Clube 01 - Angina pectoris - Mecanismos da angina - 04/04/23 Flashcards
Os mecanismos responsáveis pela sensação de angina são complexos e não totalmente compreendidos. Uma característica importante é que a isquemia miocárdica resulta no desenvolvimento de algumas condições. Cite 5 consequências.
- acidose
- também reduz a formação de trifosfato de adenosina (ATP)
- a perda da bomba sódio-potássio normal de ATP
- a perda da integridade da membrana miocárdica
- liberação de substâncias químicas que estimulam receptores quimiossensíveis e mecanorreceptores inervados por células nervosas não mielinizadas encontradas dentro das fibras musculares cardíacas e ao redor dos vasos coronários
Quais são as principais substâncias químicas liberadas em processos de isquemia e angina?
As substâncias liberadas incluem :
- lactato
- serotonina
- bradicinina
- histamina,
- espécies reativas de oxigênio (EROs)
- adenosina (mediador primário da angina)
+ Substâncias liberadas por plaquetas (card seguinte)
Há substâncias liberadas pelas plaquetas, que muitas vezes se agregam espontaneamente na área de uma estenose da artéria coronária, o que também pode ser responsável para isquemia miocárdica e angina. Quais são? (3)
Estes incluem:
- serotonina
- tromboxano A2
- 5- hidroxitirptamina
Há evidências substanciais de que o mediador primário da angina é a ___________, via estimulação do receptor de _____________. Também é possível que a venodilatação como resposta à isquemia possa ativar esses receptores.
adenosina, adenosina A1
Descreva o caminho percorrido pela inervação sensorial simpática do coração até o córtex cerebral, indicando quais são os gânglios simpáticos, vias ascendentes e porções do tálamo.
As fibras nervosas viajam ao longo das vias aferentes simpáticas do coração e entram nos gânglios simpáticos na medula espinhal cervical inferior e torácica superior (C5-6 e T1-T6). Os impulsos são então transmitidos através das vias espinotalâmicas ascendentes para o tálamo medial e lateral e, finalmente, ativam várias áreas do córtex cerebral [4].
Qual a relação da dor causada pela angina com os dermátomos? A estimulação de receptores sensoriais em diferentes regiões segue resulta na transmissão de vias distintas?
- A angina é um desconforto referido aos dermátomos correspondentes que fornecem nervos aferentes simpáticos para os mesmos segmentos da medula espinhal que o coração.
- Além disso, a estimulação de receptores sensoriais em diferentes regiões miocárdicas resulta na transmissão pela mesma via neural
Devido aos fatores sonsoriais anteriormente citados a angina apresenta duas características importantes sobre o desconforto gerado. Quais são as estruturas comuns onde surge o desconforto? A área do miocárdio afetada exerce influência na distribuição do desconforto?
Em qual situação temos uma exceção à regra?
- Geralmente é um desconforto difuso sentido no peito, pescoço, mandíbula e braço (normalmente no braço esquerdo, embora alguns pacientes sintam desconforto no braço direito).
- A maioria dos pacientes apresenta angina na mesma distribuição, independentemente de qual área do miocárdio é isquêmica.
- Uma exceção costuma ser a cirurgia pós-cardíaca, pois pode interromper
e alterar o suprimento neural para o coração, o que pode afetar a distribuição da angina.