Licitações e Contratos - Lei 14.133/2021 Flashcards
A Lei 14.133/2021 coexistirá com a Lei 8666, a Lei 10520 (pregão) e a Lei 12462 (RDC) em que período? O que o gestor público poderá fazer neste interregno? Será possível a combinação de leis?
Entre 04/2021 e 04/2023.
Trata-se do prazo de dois anos previsto no art. 191 da Lei 14133/21 em que o gestor público terá a opção de licitar nos moldes da legislação anterior, ou optar pelo novo regramento, sendo que a opção deverá estar expresas no edital de licitação, não se admitindo a combinação das duas legislações.
OBS: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou uma medida provisória (MP) 1.167/2023 que prorroga até 30 de dezembro de 2023 a validade de três leis sobre compras públicas: a antiga Lei de Licitações (Lei 8.666, de 1993), o Regime Diferenciado de Compras – RDC (Lei 12.462, de 2011) e a Lei do Pregão (Lei 10.520, de 2002)
É possível a utilização automática da regulamentação (e.g. decretos) atinente à Lei 8666 para permitir a aplicabilidade da nova lei de licitações? Ou seja, enquanto não sobrevém novos regulamentos, é possível utilizar os editados anteriormente no que for compatível?
Embora exista divergência entre várias consultorias jurídicas estaduais/municipais, fixou-se o entendimento no âmbito federal de que NÃO SERIA POSSÍVEL durante a vigência simultânea da Lei 8666, e com ressalvas quando fosse revogada.
Os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade passaram a ser explícitos, no âmbito da lei de licitações, somente a partir da Lei 14.133/2021?
Sim.
No que consiste o princípio da vinculação ao edital?
Embora a Administração Pública tenha discricionariedade na elaboração do edital, a ele se vincula após a sua publicação.
No que consiste o princípio do julgamento objetivo?
O edital deve estabelecer, de forma precisa e clara, qual critério será usado para seleção da proposta vencedora, e este deverá conter critérios objetivos de julgamento que não se subsumem às escolhas dos julgadores.
No que consiste o princípio do sigilo das propostas?
Embora a licitação seja pública, as propostas apresentadas pelos licitantes serão sigilosas até a data da abertura dos envelopes, a ser feita em conjunto por todos os concorrentes em sessão pública.
No que consiste o princípio da competitividade?
Princípio autoexplicativo que fundamenta a própria existência e essência do procedimento licitatório.
No que consiste o princípio da economicidade?
Relaciona-se à eficácia. Ou seja, impõe a adoção da solução mais eficiente e conveniente para a gestão dos recursos públicos.
No que consiste o princípio da isonomia?
A Adm Pública não pode exigir requisitos para a participação no certame que não estejam previamente estipulados em lei e sejam indispensáveis à sua realização.
No que consiste o princípio da segregação de funções?
Cada etapa do procedimento licitatório deve ser desempenhada por uma gente público diverso, a fim de evitar equívocos, fraudes e utilização irregular de recursos públicos.
Quais contratos e contratações não se subordinam à Lei 14133/21?
Art. 3º Não se subordinam ao regime desta Lei:
I - contratos que tenham por objeto operação de crédito, interno ou externo, e gestão de dívida pública, incluídas as contratações de agente financeiro e a concessão de garantia relacionadas a esses contratos;
II - contratações sujeitas a normas previstas em legislação própria.
Segundo a Lei 14133, quais os tipos de licitação?
-
menor preço
- utilizado quando o produto pretendido pela Adm não tiver nenhuma característica especial ou quando estas são definidas como requisitos mínimos para contratação
-
maior desconto
- o julgamento terá como referência o preço global fixado no edital e o vencedor será aquele que oferecer o maior desconto
-
melhor técnica ou conteúdo artístico
- contratação de projetos e trabalhos de natureza técnica, científica ou artística
-
técnica e preço
- será vencedor aquele que obtiver a maior pontuação a partir da ponderação, segundo fatores objetivos previstos no edital, das notas atribuídas aos aspectos de técnica e de preço da proposta
-
maior lance
- usada para alienação pela Adm de bens e direitos, sendo apropriada para o leilão
-
maior retorno econômico
- utilizado exclusivamente para a celebração de contrato de eficiência, considerando a maior economia para a Administração.
