Problema 02 - Caso Clínico (estertores crepitantes / sopro sistólico / estenose aórtica) Flashcards
O que são estertores?
São ruídos audíveis na inspiração ou expiração, superpondo-se aos sons respiratórios normais. Podem ser crepitantes (finos) ou subcrepitantes (grossos).
O que são estertores crepitantes?
O estertor crepitante indica sempre um comprometimento alveolar, tal como ocorre na pneumonia, no infarto pulmonar e na fase inicial do edema agudo do pulmão.
O sopro sistólico no segundo espaço costal à direita é comum em qual condição?
Estenose aórtica que é a mais comum valvopatia em países desenvolvidos e nos EUA, também é a maior causa de obstrução de ventrículo esquerdo.
Qual a fisiopatologia da estenose aórtica? (simplificado)
A esclerose de valva aórtica é o espessamento e a calcificação da válvula aórtica, mas sem gradiente significativo (definido por velocidade de jato aórtico< 2m/s), já quando a velocidade de jato ultrapassa 4m/s temos a chamada estenose aórtica severa.
Por que os estertores crepitantes aparecem na paciente?
Devido ao estreitamento da valva aórtica, ocorre comprometimento da ejeção durante a sístole ventricular (VE -> A. aorta), consequentemente há redução da transferência do fluxo do AE para o VE e das veias pulmonares para o AE. Com a diminuição do fluxo pulmonar para o AE, ocorre aumento da quantidade de sangue nos pulmões, o que pode elevar a pressão pulmonar e contribuir para o extravasamento de fluido para o interstício, ocasionando a formação de edema agudo, que é causa comum de estertores crepitantes.
Explique por que a paciente apresenta dispnéia nas atividades diárias.
Devido ao comprometimento da função cardíaca, ocorre redução na taxa de oxigenação de todo o sistema e como resposta o organismo tende a alterar a frequência respiratória normal na tentativa de corrigir a hipóxia, principalmente ao se realizar atividades que aumentam o metabolismo oxidativo.