Síndrome Álgica 2 - Cefaleias Flashcards
Como deve ser feita a profilaxia dos contatos próximos, na meningite bacteriana?
Rifampicina na dose de 10 mg/kg de 12/12 horas para crianças e 600 mg de 12/12 horas para adultos, durante dois dias.
Deve ser feita para o próprio paciente, no momento da alta e para os contactantes íntimos (aqueles que podem ter tido contato com a saliva do paciente - familiares, crianças da mesma creche e profissionais de saúde que tenham feito coisas como intubação e aspiração de vias aéreas).
Qual o tipo de cefaleia é unilateral, com fotofobia e duração no intervalo entre 4 e 72 horas.
Migrânea.
Duração de 4 a 72 horas e não mais que isso. Deve-se ter história de pelo menos 5 episódios semelhantes anteriores, em geral se inicia na infância/adolescência.
Qual o tipo de cefaleia que afeta a região bifrontotemporal, de catáter contínuo de “dor em faixa” ou “em aperto”, não associada à náuseas, vômitos, fotofobia ou latejamento?
Cefaleia tensional.
Qual o tipo de cefaleia é caracterizada por uma dor mais profunda, em geral retro-orbital, muitas vezes de intensidade excruciante, não flutuante e de característica explosiva?
Cefaleia em salvas.
Os pacientes tendem a deslocar-se durante as crises, andando, balançando ou esfregando a cabeça para alívio; alguns podem mesmo se tornar agressivos. Este é um grande contraste em relação aos pacientes com enxaqueca, que preferem permanecer quietos durante a crise.
A cefaleia em salvas está associada a sintomas ipsilaterais de ativação autonômica parassimpática craniana: hiperemia conjuntival ou lacrimejamento, rinorreia ou congestão nasal ou disfunção simpática craniana, como ptose.
Paciente tabagista, em uso de ACO, apresentando quadro de cefaleia de forte intensidade e sinal do delta vazio na TC de crânio. Diagnóstico?
Trombose venosa cerebral.
Característica de início recente, de forte intensidade e refratária à analgesia.
Qual medicação de escolha para profilaxia da enxaqueca?
Betabloqueadores.
Outras opções são a amitriptilina e nortriptilina (antidepressivos tricíclicos), ácido valproico e topiramato (anticonvulsivantes) e flunarizina e verapamil (bloqueadores dos canais de cálcio).
Os triptanos, são medicações utilizadas APENAS para o tratamento abortivo da crise, sendo inclusive as drogas de escolha para tal fim, já que levam à vasocontrição preferencial dos vasos cerebrais e meníngeos.
Cite 3 indicações para realização de neuroimagem diante de uma criança com cefaleia.
- Mudança no comportamento da criança;
- Cefaleia que acorda a criança durante o sono;
- Aumento de intensidade da dor.
Causa mais provável de hipertensão intracraniana na criança?
Tumores primários do SNC
Que representam o segundo tipo de câncer mais comum na faixa etária pediátrica. O primeiro tipo mais comum é a LLA - Leucemia Linfoblástica Aguda.
Qual classe de droga deve-se fazer o uso no início do quadro de exaqueca, para alíivio dos sintomas?
Triptanos (ex.: sumatriptano).
Sabe-se que quanto mais precocemente o tratamento abortivo for iniciado (ex.: logo após o término da aura, bem como no comecinho da dor), maior será sua eficácia. A toxina botulínica foi considerada ineficaz no tratamento da enxaqueca em vários ensaios clínicos.
Cefaleia crônica em paciente com mais de 50 anos, desencadeada pela mastigação (angina mastigatória), diagnóstico?
Arterite temporal.
A principal síndrome vasculítica do adulto. Contemplam o diagnóstico, a presença de:
(1) sinais e sintomas da polimialgia reumática (uma síndrome autoimune que, apesar de ser independente, costuma ser encontrada em até 40% dos portadores de arterite temporal, com sua típica dor e rigidez ao nível do pescoço e das cinturas escapular e pévica).
(2) VHS aumentado.
O tratamento de escolha é a corticoterapia, que produz uma resposta dramática no quadro clínico.
Quais as principais contraindicações para a punção lombar imediata?
1) evidência de aumento da PIC (que não seja abaulamento da fontanela), como paralisia do 3º ou 6º nervo craniano com diminuição do nível de consciência, ou hipertensão e bradicardia com anormalidades respiratórias;
2) comprometimento cardiopulmonar grave que requer, imediatamente, medidas de ressuscitação por choque ou em pacientes nos quais o posicionamento para a PL iria comprometer ainda mais a função cardiopulmonar.
3) Infecção da pele sobre o local da PL.
Qual medicação indicada para o tratamento da neuralgia do trigêmio?
Carbamazepina.
Pleocitose linfomonocítica, hiperproteinorraquia (entre 100-500 mg/dL) e hipoglicorraquia (glicose < 40 md/dL), sispeitar de … ?
Meningoencefalite tuberculosa.
Uma das principais etiologias de meningite crônica. Deve-se suspeitar principalmente quando o paciente estiver com cefaleia crônica, vômitos e febre persistente.
Diante te tal suspeita, é mandatório realizar tanto um exame de neuroimagem quanto um exame de punção liquórica.
Por que o envolvimento meníngeo da TB se associa à ocorrência de comprometimento de múltiplos pares cranianos?
Pois geralmente predomina nas meninges da base do encéfalo (meningite basal).
Pode haver também obstrução do sistema liquórico em seus aquedutos infratentoriais, o que justifica o aparecimento de hidrocefalia e hipertensão intracraniana (ex.: papiledema no fundo de olho).
Dentre as neoplasias primárias do SNC, a que mais cursa com sangramento tumoral é … ?
Glioblastoma multiforme ou GBM. Justamente o tumor primário do SNC mais comum e, infelizmente, o de pior prognóstico.
Porém, os tumores cerebrais mais comuns são as metástases! Elas chegam a ser 20x mais comuns que os tumores primários do SNC.