ANEURISAMA, DISECCÃO AO, FIMOSE Flashcards

1
Q

ANEURISMA

A

Os dois principais fatores de risco para formação e/ou ruptura de um aneurisma são o fumo e a pressão alta não controlada. Doenças que aumentam o risco de fragilidade das artérias cerebrais, como as do colágeno (síndromes de Marfan, Ehler Danlos e Loyes-Dietz.) e a renal policística, também influenciam. Esses são distúrbios do tecido conjuntivo, e os indivíduos com esta doença apresentam frequentemente anomalias a nível esquelético, ocular e cardiovascular, entre outras. Muitos dos indivíduos afetados têm alterações das válvulas cardíacas e dilatação da aorta. As complicações cardiovasculares mais importantes em termos de risco de vida são os aneurismas da aorta e as dissecções da aorta. A prevalência é de aproximadamente 1 em 5000 indivíduos. A síndrome tem herança autossômica dominante. A arterite de Takayasu, doença sem pulso ou síndrome do arco aórtico é uma doença inflamatória rara de causa desconhecida que afeta a aorta e seus ramos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

DADO ANEURISMA

A

Os aneurismas arteriais são dilatações anormais das artérias desencadeadas pelo ,enfraquecimento da parede arterial. : Os aneurismas fusiformes representam 1% dos aneurismas cerebrais. A etiologia é diversa e a aterosclerose pode ser a causa subjacente, mas nem sempre está presente. Aneurismas micóticos raramente estão implicados. : Aneurismas infecciosos, previamente chamados de aneurismas micóticos, são formados a partir de um processo tromboembólico, tendo sua etiologia em uma infecção bacteriana, microbacteriana, fúngica ou até mesmo viral. : Geralmente envolve pessoas a cima dos 65 anos e tem como uma das causas a aterosclerose e doenças do tecido conjuntivo (ex: síndrome de Marfan)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual o principal fator de risco de ruptura do AAA?

A

Os fatores mais importantes que levam a ruptura do aneurisma säo: diâmetro transversal, hipertensäo arterial (especialmente a diastólica) e doença pulmonar obstrutiva crônica

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

SEGUIMENTO ANEURISMA

A

O seguimento dos pacientes com exame de imagem para aneurisma de aorta abdominal variam de acordo com o diâmetro do aneurisma. Aneurismas entre 2,6 e 2,9cm necessitam realizar US a cada 5 anos. Entre 3,0 e 3,4cm a cada 3 anos. Entre 3,5 a 4,4cm anualmente. Entre 4,5 a 5,4cm semestralmente. Acima disso ou se velocidade de crescimento semestral maior que 0,5cm ou anual maior que 1cm ou se paciente sintomático, com complicações ou se aneurisma sacular, possui indicação formal de tratamento cirúrgico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

SANGRAEMTO DIGESTIVO

A

A hemorragia digestiva alta normalmente se manifesta como: hematêmese + melena + repercussão hemodinâmica. A conduta inicial é sempre a estabilização do paciente. As principais etiologias são as varizes esofágicas (pacientes hepatopatas) e as úlceras pépticas (uso de AINE).No entanto, existem outras causas, como síndrome de Mallory-Weis, fístula aortoentérica, úlceras de Cameron, hemobilia, tumores, entre outras. A fístula aortoentérica (aortoduodenal), por exemplo, é decorrente da ruptura do aneurisma de aorta abdominal, ou, mais frequentemente, de uma complicação do tratamento desse aneurisma (ulceração pela prótese vascular). A hemorragia nessa situação frequentemente é catastrófica e fatal, a menos que sejam realizadas intervenções cirúrgicas imediatas. Geralmente, pacientes com sangramento oriundo de fístula aortoentérica apresentarão, primeiramente, “sangramento sentinela”. É um episódio autolimitado precursor de uma hemorragia volumosa subsequente e frequentemente fatal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

ANEURISMA POPLITIEO

A

O aneurisma de artéria poplítea é o aneurisma periférico mais comum, seguido dos aneurismas femorais. Metade desses aneurismas são bilaterais e a incidência é majoritariamente em homens. As suas complicações mais frequentes são os fenômenos trombóticos, embólicos, e compressivos; a ruptura é incomum, mas é uma condição clínica muito grave e associada à alta taxa de perda do membro. A conduta pode ser a ligadura proximal e distal do aneurisma com by-pass femoropoplíteo (veia safena magna) ou reparo endovascular com stents

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

MAIS COMUN

A

O aneurisma esplâncnico mais comum (70%) é o de artéria esplênica, o qual também é mais comum no sexo feminino. O aneurisma periférico mais comum é o de artéria poplítea (70%), sendo bilateral em 50% dos casos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A complicação mais comum após o tratamento endovascular do aneurisma de aorta é:

A

endoleak ou vazamento tipo II

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

FR DISECCAO

A

Diversas condições são descritas como fator de risco para DA, o mais importante deles é a hipertensão seguido pela aterosclerose. A presença de aneurisma de aorta e condições que levem a picos hipertensivos (uso crack/cocaína, halterofilismo e outras atividades físicas extenuantes) também são fatores bem conhecidos. Doenças do tecido conjuntivo (Síndrome de Marfan, Ehlers-Danlos, Turner) tem um papel importante na fisiopatologia e estão presentes em boa parte dos casos com menos de 40 anos. A gravidez também está associada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

DADO

A

úlcera aterosclerótica penetrante (UAP) e hematoma intramural (HIM), assim como dissecção de aorta aguda fazem parte do grupo das síndromes aórticas agudas porem não são variantes uma das outras. O HIM ocorre por uma hemorragia na camada média da parede da aorta, sem que haja lesão da camada intima, evolui para dissecção em 33% dos casos. A UAP se dá por uma ulcera em região de placa ateromatosa na aorta que pode atingir a camada elástica interna e levar ao sangramento na camada média e raramente evolui para dissecção. O conceito de que essas entidades são fases da dissecção é questionado, sendo entendido hoje como quadros diferentes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

d a

A

Ao identificar um paciente com dissecção de aorta (DA) é imprescindível o controle pressórico e da frequência cardíaca, assim é necessário utilizar betabloqueadores, diminuir a FC, e nitroprussiato para manter a PA < 120 mmHg. Lembrar que história de dor precordial associada a elevação da PA é sugestiva de DA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

parafimose

A

A primeira medida a ser tomada é a tentativa de redução manual da parafimos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

dados fimose

A

ao nascimento apenas 4% dos meninos conseguem expor a glande, e com 1 ano esse percentual sobe para 75%. : o acolamento balanoprepucial sem estreitamento do orifício do prepúcio é considerado uma situação fisiológica que se resolve espontaneamente até os 5 ou 6 anos de idade. não existe idade considerada ideal para realização de postectomia uma vez que o tratamento cirúrgico pode ser realizado desde o período neonatal até a idade adulta

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

dado hernia esq

A

Paciente com indicação de abordagem bilateral por apresentar duas doenças com a mesma patologia: persistência do conduto peritoneo-vaginal. Não ocorrendo obliteração deste conduto, ocorre insinuação de alças intestinais (hérnia) e comunicação de livre de liquido peritoneal (hidrocele comunicante)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

dado

A

A retração prepucial forçada está contraindicada, pois pode levar à fimose adquirida.