão) processual da parte será acobertada pela preclusão, e não mais poderá ser levantada no processo. A doutrina consagra várias espécies de preclusão. Como é denominada a preclusão que é considerada sinônimo técnico de coisa julgada material. Trata-se da perda
de possibilidade de qualquer discussão sobre alguma matéria, por já ter sido integralmente dirimida pelo Poder Judiciário?

A

PRECLUSÃO MÁXIMA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Uma pretensão processual da parte precluirá se ela não apresentar essa pretensão no tempo que a lei apontar como oportuno. Passado esse tempo, a questão (pretensão) processual da parte será acobertada pela preclusão, e não mais poderá ser levantada no processo. A doutrina consagra várias espécies de preclusão. Como é denominada a preclusão que aplica-se ao juiz, que não pode conhecer duas vezes de questão já decidida uma vez?

A

PRECLUSÃO PRO JUDICATO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A forma dos atos processuais, caso não seja observada de maneira rigorosa, não causará a nulidade do ato se a sua finalidade for atingida.
Esse parágrafo traduz qual princípio do processo civil?

A

Princípio da instrumentalidade das formas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Será nulo, anulável ou inexistente o processo quando o membro do Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir?

A

Será NULO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quando os atos de comunicação do processo (intimações e citações) forem realizados de forma ilegal, haverá nulidade relativa.

A

Errado. ( nulidade absoluta.)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

É possível, no processo civil, uma nulidade absoluta ser convalidada caso ela não cause prejuízo?

A

Sim.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Ao pronunciar a nulidade, o juiz declarará que atos são atingidos e ordenará as providências necessárias a fim de que sejam ___ ou ___.

A

repetidos / retificados

17
Q

Será aplicada multa a quem cometer ato atentatório à dignidade da justiça. Essa multa poderá ser de até ___ do valor da causa.

A

20%

18
Q

É dever do juiz determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, exceto nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária.

A

Errado. ( INCLUSIVE nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária.)

19
Q

No processo civil, a realização de conciliação (autocomposição) pode ocorrer em qualquer momento processual, até mesmo após a sentença.

A

Correto.

20
Q

É vedado ao juiz, no processo, alterar a ordem de produção das provas.

A

Errado.

21
Q

No processo, será aplicada multa a quem praticar ato atentatório à dignidade da justiça ou litigância de má-fé. A multa por ato atentatório à dignidade da justiça será de até ___ sobre o valor da causa e a multa para litigância de má-fé variará entre ___ sobre o valor da causa.

A

20% / 1% a 10%

22
Q

É possível que o magistrado (juiz de primeiro grau, desembargador ou ministro) seja pessoalmente responsabilizado, civil e regressivamente, por um ato ou manifestação. Porém, para ser responsabilizado o magistrado tem que ter agido com? (2x)

A

I - dolo; ou

II - fraude.

23
Q

O juiz será civil e regressivamente responsabilizado quando recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providência que deva ordenar de ofício ou a requerimento da parte. Porém, para que o magistrado seja responsabilizado, a parte tem que ter requerido ao juiz que determinasse a providência, e o juiz não o cumpra no prazo de?

A

10 dias.

24
Q

O juiz tiver recebido alguma doação, a qualquer título, de uma das partes envolvidas no processo, ficará configurado sua suspeição.

A

Errado. ( Nesse caso, será configurado o IMPEDIMENTO do magistrado.)

25
Q

No prazo de ___, a contar do conhecimento do fato, a parte alegará o impedimento ou a suspeição, em petição ___ dirigida ao juiz do processo, na qual indicará o fundamento da recusa, podendo instruí-la com documentos em que se fundar a alegação e com rol de testemunhas.

A

15 dias / específica

26
Q

Quando atuar no processo como custos legis (fiscal da lei) o Ministério Público poderá produzir provas, requerer as medidas processuais pertinentes, mas não poderá recorrer.

A

Errado. ( Nesse caso, o MP poderá produzir provas, requerer as medidas processuais pertinentes e recorrer.)

27
Q

O Ministério Público gozará de prazo em dobro para manifestar-se nos autos, que terá início a partir de sua intimação pessoal. Essa intimação pessoal do MP deve ser feita por quais meios? (3x)

A

I - carga;
II - remessa; ou
III - meio eletrônico.

28
Q

Empresas públicas, sociedades de economia mista e concessionárias e permissionárias de serviços públicos não recebem representação judicial de advogados públicos. Estas entidades e sociedades, por se enquadrarem em regime jurídico de direito privado, devem contratar seus próprios advogados (privados).

A

Correto.

29
Q

O juiz não pode proferir decisão de natureza diversa da pedida, bem como condenar a parte em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado. Essa é uma expressão de qual princípio do processo civil?

A

Princípio da Adstrição ou Congruência.

30
Q

Caso verifique que o Ministério Público não foi intimado em processo que envolva interesse de incapaz, o juiz deverá, com base nos princípios da celeridade e da eficiência, decretar a nulidade do processo, intimando o Ministério Público da decisão.

A

Errado. ( Neste caso, a nulidade só pode ser decretada após a intimação do Ministério Público.)

31
Q

O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30
(trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal e nos processos que envolvam? (3x)

A

I - interesse público ou social;
II - interesse de incapaz; ou
III - litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana.

32
Q

Os integrantes das funções essenciais à justiça, Ministério Público; Defensoria Pública e Advocacia Pública, todos eles possuem prazo em dobro para se manifestar em processos. A partir de que momento esse prazo começa a fluir?

A

Com a intimação pessoal.

33
Q

Os integrantes das funções essenciais à justiça, Ministério Público; Defensoria Pública e Advocacia Pública, todos eles possuem prazo em dobro para se manifestarem nos processos. Porém, existe uma exceção em que esses entes públicos não possuirão o prazo em dobro para se manifestarem. Qual é essa exceção?

A

Não possuirão prazo em dobro quando a lei estabelecer, de forma expressa, prazo próprio para o ente público.

34
Q

O juiz pode declarar-se suspeito por motivo de foro íntimo, sendo-lhe obrigatório, para tanto, indicar as suas razões.

A

Errado. ( Não é obrigatória a indicação das razões da suspeição fundada em foro íntimo.)

35
Q

Quando figurar como parte cliente do escritório de advocacia do cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, do juiz, então configurará o impedimento ou a suspeição desse juiz?

A

Impedimento.

36
Q

Há impedimento do juiz quando figurar como parte cliente do escritório de advocacia de seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o
terceiro grau, exceto se o cliente for patrocinado por advogado de outro escritório.

A

Errado. ( Haverá o impedimento do juiz mesmo que o cliente seja patrocinado por advogado de outro escritório.)

37
Q

Quando qualquer das partes for credora ou devedora do juiz ou de seu cônjuge ou companheiro ou de parentes destes, em linha reta até o terceiro grau, então estará configurado o impedimento ou a suspeição do magistrado?

A

Suspeição.