Problema 03 - Regulação da função cardíaca Flashcards
Quais são os reguladores extrínsecos e intrínsecos do ciclo cardíaco?
- Regulação extrínseca, que diz respeito a atuação do sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático, aos barorreceptores e quimiorreceptores, e ao sistema endócrino;
Regulação intrínseca diz respeito a atuação da pré e pós carga.
A pré-carga está relacionada com qual etapa do ciclo cardíaco e qual característica da estrutura do coração ocorre nesta etapa?
O aumento na pré-carga tem influência sobre o débito cardíaco?
A pré-carga é aquela relacionada ao final da diástole, ou seja, se relaciona com a tensão provocada na parede do ventrículo após o recebimento do sangue, quando há um aumento da pré-carga acontece também um aumento do débito cardíaco.
A relação entre a pré-carga e o débito cardíaco é conhecida como lei de Frank-Starling.
Como o aumento da pré-carga influência a força de contração e consequentemente o débito cardíaco?
Por que o aumento da pré-carga gera aumento da frequência cardíaca?
Cite duas situações onde pode ocorrer aumento da pré-carga.
- aumento da pré-carga com um aumento do retorno venoso -> uma maior tensão nas fibras cardíacas -> maior força de contração.
- o aumento da pré-carga levará a uma distensão no nó sinoatrial devido ao estiramento maior das células cardíacas, levando a um aumento da frequência cardíaca.
- a pré-carga, como um regulador intrínseco, pode estar aumentada na hipervolemia e na insuficiência cardíaca.
“Em um primeiro momento, o aumento da pós-carga leva a uma redução no débito cardíaco.”
Explique essa afirmativa.
- O aumento da pós-carga ocorre na hipertensão e na vasoconstrição devido a maior resistência vascular periférica imposta a contração do ventrículo.
- No caso da hipertensão, o coração precisará de uma força de contração maior para vencer a resistência e, momentaneamente, faz com que ocorra uma diminuição do débito cardíaco para que aumente o fluxo de sangue no ventrículo.
- Após esse enchimento completo do ventrículo esquerdo, ocorre um aumento da contratilidade e também do volume de ejeção, levando a um aumento do débito cardíaco.
O Sistema Nervoso Autônomo Simpático (SNS) consegue atuar no coração sobre a frequência cardíaca e sobre a força de contração.
Em quais células o SNS atua para gerar aumento da FC e força de contração?
- A frequência cardíaca é alterada quando o SNS atua sobre as células auto excitáveis, devido ao seu potencial marca passo.
- Já a força de contração é modulada quando há uma atuação destas fibras sobre os cardiomiócitos.
Qual a atuação do SNP no ciclo cardíaco?
Qual o neurotransmissor liberado e em quais células?
Qual o efeito deste neurotransmissor e sua consequência no ciclo cardíaco?
- este sistema é capaz de regular apenas a frequência cardíaca.
- O SNP atua na regulação do ciclo cardíaco através da liberação de acetilcolina nas células auto excitáveis,
- hiperpolarização causada pela liberação de acetilcolina, ocorre uma diminuição da frequência cardíaca.
Em uma situação em que ocorra o aumento da pressão arterial, há a atuação dos barorreflexos que são estirados e levam esta informação para os centros reguladores cardíacos no bulbo. Neste caso, como é a resposta a esta aferência?
Se houver um aumento da pressão arterial, os receptores do barorreflexo irão se estirar, devido à alta pressão que chega às artérias. Esta aferência será levada até o centro regulador cardíaco e, pela divisão de inibição cardíaca, as fibras do Sistema Nervoso Autônomo Simpático são inibidas e as do parassimpático são ativadas, levando a uma eferência de redução da frequência cardíaca pelo coração.
Qual o nervo craniano que leva fibras do SNP ao coração?
Uma das formas de regulação do ciclo cardíaco é pelo nervo vago, este leva as fibras pertencentes ao Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático (SNP).
Em uma situação de hipotensão há uma série de fenômenos que podem ocorrer até o coração ser regulado da forma correta e a pressão se reestabelecer.
Esquematize de maneira simples a resposta gerada pela hipotensão.
Com a hipotensão, os barorreceptores não irão se estirar -> Este não estiramento gera uma resposta no centro regulador cardíaco de ativação do Sistema Nervoso Autônomo Simpático -> Com esta ativação ocorre um aumento da frequência cardíaca e aumento da força de contração, no sentido de normalizar a pressão arterial.
Quais são as principais artérias que possuem os barorreceptores vinculados à regulação do ciclo cardíaco?
Artéria aorta e carótida comum
Os quimiorreceptores fazem parte do controle extrínseco do ciclo cardíaco.
Em quais locais eles estão localizados e como cada um atua?
- Artérias aorta e carótidas: são responsáveis por detectar os níveis de oxigênio (O2) do sangue.
- Bulbo: capaz de detectar as variações de pH e de CO2 no sangue, com a finalidade de atuar no coração para normalizar os níveis destes compostos.
