CT 0 QUESTÕES 7 Flashcards

1
Q
  1. (FCC / TRT 23a Região – 2016) Ao dispor sobre os Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil, a Constituição prevê, expressamente, como (1) fundamento, (2) objetivo e (3) princípio de relações internacionais da República:
    a) (1) Fundamento - a soberania; (2) Objetivo - a construção de uma sociedade livre, justa e igualitária; (3) Princípio de relações internacionais da República - a solução dos conflitos pela arbitragem.
    b) (1) Fundamento - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; (2) Objetivo - a garantia do desenvolvimento nacional; (3) Princípio de relações internacionais da República - a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade
    c) (1) Fundamento - a cidadania; (2) Objetivo - a promoção de formas alternativas de geração de energia; (3) Princípio de relações internacionais da República - a independência nacional
    d) (1) Fundamento - a dignidade da pessoa humana; (2) Objetivo - a proteção da infância e da juventude; (3) Princípio de relações internacionais da República - a concessão de asilo político
    e) (1) Fundamento - o parlamentarismo; (2) Objetivo - a construção de uma sociedade livre, justa e igualitária; (3) Princípio de relações internacionais da República - a defesa da paz
A

Comentários: Letra A: errada. A solução dos conflitos pela arbitragem não é princípio que rege a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais. Letra B: correta. A cidadania é fundamento da RFB. É objetivo da RFB garantir o desenvolvimento nacional. A cooperação dos povos para o progresso da humanidade é um princípio das relações internacionais adotado pela RFB. Letra C: errada. A promoção de formas alternativas de geração de energia não é objetivo fundamental da República Federativa do Brasil. Letra D: errada. A proteção da infância e da juventude não é objetivo fundamental da República Federativa do Brasil. Letra E: errada. O parlamentarismo não é fundamento da República Federativa do Brasil. O gabarito é a letra B.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

(FCC / TRT 23a Região – 2016) O princípio da solidariedade social

a) não está contemplado no segmento normativo da Constituição Brasileira.
b) tem previsão restrita ao preâmbulo da Constituição e como tal não pode ser invocado judicialmente para seu asseguramento.
c) é corolário do princípio da soberania nacional que, garantindo a indissolubilidade do Estado, obriga a formação de laços de solidariedade na sua defesa.
d) não é princípio constitucional, mas mero fundamento da República.
e) é um dos três componentes estruturais do princípio democrático quando a Constituição preconiza o modelo de construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

A

Comentários: Letra A: errada. O princípio da solidariedade social está previsto no art. 3º, I, CF/88, que determina que é objetivo fundamental da República Federativa do Brasil “construir uma sociedade livre, justa e solidária”. Letra B: errada. No preâmbulo da CF/88, não se faz menção expressa ao princípio da solidariedade. Letra C: errada. Não se pode dizer que a solidariedade é uma consequência lógica (corolário) da soberania nacional. Na verdade, a solidariedade federativa decorre da autonomia política dos entes federados. Letra D: errada. O princípio da solidariedade social não é um fundamento da República Federativa do Brasil. Os fundamentos da RFB estão elencados no art. 1º, CF/88. Letra E: correta. É objetivo fundamental da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária (art. 3º, I, CF/88). Liberdade, justiça e solidariedade seriam os componentes estruturais do princípio democrático. O gabarito é a letra E.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q
  1. (FCC / SEFAZ-MA – 2016) NÃO consta entre os princípios que regem as relações internacionais da República Federativa do Brasil:
    a) A defesa da paz.
    b) O repúdio ao terrorismo e ao racismo. c) A prevalência dos direitos humanos.
    d) A redução das desigualdades regionais na América Latina.
    e) A autodeterminação dos povos.
A

Comentários: São princípios das relações internacionais observados pela República Federativa do Brasil: i) independência nacional; ii) prevalência dos direitos humanos; iii) autodeterminação dos povos; iv) não intervenção; v) igualdade entre os Estados; vi) defesa da paz; vii) solução pacífica dos conflitos; viii) repúdio ao terrorismo e ao racismo; ix) cooperação dos povos para o progresso da humanidade e; x) concessão de asilo político. O gabarito é a letra D.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q
  1. (FCC / DPE-BA – 2016) De acordo com disposição expressa da Constituição Federal, a República Federativa do Brasil tem como fundamento
    a) desenvolvimento nacional.
    b) estado social de direito.
    c) defesa da paz.
    d) soberania.
    e) prevalência dos direitos humanos.
A