Segundo a Lei 14133, em se tratando de licitação do tipo maior retorno econômico, de que forma será fixada a remuneração do vencedor do certame?
A remuneração será proporcional à economia efetivamente obtida na execução do contrato. O
Em outras palavras, corresponderá a percentual sobre a economia gerada durante determinado período.
Segundo a Lei 14133, o critério de julgamento técnica e preço será escolhido quando estudo técnico preliminar demonstrar que a avaliação e a ponderação da qualidade técnica das propostas que superarem os requisitos mínimos estabelecidos no edital forem relevantes aos fins pretendidos pela Administração nas licitações para contratação de quais serviços, bens e objetos?
- serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual, caso em que o critério de julgamento de técnica e preço deverá ser preferencialmente empregado;
- serviços majoritariamente dependentes de tecnologia sofisticada e de domínio restrito, conforme atestado por autoridades técnicas de reconhecida qualificação;
- bens e serviços especiais de tecnologia da informação e de comunicação;
- obras e serviços especiais de engenharia;
- objetos que admitam soluções específicas e alternativas e variações de execução, com repercussões significativas e concretamente mensuráveis sobre sua qualidade, produtividade, rendimento e durabilidade, quando essas soluções e variações puderem ser adotadas à livre escolha dos licitantes, conforme critérios objetivamente definidos no edital de licitação.
Segundo a Lei 14133, o critério de julgamento técnica e preço como serão avaliadas e valoradas as propostas de técnica e preço?
No julgamento por técnica e preço, deverão ser avaliadas e ponderadas as propostas técnicas e, em seguida, as propostas de preço apresentadas pelos licitantes, na proporção máxima de 70% (setenta por cento) de valoração para a proposta técnica.
Segundo a Lei 14133, quais os critérios sucessivos de desempate na licitação?
- Disputa final, com apresentação de novas propostas aós a classificação
- Avaliação de desempenho contratual prévio dos licitante
- Desenvolvimento pelo licitante de ações de equidade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho, conforme regulamento
- Desenvolvimento pelo licitante de programa de integridade (COMPLIANCE), conforme orientações dos órgãos de controle
Segundo a Lei 14133, o que acontecerá se nenhum dos critérios de desempate seja idôneo para eleger o vencedor do certame?
O desempate se dará com base em critérios de preferência, na ordem sucessiva aos bens e serviços prestados por:
- empresas estabelecidas no território do Estado ou do Distrito Federal do órgão ou entidade da Administração Pública estadual ou distrital licitante ou, no caso de licitação realizada por órgão ou entidade de Município, no território do Estado em que este se localize;
- empresas brasileiras;
- empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País;
- empresas que comprovem a prática de mitigação (redução da produção de gases poluentes), nos termos da Lei nº 12.187, de 29 de dezembro de 2009.
Caso haja participação de ME ou EPP no procedimento licitatório, como se darão os critérios de desempate?
- Os critérios de desempate estão previstos no art. 45 da LC 123/06,, garantindo-se a elas a possibilidade de redução do valor de sua proposta e, então, vencer a licitação.
- Além disso, as ME e EPP gozam da prerrogativa do empate ficto da LC 123/06, que é de 10% e de 5% para pregão.
LC 123/06.
Art. 44. Nas licitações será assegurada, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte. (Vide Lei nº 14.133, de 2021
§ 1o Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 10% (dez por cento) superiores à proposta mais bem classificada.
§ 2o Na modalidade de pregão, o intervalo percentual estabelecido no § 1o deste artigo será de até 5% (cinco por cento) superior ao melhor preço.
Art. 45. Para efeito do disposto no art. 44 desta Lei Complementar, ocorrendo o empate, proceder-se-á da seguinte forma: (Vide Lei nº 14.133, de 2021
I - a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame, situação em que será adjudicado em seu favor o objeto licitado;
II - não ocorrendo a contratação da microempresa ou empresa de pequeno porte, na forma do inciso I do caput deste artigo, serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem na hipótese dos §§ 1o e 2o do art. 44 desta Lei Complementar, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito;
III - no caso de equivalência dos valores apresentados pelas microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrem nos intervalos estabelecidos nos §§ 1o e 2o do art. 44 desta Lei Complementar, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta.
