Convulsão febril e epilepsia Flashcards
A convulsão febril
é toda convulsão que ocorre em vigência de doença infecciosa febril (excluindo-se as infecções do SNC, como meningites e encefalite e os desequilíbrios hidroeletrolíticos), com temperatura maior ou igual a 38ºC (embora a elevação da temperatura possa ocorrer somente após a crise)
As principais características de uma crise febril simples ou típica são:
faixa etária de 6 meses a 5 anos; crise do tipo tônico-clônica generalizada; duração inferior a 15 minutos; sonolência breve no período pós-ictal e crise única em 24 horas.
A punção lombar, INDICAÇÃO EM TODA CONVULSÃO FEBRIL?
NÃO.
A punção lombar, INDICAÇÕES:
a) caso não seja identificada a causa infecciosa responsável pelo quadro;
A punção lombar, INDICAÇÕES:
b) se a criança entrar em estado de mal epiléptico (crise com duração superior a 30 minutos ou várias crises reentrantes sem recuperação da consciência entre elas)
A punção lombar, INDICAÇÕES:
c) ou se observar qualquer sinal de alerta (toxemia, crise convulsiva complexa, nível de consciência muito reduzido após a crise)
A punção lombar, INDICAÇÕES:
a) crianças abaixo de 6 meses com convulsão + febre;
A punção lombar, INDICAÇÕES:
b) crianças entre 6 e 12 meses com convulsão + febre a punção pode ser realizada se houver sinais de irritação meníngea ou outra anormalidades neurológicas;
A punção lombar, INDICAÇÕES:
c) presença de primeira crise febril complexa
A punção lombar, INDICAÇÕES:
d) presença de letargia persistente;
A punção lombar, INDICAÇÕES:
e) crise febril em crianças acima de 5 anos.
A epilepsia, CARACTERÍSTICAS:
é uma doença crônica, caracterizada pela recorrência de crises convulsivas de natureza afebril, na grande parte dos casos.Se não houver fator de risco, a chance de recorrência é de 12% e na presença de um fator de risco, 25 a 50%.
sinais de comprometimento do sistema nervoso central.:
desvio ocular para cima, movimentos clônicos localizados no membro superior esquerdo, cianose e sialorreia. Apresenta-se em regular estado geral e sonolento ao exame físico.
DIAGNÓSTICO?
Meningite
Sempre que nos depararmos com uma criança menor de 5 anos, com crise convulsiva: PENSAR:
1) crise sintomática por meningoencefalite viral/bacteriana; 2) crise febril, associada processo infeccioso extracraniano e 3) primeira crise convulsiva de uma epilepsia crônica futura.