Comentários: São fundamentos da República Federativa do Brasil: a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. O gabarito é a letra D.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q
  1. (FCC / TRT 9a Região – 2015) É fundamento da República Federativa do Brasil, disposto de forma expressa na Constituição Federal,
    a) o pluralismo político.
    b) a erradicação da pobreza.
    c) a construção de uma sociedade igualitária.
    d) a igualdade entre os povos.
    e) a cooperação entre governantes.
A

Comentários: São fundamentos da República Federativa do Brasil: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e; o pluralismo político. O gabarito é a letra A.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q
  1. (FCC / TRT 9a Região – 2015) Considere os itens abaixo.
    I. Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
    II. Pluralismo político.
    III. Garantir o desenvolvimento nacional.
    IV. Prevalência dos direitos humanos.
    Em relação à República Federativa do Brasil, o que consta nos itens I a IV representam, respectivamente,
    a) fundamento, fundamento, objetivo fundamental e princípio.
    b) fundamento, princípio, princípio e objetivo fundamental. c) princípio, princípio, fundamento e objetivo fundamental. d) objetivo fundamental, objetivo fundamental, princípio e objetivo fundamental.
    e) princípio, objetivo fundamental, fundamento e fundamento.
A

Comentários: I) São fundamentos da RFB, dentre outros, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. II) O pluralismo político é um fundamento da RFB. III) É objetivo fundamental da RFB garantir o desenvolvimento nacional. IV) A prevalência dos direitos humanos é um princípio adotado pela RFB em suas relações internacionais. O gabarito é a letra A.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q
  1. (FCC / TRT 9a Região – 2015) Considere:
    I. A soberania.
    II. Construir uma sociedade livre, justa e igualitária.
    III. Independência nacional.
    IV. Defesa da paz.
    As relações internacionais da República Federativa do Brasil são regidas pelos princípios constantes em
    a) I, II, III e IV.
    b) I, III e IV, apenas.
    c) I e II, apenas.
    d) III e IV, apenas.
    e) II, III e IV, apenas.
A

Comentários: I) A soberania é um fundamento da República Federativa do Brasil. II) É objetivo fundamental da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária. III) A independência nacional é um princípio das relações internacionais da República Federativa do Brasil. IV) A defesa da paz é um princípio das relações internacionais da República Federativa do Brasil. O gabarito é a letra D.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q
  1. (FCC / TRT 9a Região – 2015) Considere os itens abaixo:
    I. Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
    II. Fornecer saúde e educação à população.
    III. Garantir a segurança pública.
    IV. Garantir o desenvolvimento nacional.
    Nos termos da Constituição Federal, constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil o constante APENAS em
    a) I e IV.
    b) II e III.
    c) I, II e IV.
    d) III e IV.
    e) I, II e III.
A

Comentários: São objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil os seguintes (art. 3º, CF/88): a) construir uma sociedade livre, justa e solidária; b) garantir o desenvolvimento nacional; c) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais d) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. O gabarito é a letra A.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q
  1. (FCC / TRT 3a Região – 2015) São fundamentos constitucionais expressos da República Federativa do Brasil:
    a) soberania; cidadania; dignidade da pessoa humana; monopólio da economia estratégica; bicameralismo.
    b) soberania; cidadania; dignidade da pessoa humana; valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; pluralismo político.
    c) dignidade da pessoa humana; valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; centralismo político e democrático; defesa da família.
    d) cidadania; livre iniciativa; pluricameralismo; defesa da propriedade privada; defesa da família. e) dignidade da pessoa humana; valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; monopólio da economia estratégica; defesa social; defesa do meio ambiente.
A

Comentários: Os fundamentos da República Federativa do Brasil estão relacionados no art. 1º, CF/88: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e; o pluralismo político. O gabarito é a letra B.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q
  1. (FCC / Manausprev – 2015) Nas suas relações internacionais, conforme dispõe a Constituição Federal, a República Federativa do Brasil rege-se, dentre outros, pelos princípios da:
    a) concessão de asilo político, não intervenção e pluralismo político.
    b) garantia do desenvolvimento nacional, autodeterminação dos povos e igualdade entre os gêneros.
    c) defesa da paz, prevalência dos direitos humanos e pluralismo político.
    d) solução pacífica dos conflitos, igualdade entre os gêneros e erradicação da pobreza.
    e) autodeterminação dos povos, defesa da paz e não intervenção.
A