Os quimiorreceptores estão presentes nas artérias aorta e carótidas, e são responsáveis por detectar os níveis de oxigênio (O2) do sangue. Além disso, há uma região localizada no bulbo capaz de detectar as variações de pH e de CO2 no sangue, com a finalidade de atuar no coração para normalizar os níveis destes compostos.
Em uma situação em que há uma detecção de diminuição do pH e do O2 e o aumento do CO2. Qual a resposta fisiológica cardíaca esperada para a regulação do mesmo e quais são os receptores responsáveis por esta percepção?
Quando é determinada uma diminuição do pH, aumento do CO2 e, consequentemente, diminuição do O2, o quimiorreflexo atua diretamente através das fibras do Sistema Nervoso Autônomo Simpático, ativando-as. Esta ativação será responsável por um aumento dos batimentos cardíacos e, com isso, um aumento da frequência respiratória que levará a um resultado de elevação dos níveis de O2, diminuição de CO2 e aumento do pH.
Como ocorre a regulação endócrina (extrínseca) do ciclo cardíaco? Qual a glândula e quais hormônios são liberados? Qual a diferença entre esta e a regulação feita pelo SNS?
A regulação endócrina do miocárdio é a responsável pela liberação, pela glândula suprarrenal, de noradrenalina e de adrenalina para as fibras sanguíneas por meio do sangue. Essa regulação se assemelha a do SNS, porém, quando há liberação de adrenalina, os efeitos podem ser mais duradouros.
Qual a atuação do SNP sobre o inotropismo?
Tem uma ação discreta, em torno de 20% de efeito negativo inotrópico (reduz a força de contração cardíaca)
O que é a pré-carga?
A pré-carga é geralmente considerada a pressão diastólica final ou grau de estiramento/tensionamento ventricular gerado pelo volume diastólico final.
Guyton - página 65
Ganong - página 547
Explique o reflexo de BrainBridge.
Estiramento extra no átrio direito desencadeia um reflexo de Bainbridge, com impulsos que se dirigem primeiro para o centro motor e, em seguida, de volta ao coração por meio dos nervos simpáticos e vagos. Esse reflexo causa o aumento da frequência cardíaca, que também ajuda a bombear para fora o excesso do retorno venoso. Junto ao mecanismo de Frank-Starling, o reflexo de Bainbridge ajuda a manter os volumes das câmaras cardíacas dentro dos limites normais.
Ativa o SNS
IMPORTANTE!
Ação do cálcio na despolarização/contração cardíaca! Detalhar!
Qual a ação da SERCa?
Transferência do Ca2++ do citosol para o RE.
Qual é a fórmula de LaPlace?
Diferença de pressão…
O que é a pós-carga?
É o trabalho que o coração precisa desempenhar para gerar o débito cardíaco, de acordo com a pré-carga
Quais são os determinantes da pós-carga? (4)
- Vencer a impedância aórtica
- Resistência vascular periférica
- Complacência aórtica
- Força de contração
Nervo depressor aórtico (ramo do X)?
Nervo seio corotídeo (ramo do IX)
Inerva os baroceptores localizados no arco aórtico
Inerva os baroceptores localizados no seio carotídeo
Gânglio nodoso?
Gânglio petroso?
Contém os corpos celulares dos neurônios bipolares que compõe o nervo vago = recebem as aferências dos baroceptores presentes no arco aórtico
- Contém os corpos celulares dos neurônios bipolares que compõe o nervo glossofaríngeo = recebem as aferências dos baroceptores presentes no seio carotídeo
Qual o neurotransmissor que tem efeito excitatório no centro vasomotor do bulbo?
Glutamato
Núcleo do trato solitário?
Local do controle vasomotor no bulbo
Na região ventrolateral do bulbo
Estudar a cascata de sinalização envolvida na secreção de renina
Descreva as vias do NTS ativadas pelo estiramento dos barorreceptores.
Os barorreceptores localizados na túnica adventícia vascular, quando estirados, ativam o núcleo do trato solitário (NTS), que estimula os núcleos ventrolateral caudal (CVL) e ambíguo; o CVL estimulado inibe o núcleo ventrolateral rostral (RVL), resultando em redução da atividade simpática vascular e cardíaca e aumento da parassimpática.
Em qual camada dos vasos os barorreceptores se localizam?
Os barorreceptores localizados na túnica adventícia vascular
O estiramento dos barorreceptores estimulam quais núcleos através do NTS?
estimula os núcleos ventrolateral caudal (CVL) e ambíguo
O que ocorre quando o CVL (núcleo ventrolateral caudal) é estimulado?
o CVL estimulado inibe o núcleo ventrolateral rostral (RVL), resultando em redução da atividade simpática vascular e cardíaca e aumento da parassimpática.
O que ocorre com a inibição do RVL (núcleo ventrolateral rostral)?
CVL estimulado inibe o núcleo ventrolateral rostral (RVL), resultando em redução da atividade simpática vascular e cardíaca e aumento da parassimpática.
Três fatores afetam o retorno venoso:
(1) a contração ou compressão das veias que levam o sangue para o coração (bomba do músculo esquelético), (2) a mudança na pressão no abdome e no tórax durante a respiração (a bomba respiratória)
(3) a inervação simpática das veias.