Parte Geral - arts. 1º ao 120 Flashcards
Em que consiste o princípio da fragmentariedade no Direito Penal?
O direito penal deve proteger apenas os bens jurídicos MAIS RELEVANTES, bens jurídicos e lesões mais graves que os outros ramos não protegem
Em que consiste a desistência voluntária e o arrependimento eficaz?
CP, art. 15
DV: quando o agente voluntariamente desiste de prosseguir na execução do ilícito.
AE: Quando o agente voluntariamente impede que o resultado se produza.
- Ambos somente responderão pelos atos já praticados.
Conforme estabelecido pelo STF, no julgamento do HC 84.412-SP, complete as lacunas:
“O princípio da insignificância – que deve ser analisado em conexão com os postulados da _________________ e da ____________________________ em matéria penal – tem o sentido de excluir ou de afastar a própria tipicidade penal, examinada na perspectiva de seu caráter __________.
- fragmentariedade;
- intervenção mínima do Estado;
- material.
Hodiernamente, no que concerne aos elementos do crime, o dolo e a culpa são integrantes…?
Do fato típico.
TEORIA FINALISTA, adotada no Brasil, compreende que o dolo e a culpa integram a conduta que, por sua vez, é elemento integrante do fato típico.
OBS: As pegadinhas acontecem porque nas teorias anteriores o dolo e a culpa eram analisados na culpabilidade.
C ou E:
Aplica-se a redução do prazo prescricional ao indivíduo que tenha respondido ao processo penal e que possua 20 anos de idade na data da sentença.
Certo!
Conforme o art. 115 do CP, são reduzidos de metade os prazos prescricionais quando o agente era, ao tempo do crime, menor de 21 anos. Ora, se ao tempo da prolação da sentença o agente tinha a idade de 20 anos, por óbvio que no momento da prático do crime era menor de 21 anos, fazendo jus à redução do prazo prescricional.
C ou E:
Se o réu completar setenta anos de idade depois da sentença penal condenatória e antes da decisão que julgar embargos de declaração opostos em desfavor dela, não se aplicará a redução do prazo prescricional pela metade.
Errado.
É cabível a redução do prazo prescricional pela metade (art. 115 do CP) se, entre a sentença condenatória e o julgamento dos embargos de declaração, o réu atinge a idade superior a 70 anos, tendo em vista que a decisão que julga os embargos integra a própria sentença condenatória.
STJ. 6ª Turma. EDcl no AgRg no REsp 1.877.388-CE, Rel. Min. Antônio Saldanha Palheiro, julgado em 2/5/2023 (Info 773).
Marcos subtraiu para si, mediante grave ameaça, bens pertencentes a João. Depois de oferecida a denúncia e antes do seu recebimento, Marcos procurou a vítima e, de forma voluntária, restituiu-lhe os pertences subtraídos.
Marcos usufruirá de alguma causa de diminuição de pena?
NÃO, uma vez que sua conduta envolveu grave ameaça, ele não fará jus a causa de diminuição de um a dois terços prevista no instituto do arrependimento posterior.
Conforme o CP, complete as lacunas:
Art. 16 - Nos crimes cometidos sem _____________________________________, reparado o dano ou _______________, até o recebimento da _______________, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de ____________.
- violência ou grave ameaça à pessoa;
- restituída a coisa;
- denúncia ou da queixa;
- um a dois terços.
No que se refere aos crimes contra o patrimônio previstos no CP, de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a restituição imediata, voluntária e integral do bem furtado constitui, por si só, motivo suficiente para aplicação de qual instituto?
- CP, art. 16 -> Aplicação do instituto do arrependimento posterior.
C ou E:
A prescrição da pretensão executória, no que pressupõe quadro a revelar a possibilidade de execução da pena, tem como marco inicial o trânsito em julgado da condenação apenas para a defesa.
Errado!
Tema 788, STF - O prazo para a prescrição da execução da pena concretamente aplicada somente começa a correr do dia em que a sentença condenatória transita em julgado para ambas as partes, momento em que nasce para o Estado a pretensão executória da pena, conforme interpretação dada pelo STFl ao princípio da presunção de inocência (art. 5º, inciso LVII, da Constituição Federal) nas ADC 43, 44 e 54
C ou E:
A prescrição da pretensão executória não se aplica àqueles que estejam submetidos ao regime de medida de segurança.
Errado!