Comentários: Letra A: errada. O pluralismo político é um fundamento da República Federativa do Brasil. Letra B: errada. Garantir o desenvolvimento nacional é objetivo fundamental da República Federativa do Brasil. A igualdade entre gêneros não aparece explicitamente como um princípio fundamental, mas é algo que decorre da dignidade da pessoa humana. Letra C: errada. O pluralismo político é um fundamento da República Federativa do Brasil. Letra D: errada. A erradicação da pobreza é um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil. Letra E: correta. São princípios adotados pela República Federativa do Brasil em suas relações internacionais, dentre outros, a autodeterminação dos povos, a defesa da paz e não intervenção. O gabarito é a letra E.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q
  1. (FCC/TRF 3ª Região – 2014) A dignidade da pessoa humana, no âmbito da Constituição Brasileira de 1988, deve ser entendida como:
    a) uma exemplificação do princípio de cooperação entre os povos para o progresso da humanidade reconhecida pela Constituição.
    b) um direito individual garantido somente aos brasileiros natos.
    c) uma decorrência do princípio constitucional da soberania do Estado Brasileiro.
    d) um direito social decorrente de convenção internacional ratificada pelo Estado Brasileiro.
    e) um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito da República Federativa do Brasil.
A

Comentários: A dignidade da pessoa humana é fundamento da República Federativa do Brasil. Destacamos que o art. 1º, CF/88, dispõe que são fundamentos da República Federativa do Brasil a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. A letra E é o gabarito da questão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q
  1. (FCC/Prefeitura do Recife – 2014) Entre os princípios que regem, segundo a Constituição Federal, a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais, encontram-se os seguintes:
    a) defesa da paz, soberania nacional, não-intervenção e repúdio a todas as formas de tratamento desumano ou degradante.
    b) autodeterminação dos povos, cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e promoção do bem-estar e da justiça social.
    c) defesa da paz, solução pacífica dos conflitos, não-intervenção e repúdio ao terrorismo e ao racismo.
    d) soberania nacional, proteção do meio ambiente ecologicamente equilibrado, não intervenção e solução pacífica dos conflitos.
    e) cooperação entre os povos para o progresso da humanidade, proteção do meio ambiente ecologicamente equilibrado, promoção do bem-estar e da justiça social.
A

Comentários: Para responder essa questão, o candidato deveria saber o art. 4º, CF/88, que relaciona os princípios que regem a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais. Letra A: errada. O correto seria “repúio ao terrorismo e ao racismo”. Letra B: errada. A promoção do bem-estar e da justiça social não é um princípio das relações internacionais. Letra C: correta. Todos esses são princípios que regem a RFB nas relações internacionais. Letra D: errada. A proteção do meio ambiente não é um princípio das relações internacionais. Letra E: errada. A proteção do meio ambiente e a promoção do bem-estar e justiça social não são princípios das relações internacionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q
  1. (FCC / TJ-AP – 2014) Considerados os princípios fundamentais da Constituição Federal, a “prevalência dos direitos humanos” e a “igualdade entre os Estados” são dois dentre os:
    a) princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais.
    b) fundamentos da República Federativa do Brasil.
    c) objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.
    d) entes federados que formam a República Federativa do Brasil.
    e) elementos dos Poderes próprios aos entes federados brasileiros.
A

Comentários: A prevalência dos direitos humanos e a igualdade entre os Estados são princípios que regem a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais, conforme art. 4º, II e V, CF/88. A resposta é a letra A.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q
  1. (FCC / SEFAZ-PE – 2014) A República Federativa do Brasil regese, nas suas relações internacionais, pelos seguintes princípios:
    a) concessão de refúgio e asilo político.
    b) observância das decisões dos organismos internacionais e defesa da paz.
    c) repúdio ao terrorismo, ao racismo e à discriminação de gênero.
    d) cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e autodeterminação dos povos.
    e) solução pacífica dos conflitos e respeito à neutralidade.
A

