PROCEDIMENTOS Flashcards

1
Q

No acesso venoso central percutâneo, em qual veia se observa maior facilidade e sucesso e menor índice de complicações?

A

A veia jugular interna é a veia mais segura para obtenção de acesso venoso central, pois sua localização anatômica possibilita compressão nos casos de punção arterial equivocada (diferentemente da localização da veia subclávia) e também dificulta a punção pleural e desenvolvimento de pneumotórax iatrogênico (diferentemente da localização da veia subclávia). Além disso, também é facilmente visualizada por USG (diferentemente da veia subclávia), permitindo punção mais segura e sua localização possibilita higienização adequada, diminuindo o risco de infecções (diferentemente da veia femoral). O lado direito é o que apresenta maior índice de sucesso pelo fato desta veia desembocar sem angulações complexas no átrio direito, sendo o lado mais próximo desta estrutura, que é o objetivo da localização da ponta do cateter central.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

No acesso venoso central percutâneo, em qual veia se observa maior índice de complicações?

A

Sabemos que as punções da veia subclávia e da veia femoral apresentam maior índice de complicações em relação à punção da veia jugular interna. A veia subclávia possui risco aumentado para desenvolvimento de pneumotórax iatrogênico e de hematoma não compressível, enquanto a veia femoral possui risco aumentado para infecção de ponta de cateter. Em relação à lateralidade, a veia subclávia esquerda possui maior risco de complicação em relação à direita devido a presença do ducto torácico, podendo ocorrer quilotórax com maior frequência neste lado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

DADOS

A

Sabemos que a punção guiada por US é mais segura, pois permite realizar o procedimento sob visão por US, diferentemente da técnica convencional às cegas, promovendo menor taxa de complicações, como punção arterial (A correta). A técnica para obtenção do acesso venoso central se dá através da técnica de Seldinger (B correta). A troca dos cateteres venosos centrais é indicada na presença de infecção de corrente sanguínea associada ao cateter, não devendo ser realizada de maneira profilática (C correta). Pacientes com elevado risco de sangramento devem ser puncionados preferencialmente com auxílio de US e em sítios passíveis de compressão (Jugular ou femoral), sendo a veia subclávia a última alternativa (D incorreta). A punção da veia subclávia ou jugular deve ser realizada com o paciente em Trendelenburg, a fim de aumentar o retorno venoso, facilitando a realização do procedimento

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

cateter em veia jugular interna, seldinger

A

O cateter deve ser inserido no ápice do triângulo formado pelos feixes esternal e clavicular do músculo esternocleido mastoideu e a clavícula, com a ponta direcionada ao mamilo ipsilateral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly