OSTEOMIELITS Flashcards
A localização óssea mais frequente da osteomielite aguda em ossos longos:
R. metafisária.
A presença de ____________ caracteriza uma osteomielite crônica.
O processo evolutivo de uma osteomielite aguda não tratada ou tratada de forma equivocada leva progressivamente a destruição óssea e acúmulo de exsudato intra-ósseo. Durante esse processo o osso necrosado separa-se do tecido vitalizado adjacente e se torna circundado por um tecido inflamatório subagudo, caracterizando o sequestro ósseo que é característica marcante da osteomielite crônica.
DADOS
A osteomielite hematogênica é causada por microrganismos que invadem o osso no cenário da bacteremia. Ocorre mais comumente em crianças. Entre os adultos é mais frequente no sexo masculino. Os fatores de risco para osteomielite hematogênica incluem endocardite, presença de dispositivos intravasculares, ou equipamentos ortopédicos, uso de drogas injetáveis, hemodiálise e doença falciforme. É geralmente monomicrobiana, e o S. aureus é de longe o organismo mais comumente isolado. O acometimento vertebral é a forma mais comum de osteomielite hematogênica em adultos, e quando na periferia a sua localização preferencial é nas metáfises de ossos longos como o fêmur e a tíbia, por serem regiões ricamente vascularizada
Na osteomielite aguda infantil qual o osso mais comumente afetado?
Tíbia.
Na Osteomielite, a lesão causada pela pressão intraóssea aumentada, somada à isquemia determinada pelo descolamento do periósteo, é conhecida como:
A osteomielite pode ocorrer como resultado de invasão hematogênica, disseminação contígua da infecção ao osso pelos tecidos moles e articulações adjacentes ou inoculação direta da infecção no osso como resultado de trauma ou cirurgia. No cenário da osteomielite, o exsudato inflamatório na medula causa pressão medular elevada, que comprime os canais vasculares, levando à isquemia e necrose óssea. Se as áreas do osso necrótico se separarem do restante osso viável, chamamos isso de sequestro, após a formação do sequestro, a infecção é considerada osteomielite crônica. Abscesso de Brodie consiste em uma região de supuração e necrose encapsulada por tecido de granulação dentro de uma borda do osso esclerótico. Ocorre no cenário de osteomielite subaguda ou crônica, na metáfise de ossos longos, geralmente em pacientes com menos de 25 anos de idade. É geralmente de origem hematogênica, mas também pode ocorrer no cenário do trauma. O involucro é uma bainha de osso ao redor da área de necrose, produzida pelo osso e periósteo. vide dica do professor. O trangulo de Codman é um sinal radiográfico que ocorre em afecções como a osteomielite, o granuloma eosinofilo, Sarcoma de Ewing, osteosarcoma e outros tumores. Ele pode aparecer sempre que uma lesão ocorrer dentro de um osso e for crescer para fora deste. A lesão ao ultrapassar a cortical do osso provoca um descolamento do periosteo que estava aderido à cortical. Há crescimento portanto da lesão e este descolamento estimula o periósteo a produzir osso em forma de camadas. Com a evolução da lesão ocorre uma ruptura e aparece radiograficamente um triangulo delimitado externamente pelo periósteo (que foi sucessivamente descolado e afastado da cortical óssea) e internamente pela cortical do osso, e na base pelo tumor em expansão.