§ 1o Na hipótese da não-contratação nos termos previstos no caput deste artigo, o objeto licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame.
§ 2o O disposto neste artigo somente se aplicará quando a melhor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte.
§ 3o No caso de pregão, a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada será convocada para apresentar nova proposta no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão.
Segundo a Lei 14133, qual o intervalo mínimo entre a publicação do instrumento convocatório e a data da abertura dos envelopes nas hipóteses de aquisição de bens?
-
8 dias úteis -
- licitação tipo menor preço ou maior desconto
-
15 dias úteis -
- outros casos
Segundo a Lei 14133, qual o intervalo mínimo entre a publicação do instrumento convocatório e a data da abertura dos envelopes nas hipóteses de serviços e obras?
-
10 dias úteis
- menor preço ou maior desconto para serviços e obras comuns
-
25 dias úteis
- menor preço ou maior desconto para serviços e obras especiais
-
35 dias úteis
- contratos sob regime de contratação semi-integrada e outras hipóteses não abrangidas anteriormente
-
60 dias úteis
- contratos sob regime de contratação integrada
Segundo a Lei 14133, qual o intervalo mínimo entre a publicação do instrumento convocatório e a data da abertura dos envelopes nas hipóteses de alienação de bens?
-
15 dias úteis
- maior lance
Segundo a Lei 14133, qual o intervalo mínimo entre a publicação do instrumento convocatório e a data da abertura dos envelopes nas hipóteses de contratações especiais?
-
35 dias úteis
- melhor técnica ou conteúdo artístico
- técnica e preço
Segundo a Lei 14133, em quais hipóteses os prazos de intervalo mínimo entre a publicação do instrumento convocatório e a data da abertura dos envelopes poderão ser reduzidos pela metade?
Mediante decisão fundamentada, nas licitações realizadas pelo Ministério da Saúde, no âmbito do SUS.
A Lei 14133 prevê a necessidade de comissão de licitação?
Pelo regramento atual, não é mais necessário. Basta a designação de servidor público para a realização dos trâmites do procedimento (agente de contratação).
TODAVIA, na licitação que envolva bens ou serviços especiais, o agente de contratação poderá ser substituído por comissão de contratação formada de, no mínimo 3 (três) membros solidariamente responsáveis pelos atos da comissão, ressalvada a possibilidade de expressar posição individual divergente.
Ademais, exige-se a comissão de contratação para a modalidade do diálogo competitivo.
A Lei 14133 prevê quais modalidades de licitação?
- pregão
- concorrência
- concurso
- leilão
- diálogo competitivo
OBS: vê-se que as modalidades “convite” e “tomada de preço” foram suprimidas.
A administração pública poderá combinar as diferentes modalidades de licitação?
Não.
Art. 28, § 2º É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou, ainda, a combinação daquelas referidas no caput deste artigo.
A Lei 14133 utiliza o valor como critério para definição da modalidade licitatória?
Não. Diferentemente da Lei 8666, a nova lei não se vale desse critério, tendo suprimido as modalidades convite e tomada de preços.
Segundo a Lei 14133, qual a validade da ata de registro de preços?
1 (um) ano, prorrogável por igual período.
É possível a utilização do registro de preços para a contratação de obras públicas?
Sim. Para que seja possível, no entanto, deve haver:
- projeto padronizado sem complexidade técnica e operacional
- necessidade permanente do órgão
Segundo a Lei 14133, o órgão ou entidade gerenciadora deverá, na fase preparatória do processo licitatório, para fins de registro de preços, realizar procedimento público de intenção de registro de preços para, nos termos de regulamento, possibilitar, pelo prazo mínimo de ______________, a participação de outros órgãos ou entidades na respectiva ata e determinar a estimativa total de quantidades da contratação.
8 dias úteis.
