Puberdade / Hebiatria Flashcards
Em 2018, a vacina HPV quadrivalente está disponível PARA QUAL POLPULAÇÃO?
sexo feminino de 9 a 14 anos + masculino de 11 a 14 anos de idade
Em 2018, a vacina HPV, QUANTAS DOSES?
2 (duas) doses (0 e 6 meses).
A realização compulsória do exame físico completo em todas as consultas, NECESSÁRIO?
Alternativamente ao exame direto dos genitais e mamas, as figuras com os estágios de maturação sexual podem ser mostradas ao adolescente, que informa em qual dos estágios ele acha que se encontra.
A adolescência, como é dividida?
adolescência inicial (dos 10 aos 13 anos), adolescência média (dos 14 aos 16 anos) e adolescência final (dos 17 aos 20 anos).
Há três condições que justificam a quebra do sigilo: QUAIS?
Dever legal, justa causa e autorização do paciente
Em pediatria, algumas situações são de justa causa:
gravidez, abuso de álcool ou drogas, qualquer forma de abuso ou violência, existência de doença grave, recusa de tratamento, tratamento de alta complexidade e risco para o menor ou para terceiros.
eventos normais que ocorrem puberdade:
Aumento da resistência à insulina. O próprio GH modula a sensibilidade à insulina. Em situações de excesso de GH ocorre hiperinsulinemia e resistência à insulina, por exemplo, na puberdade.
eventos normais que ocorrem puberdade:
A partir dos 6 meses de idade há uma redução dos níveis de LH e FSH, que permanecem baixos até o início da puberdade
eventos normais que ocorrem puberdade:
Em dado momento, os fatores chamados permissivos (IGF-1, por exemplo) atuam sobre o sistema hipotálamo-hipófise-ovário (HHO), provocando aumento da frequência e amplitude da produção de hormônio liberador das gonadotrofinas (GnRH) pelos neurônios hipotalâmicos que ativam receptores específicos desencadeando o aumento da produção de LH e FSH.
eventos normais que ocorrem puberdade:
Na fase inicial da puberdade, além da elevação dos níveis séricos dos esteroides sexuais, há um aumento na frequência e na amplitude dos pulsos de GH, com aumento de duas a até dez vezes a quantidade de GH secretada a cada pulso, o que aumenta a produção de IGF-1 pelo fígado.
A puberdade pode ser dividida em dois eventos principais:
adrenarca e gonadarca.
A adrenarca:
ocorre em resposta à estimulação do eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal, havendo crescimento na produção de androgênios, entre eles a DHEA.
eventos normais que ocorrem puberdade:
eventos deflagradores da puberdade é o aumento das gonadotrofinas hipofisárias por ativação ou desinibição dos neurônios hipotalâmicos secretores de LHRH. Com a adrenarca e a produção de androgênios como DHEA e SDHEA acaba contribuindo para a desinibição do hipotálamo, permitindo assim, pulsos noturnos cada vez mais frequentes de LHRH e posteriormente de LH.
A espermarca ocorre quando:
o volume testicular está em torno de 10 a 12 ml, em média. estágio 3-4 de Tanner.
Antes do início da puberdade o volume testicular:
é de 1 a 3 ml
Causas patológicas para a ginecomastia incluem:
índrome de Klinefelter, (esteroides anabolizantes), (bloqueadores H2, psicotrópicos), doença tireoideana, tumor e a exposição a estrogênios exógenos.
Nas meninas, os estrogênios SÃO RESPONSÁVEIS:
desenvolvimento das mamas, aumento dos grandes e pequenos lábios, aumento e redistribuição da gordura corporal, com predomínio na região do quadril.