Comentários: Letra A: errada. A concessão de asilo político (e não refúgio!) é princípio das relações internacionais. Letra B: errada. A observância das decisões de organismos internacionais não é princípio que rege o Brasil nas suas relações internacionais. Letra C: errada. O repúdio à discriminação de gênero não é princípio das relações internacionais. Letra D: correta. A cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e a autodeterminação dos povos são princípios que regem o Brasil nas suas relações internacionais (art. 4º, III e IX). Letra E: errada. O respeito à neutralidade não é princípio das relações internacionais. O gabarito é a letra D.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q
  1. (FCC / TCE-PI – 2014) O art. 1º da Constituição Federal, ao afirmar que
    “a (I) República (II) Federativa do Brasil (…) constitui-se em (III) Estado Democrático de Direito”, definiu, respectivamente, os seguintes aspectos do Estado brasileiro:
    a) sistema político, forma de Estado e forma de governo. b) forma de governo, sistema político e sistema jurídico. c) forma de governo, forma de Estado e regime de governo.
    d) sistema político, forma de Estado e sistema jurídico. e) forma de governo, sistema jurídico e sistema político.
A

Comentários: A forma de governo adotada pelo Brasil é a República. A forma de Estado é a federação. O regime de governo (ou regime político) é a democracia. O gabarito é a letra C.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q
  1. (FCC / TRT 6ª Região - 2012) O voto é uma das principais armas da Democracia, pois permite ao povo escolher os responsáveis pela condução das decisões políticas de um Estado. Quem faz mau uso do voto deixa de zelar pela boa condução da política e põe em risco seus próprios direitos e deveres, o que afeta a essência do Estado Democrático de Direito. Dentre os fundamentos da República Federativa do Brasil, expressamente previstos na Constituição, aquele que mais adequadamente se relaciona à ideia acima exposta é a:
    a) soberania.
    b) prevalência dos direitos humanos.
    c) cidadania.
    d) independência nacional.
    e) dignidade da pessoa humana.
A

Comentários: Os fundamentos da República Federativa do Brasil (RFB) são: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político. Apenas com essa informação, já era possível eliminar as alternativas B e D, que são princípios que regem a RFB em suas relações internacionais. Como vimos, é a cidadania o fundamento que exige a participação popular nas decisões políticas do Estado. A letra C é o gabarito da questão.

17
Q
  1. (FCC / DPE-RS - 2011) São fundamentos da República Federativa do Brasil a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, a livre concorrência, o voto direto e secreto e o pluralismo político.
A

Comentários: A livre concorrência e o voto direto e secreto não são fundamentos da República Federativa do Brasil. Os fundamentos da RFB são: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político. Questão errada.

18
Q
  1. (FCC / Assembleia Legislativa – SP - 2010) Constitui um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, de acordo com a Constituição Federal de 1988,
    a) A garantia do desenvolvimento nacional.
    b) A não intervenção.
    c) A defesa da paz.
    d) A igualdade entre os Estados.
    e) O pluralismo político.
A

Comentários: Dentre as alternativas, apenas o pluralismo político é fundamento da RFB (art. 1º, V, CF). A letra E é o gabarito da questão.

19
Q
  1. (FCC / Analista Judiciário/Taquigrafia - 2009) A República Federativa do Brasil tem como fundamento o pluralismo político.
A

Comentários: O pluralismo político é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. Não há nem o que comentar! Pura “decoreba”. Questão correta.

20
Q
  1. (FCC / Analista Judiciário/Taquigrafia - 2009) Todo o poder emana do Congresso Nacional, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição Federal.
A

Comentários: Juro que essa questão me fez dar um sorrisinho, de tão fácil que é. Todo poder emana do POVO! É o que diz o parágrafo único do art.1º da CF/88. Questão errada.

21
Q
  1. (FCC / TRT 3ª Região/Juiz Substituto - 2009) Na forma de redação do texto constitucional, a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como princípios fundamentais, exceto:
    a) A soberania
    b) A cidadania
    c) A dignidade da pessoa humana
    d) Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa
    e) A saúde e a segurança
A

Comentários: Eu sei… Difícil acreditar que uma questão fácil dessas foi cobrada num concurso de Juiz! Entretanto, devemos nos lembrar que todos os concursos têm questões fáceis, médias e difíceis. Isso também ocorrerá na sua prova, com certeza. Vamos ao comentário? Os fundamentos da RFB são aqueles do art. 1º da Constituição, que formam o “SOCIDIVAPLU”. A questão é tão fácil que nem trocou a ordem em que eles aparecem na Lei Maior. Apenas substituiu o pluralismo político (o último dos fundamentos) por saúde e segurança. O gabarito é a letra

22
Q

E. 46. (FCC / TCE-TO - 2009) A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e Distrito Federal.

A

Comentários: Literalidade do “caput” do art. 1O da CF/88. Questão correta.