Segundo a Lei 14133, qual é o marco inicial da licitação?
Solucionando antiga discussão doutrinária, a nova lei definiu que o início da licitação se dá com o ato que instaura o procedimento administrativo, dando início à fase preparatória da licitação.
Segundo a Lei 14133, é possível a participação de consórcios em procedimento licitatório?
Sim, salvo vedação expressa e justificada no próprio edital.
Difere, portanto, da Lei 8666, que somente possibilitava a participação de consórcios com expressa previsão em edital.
É possível que o edital de licitação limite o número máximo de empresas consorciadas?
Sim, mediante justificativa técnica.
Segundo a Lei 14133, em se tratando de participação de consórcios, qual acréscimo o edital deverá estabelecer sobre o valor exigido de licitante individual para a habilitação econômico-financeira?
De 10% a 30%.
Exceções:
- justificativa em sentido contrário
- ou caso se trate de consórcios compostos, em sua totalidade, de ME e EPP.
Segundo a Lei 14133, é permitida a aquisição de artigos de luxo, como itens de consumo, pela Administração Pública?
Via de regra não.
Os itens de consumo adquiridos para suprir as demandas da Adm Pública deverão ser de qualidade comum, não superior à mínima necessária para cumprir as finalidades às quais se destinam, vedada a aquisição de artigos de lixo, salvo se houver a necessidade desses artigos para determinadas contratações justificadas em regulamento, que definirá o enquadramento e os limites dessas contratações.
Segundo a Lei 14133, o planejamento de compras pela Administração Pública deverá considerar a expectativa de consumo semestral?
Não. É anual.
Segundo a Lei 14133, em se tratando de compras pela Administração Pública, como devem ser condições de aquisição e pagamento?
Devem ser semelhantes às do setor privado.
Segundo a Lei 14133, em se tratando de compras pela Administração Pública, é imprescindível a utilização do sistema de registro de preços?
Não é imprescindível, mas deve ser observado, quando pertinente.
Segundo a Lei 14133, em se tratando de compras pela Administração Pública, quais os princípios a serem observados?
- padronização (estética, técnica e desempenho)
- parcelamento, se viável e vantajoso
- responsabilidade fiscal, mediante a comparação da despesa estimada com a prevista no orçamento.
Segundo a Lei 14133, a Administração poderá convocar, com antecedência mínima de __________, audiência pública, presencial ou a distância, na forma eletrônica, sobre licitação que pretenda realizar, com disponibilização prévia de informações pertinentes, inclusive de estudo técnico preliminar e elementos do edital de licitação, e com possibilidade de manifestação de todos os interessados.
8 dias úteis.
Segundo a Lei 14133, qual a diferença entre audiência pública e consulta pública a que a administração poderá submeter a licitação?
-
Audiência pública
- há disponibilização prévia de informações pertinentes
- permite-se a manifestação de todos os interessados
-
Consulta pública
- há disponibilização dos elementos da futura contratação
- não há participação dos interessados, mas é permitido o envio de sugestões em prazo fixado.
Segundo a Lei 14133, o edital deverá sempre contemplar matriz de alocação de riscos entre contratante e contratado?
Nem sempre.
A matriz de alocação de riscos somente será obrigatória quando a contratação se referir:
- a obras e serviços de grande vulto
- ou forem adotados os regimes de contratação integrada e semi-integrada
Segundo regra inovadora e inclusiva trazida pela Lei 14133, o edital de licitação poderá exigir que o contratado destine um percentual mínimo da mão de obra responsável pela execução do objeto da contratação a quais categorias de pessoas?
- mulher vítima de violência doméstica
- egressos do sistema prisional, na forma estabelecida em regulamento
Segundo a Lei 14133, o edital poderá prever a responsabilidade do contratado pela obtenção do licenciamento ambiental? E pela realização da desapropriação autorizada pelo poder público?
Sim.
Segundo a Lei 14133, o edital pode prever margem de preferência para aquisição de quais bens e serviços? Quais os percentuais?
- bens manufaturados e serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras;
- bens reciclados, recicláveis ou biodegradáveis, conforme regulamento.