Havia no passado divergência a respeito da possibilidade de prescrição das medidas de segurança em relação aos inimputáveis, na medida em que eles são absolvidos e as medidas são decretadas por tempo indeterminado, até que verificada pericialmente a cessação da periculosidade (art. 97, § 1º, do CP). Os tribunais superiores, entretanto, pacificaram o entendimento no sentido de que, por serem também sanções penais, devem sujeitar-se a regime de prescrição, pois o contrário violaria o princípio constitucional da prescritibilidade. Ademais, o art. 96, parágrafo único, do Código Penal expressamente dispõe que “extinta a punibilidade, não se impõe medida de segurança nem subsiste a que tenha sido imposta”, deixando claro que elas também se sujeitam ao regime prescricional, quer em relação à pretensão punitiva, quer em relação à pretensão executória.
C ou E:
Aplica-se a redução do prazo prescricional ao maior de 60 anos, na data da sentença, conforme recente entendimento do STJ.
Errado!
Conforme o art. 115 do CP, são reduzidos de metade os prazos prescricionais quando o agente era, na data da sentença, maior de 70 anos. Não há entendimento do STJ no sentido de rebaixar a idade exigida para se alcançar tal redução.
Conforme o CP, complete as lacunas abaixo:
Art. 28
§ 1º - É isento de ____ o agente que, por embriaguez completa, proveniente de _____________________, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o ____________ ou de determinar-se de acordo com ___________.
- pena;
- caso fortuito ou força maior [também chamada de embriaguez acidental pela doutrina];
- caráter ilícito do fato;
- esse entendimento.
Qual das opções abaixo pode excluir a imputabilidade penal:
a) Paixão e emoção;
b) embriaguez acidental causada por substância análoga ao álcool;
c) a embriaguez voluntária causada pelo álcool.
d) a embriaguez culposa causada pelo álcool.
Letra B, embriaguez acidental.
Art. 28 - Não excluem a imputabilidade penal:
I - a emoção ou a paixão;
II - a embriaguez, voluntária ou culposa, pelo álcool ou substância de efeitos análogos.
§ 1º - É isento de pena o agente que, por embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou força maior, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
C ou E:
Aplica-se a redução do prazo prescricional na hipótese de o acusado completar 70 anos entre a data de prolação da sentença condenatória e a data do trânsito em julgado para a condenação.
Errado!
A redução do prazo prescricional ocorrerá se até a data da sentença, o agente tiver idade igual ou superior a 70 anos.
Contudo, o STJ possui entendimento no sentido de que, se entre a sentença condenatória e o julgamento dos embargos de declaração, o réu atinge a idade superior a 70 anos, terá direito à redutora, tendo em vista que a decisão que julga os embargos integra a própria sentença condenatória (AgRg no REsp 1.877.388-CE). Contudo, o mesmo raciocínio não se aplica quando o réu completa 70 anos entre a data da sentença e o julgamento de apelação ou de recurso extraordinário lato sensu, pois o termo “sentença” trazida no art. 115 deve ser compreendido como a primeira decisão condenatória (HC 503.356/SP)
Conforme o CP, complete as lacunas:
Redução dos prazos de prescrição
Art. 115 - São reduzidos de _________ os prazos de prescrição quando o criminoso era, ao _______________, menor de _____ anos, ou, na data _______, maior de __________ anos.
- metade;
- tempo do crime;
- 21 (vinte e um);
- da sentença;
- 70 (setenta).
C ou E:
Aplica-se a redução do prazo prescricional na hipótese de o acusado completar 70 anos entre a data de prolação da sentença condenatória e a data do trânsito em julgado para a condenação.
Errado! É na data da sentença.
Art. 115 - São reduzidos de metade os prazos de prescrição quando o criminoso era, ao tempo do crime, menor de 21 (vinte e um) anos, ou, na data da sentença, MAIOR de 70 (setenta) anos.
Quais são as fases do “iter criminis”?
São 4 [C PEC]:
1- Cogitação (fase interna)
2- Preparação (atos preparatórios)
3- Execução
4- Consumação.
- Os 3 últimos compõem a fase externa.
Obs.: nos crimes formais, ele é consumado na fase de execução, por isso também é denominado de crime de consumação antecipada.
C ou E:
Exceto quando forem elementares do tipo, as circunstâncias e condições de caráter pessoal não se comunicam a todos os colaboradores da empreitada criminosa.
Certinho!
CIRCUNTÂNCIAS INCOMUNICÁVEIS
CP, art. 30. Não se comunicam as circunstâncias e as condições de caráter pessoal, salvo quando elementares do crime.