CT 0 TEORIA Flashcards
Objeto de estudo do Direito Constitucional, a Constituição é a lei fundamental e suprema de um Estado, criada pela vontade soberana do povo. É ela que determina a ______________, dispondo sobre a sua forma, os órgãos que o integram e as competências destes e, finalmente, a aquisição e o exercício do poder. Cabe também a ela estabelecer as limitações ao poder do Estado e enumerar os ____________.
organização político-jurídica do Estado
direitos e garantias fundamentais.
A concepção de constituição ideal foi preconizada por J. J. Canotilho. Trata-se de constituição de caráter _________, que apresenta os seguintes elementos:
a) Deve ser _________;
b) Deve conter um sistema de __________________(liberdades negativas);
c) Deve conter a definição e o reconhecimento do princípio da ___________;
d) Deve adotar um sistema ________________.
Note que todos esses elementos estão intrinsecamente relacionados à limitação do poder coercitivo do Estado.
liberal
escrita
direitos fundamentais individuais
separação dos poderes
democrático formal
art. 16, da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789): “Toda sociedade na qual não está assegurada a garantia dos direitos nem determinada a separação de poderes, não tem _____________.”
constituição
JULGUE: a doutrina não é pacífica quanto à definição do conceito de constituição, podendo este ser analisado a partir de diversas concepções.
CERTO.
porque o Direito não pode ser estudado isoladamente de outras ciências sociais, como Sociologia e Política, por exemplo
A concepção de Constituição no sentido sociológico surgiu no século XIX e foi definido por _______.
Ferdinand Lassalle. (sentido sociológico)
Na concepção sociológica (Ferdinand Lassalle), a Constituição é um___________, e não uma norma jurídica.
fato social
A Constituição real e efetiva de um Estado consiste na soma dos _____________ que vigoram na sociedade; ela é, assim, um reflexo das relações de poder que existem no âmbito do Estado.
(sentido sociológico)
fatores reais de poder, ou seja, as forças econômicas, sociais, políticas e religiosas que forma a Constituição real (efetiva) do Estado.
(sentido sociológico)
existe também a Constituição escrita (jurídica), cuja tarefa é reunir em um __________, de maneira sistematizada, os fatores reais de poder que vigoram na sociedade. Nessa perspectiva, a Constituição escrita é mera ___________, e somente será eficaz e duradoura caso reflita os fatores reais de poder da sociedade.
(sentido sociológico)
texto formal
“folha de papel”
obs:fatores reais de poder (forças econômicas,
políticas e sociais)
(sentido sociológico)
Se houver um conflito entre a Constituição real (efetiva) e a Constituição escrita (jurídica), qual prevalecerá?
(sentido sociológico)
a Constituição real (efetiva)
sentido sociológico
Para Lassalle(sentido sociológico), coexistem em um Estado duas Constituições: uma \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_, correspondente à soma dos fatores reais de poder que regem este país; e outra, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_, que consistiria apenas numa “folha de papel”. Como é possível perceber, a concepção sociológica busca definir o que a Constituição “realmente é”, ou seja, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ e não \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_.
real, efetiva
escrita
é material (leva em conta a matéria)
formal (não leva em conta a forma pela qual ela foi criada).
(sentido sociológico)
JULGUE: Lassalle (sentido sociológico) entendeu que todo e qualquer Estado sempre teve e sempre terá uma Constituição real e efetiva, independentemente da existência de um texto escrito.
EXATAMENTE!
o Sentido político foi outra concepção de Constituição que devemos conhecer. Foi preconizada por
___________, a partir de sua obra “_____________”, de 1920. Na sua visão, a Constituição seria fruto da vontade do povo, titular do poder constituinte; por isso mesmo é que essa teoria é considerada __________ ou ____________.
Carl Schmitt (Sentido político)
A Teoria da Constituição
decisionista ou voluntarista.
JULGUE: Para Schmitt (Sentido político), a Constituição é uma decisão política fundamental que visa estruturar e organizar os elementos essenciais do Estado.
CERTINHO!
A validade da Constituição, segundo ele, se baseia na decisão política que lhe dá existência, e não na justiça de suas normas. Pouco importa, ainda, se a Constituição corresponde ou não aos fatores reais de poder que imperam na sociedade; o que interessa tão-somente é que a Constituição é um produto da vontade do titular do Poder Constituinte. Daí a teoria de Schmitt (Sentido político) ser chamada de voluntarista ou decisionista.
Segundo Schmitt (Sentido político), ___________ dispõe apenas sobre matérias de grande relevância jurídica (decisões políticas fundamentais), como é o caso da organização do Estado, por exemplo.
Constituição
Segundo Schmitt (Sentido político),_________ são normas que fazem parte formalmente do texto constitucional, mas que tratam de assuntos de menor importância.
leis constitucionais.