- pode se estender também a bens manufaturados e serviços originários de Estados Partes do Mercosul, desde que haja reciprocidade com o País prevista em acordo internacional pelo Congresso Nacional e ratificado pelo Presidente da República
A margem poderá ser:
- de até 10% (dez por cento) sobre o preço dos bens e serviços que não possuam as características acima
- de até 20% (vinte por cento) para os bens manufaturados nacionais e serviços nacionais resultantes de desenvolvimento e inovação tecnológica no País, definidos conforme regulamento do Poder Executivo federal
A qual regime de execução indireta de obras e serviços de engenharia corresponde a definição a seguir?
contratação da execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas
Empreitada por preço unitário.
A qual regime de execução indireta de obras e serviços de engenharia corresponde a definição a seguir?
contratação da execução da obra ou do serviço por preço certo e total
Empreitada por preço global.
A qual regime de execução indireta de obras e serviços de engenharia corresponde a definição a seguir?
regime de contratação de mão de obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais;
Empreitada por tarefa.
A qual regime de execução indireta de obras e serviços de engenharia corresponde a definição a seguir?
contratação de empreendimento em sua integralidade, compreendida a totalidade das etapas de obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade do contratado até sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, com características adequadas às finalidades para as quais foi contratado e atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização com segurança estrutural e operacional;
Empreitada integral.
A qual regime de execução indireta de obras e serviços de engenharia corresponde a definição a seguir?
regime de contratação de obras e serviços de engenharia em que o contratado é responsável por elaborar e desenvolver os projetos básico e executivo, executar obras e serviços de engenharia, fornecer bens ou prestar serviços especiais e realizar montagem, teste, pré-operação e as demais operações necessárias e suficientes para a entrega final do objeto;
Contratação integrada.
A qual regime de execução indireta de obras e serviços de engenharia corresponde a definição a seguir?
regime de contratação de obras e serviços de engenharia em que o contratado é responsável por elaborar e desenvolver o projeto executivo, executar obras e serviços de engenharia, fornecer bens ou prestar serviços especiais e realizar montagem, teste, pré-operação e as demais operações necessárias e suficientes para a entrega final do objeto
Contratação semi-integrada.
Uma vez elaborado o edital de licitação, respeitadas as normas estabelecidas, qual será a próxima etapa antes de sua publicação?
O edital será encaminhado para parecer jurídico pelo órgão de consultoria jurídica. Tal parecer não possui caráter vinculante.
Após o parecer o certame passa à fase externa, que se inicia com a publicação do instrumento convocatório.
Segundo a Lei 14133, o processo de licitação observará as quais fases, em sequência?
-
Fase interna
- I - preparatória;
-
Fase externa
- II - de divulgação do edital de licitação;
- III - de apresentação de propostas e lances, quando for o caso;
- IV - de julgamento;
- V - de habilitação;
- VI - recursal;
- VII - de homologação.
OBS: a fase de habilitação poderá anteceder as fases dos incisos III e IV, mediante ato motivado com explicitação dos benefícios decorrentes e desde que expressamente previsto no edital de licitação
Segundo a Lei 14133, as licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma presencial?
Não.
Serão realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica, sendo admitida a utilização da forma presencial, desde que motivada, caso em que a sessão pública será registrada em ata e gravada em áudio e vídeo.
Segundo a Lei 14133, onde será feita a divulgação do edital de licitação?
- Obrigatoriamente no sítio eletrônico oficial do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP)
E
- Facultativamente no sítio eletrônico oficial do órgão ou entidade responsável pelo certame
E
- Facultativamente poderá haver a divulgação direta a interessados devidamente cadastrados para esse fim
Segundo a Lei 14133, qualquer cidadão poderá impugnar o edital ou solicitar esclarecimento administrativamente em que prazo? E em que prazo o poder público deverá responder à impugnação ou ao pedido de esclarecimento?
- Deve-se protocolar o pedido em até 3 (três) dias úteis ANTES da data de abertura das propostas.
- O poder público disporá de 3 (três) dias úteis para responder, com divulgação em sítio eletrônico oficial