23
Q
  1. (FCC / TCE-TO - 2009) Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes ou diretamente, nos termos da Constituição.
A

Comentários: Literalidade do parágrafo único do art. 1O da CF/88. Questão correta.

24
Q
  1. (FCC / Assembleia Legislativa de São Paulo - 2010) São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e o Ministério Público.
A

Comentários: O Ministério Público não é um dos três Poderes da União. Questão errada.

25
Q
  1. (FCC/2011/DPE-RS) São objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil previstos e assim descritos no artigo 3º da Constituição Federal, construir uma sociedade livre, justa e pluralista, garantir o desenvolvimento regional, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e locais, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
A

Comentários: São objetivos fundamentais da RFB: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais e, finalmente, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Os grifos destacam as palavras que foram substituídas pelo examinador, gerando o erro. Questão errada.

26
Q
  1. (FCC / Analista Judiciário/Taquigrafia - 2009). Constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.
A

Comentários: Viu como o inciso III do art. 2º da CF/88 foi cobrado em sua literalidade? O tema poderá aparecer assim na sua prova. Questão correta.

27
Q
  1. (FCC / TRT 14ª Região - 2011) NÃO constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, previsto expressamente na Constituição Federal:
    a) construir uma sociedade livre, justa e solidária.
    b) garantir o desenvolvimento nacional.
    c) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.
    d) captar tributos mediante fiscalização da Receita Federal.
    e) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
A

Comentários: letra D está errada. Todas as demais alternativas estão arroladas no art. 3O da CF/88.

28
Q
  1. (FCC / TCE-TO - 2009) Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, dentre outros, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária e a garantia do desenvolvimento nacional.
A

Comentários: Veja como o examinador é malandro: retirou os verbos do infinitivo só para complicar sua vida. Ainda bem que você é mais esperto ainda e não caiu no “peguinha”. Questão correta.

29
Q
  1. (FCC / Assembleia Legislativa de São Paulo - 2010) Constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil erradicar as desigualdades econômicas, sociais e culturais.
A

Comentários: É objetivo da RFB reduzir (e não erradicar!) as desigualdades sociais e regionais. Isso não se estende às desigualdades econômicas e culturais, como diz, erroneamente, o enunciado. Questão errada.

30
Q
  1. (FCC / TRT 15ª Região/Técnico Judiciário - 2009) Sobre os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que:
    a) Foi acolhido, além de outros, o princípio da intervenção para os conscritos.
    b) Dentre seus objetivos está o de reduzir as desigualdades regionais.
    c) Um dos seus fundamentos é a vedação ao pluralismo político.
    d) O Brasil rege-se nas suas relações internacionais, pela dependência nacional.
    e) A política internacional brasileira veda a integração política que vise à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
A

Comentários: A letra “a” é absurda. Não dá nem para imaginar o que seja intervenção para conscritos. Viagem do examinador. A letra “b” está correta. Fundamento: art. 3º, III, CF/88. A letra “c” também é absurda. O pluralismo político é um dos fundamentos de nossa República. Nem precisava saber Direito Constitucional para “matar” esse item. Imagine nossa Carta vedando o pluralismo político: provavelmente viveríamos numa ditadura! Para resolver a questão, bastava que o candidato se lembrasse da quantidade de partidos políticos existentes, hoje, no país… A letra “d” deveria ser proibida pelo Ministério da Saúde: pode causar dores abdominais, de tanto rir! Um dos fundamentos da RFB em suas relações internacionais é a independência nacional. Absurdo pensar que nosso constituinte defenderia a dependência… A letra “e” também é ridícula. Se nossa Carta vedasse a formação de uma comunidade latino-americana de nações, os blocos regionais de que fazemos parte (MERCOSUL, ALADI…) seriam inconstitucionais. A alternativa está errada, tendo como fundamento o parágrafo único do art. 4º da CF/88. O gabarito, portanto, é a letra B.

31
Q
  1. (FCC / Analista Judiciário-Taquigrafia - 2009). A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internas pelo princípio da não intervenção.
A

Comentários: Que fácil, não? O examinador apenas trocou a palavra internacionais por internas, o que tornou o item errado. Questão errada. 56. (FCC / Assembleia Legislativa de São Paulo - 2010) A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política e cultural dos povos da América Latina, da Europa e da África, visando à formação de uma comunidade de nações. Comentários: De acordo com o parágrafo único do art. 4º da Constituição, a República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latinoamericana de nações. A Carta Magna não estende essa integração aos povos da Europa e da África. Questão errada.