AD 0 TEORIA Flashcards

1
Q

O Estado é formado por três elementos, quais são:

A

povo, território e governo soberano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Por ser muito ampla e abranger uma gama de situações, alguns autores preferem enxergar a função administrativa como uma função _________: excluída a função legislativa, pela qual se criam normas jurídicas, e a jurisdicional, que se volta especificamente para a solução de conflitos de interesses, todo o restante espelha o exercício da função ______________.

A

residual

administrativa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

cada Poder exerce sua função típica com preponderância, mas não com ______________.

A

exclusividade

Não há exclusividade no exercício das
funções típicas, e sim preponderância.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Diz-se que nosso regime constitucional não adota o princípio

da separação absoluta de atribuições e sim o da ________________.

A

especialização de funções

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O Estado pode se organizar politicamente na forma de:

A

▪ Estado unitário

▪ Estado federado (complexo ou composto)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O Estado unitário se caracteriza pela ___________________.
Existe, então, apenas um poder politico central a conduzir toda a
população, em todo o território, nos níveis local, regional e nacional.

A

centralização política

O Uruguai, por exemplo, é um Estado unitário: justiça, educação,
saúde, segurança e demais serviços públicos são administrados em todo o
país por um único poder político central.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O ___________, se caracteriza pela descentralização política. Existem poderes políticos distintos e autônomos coexistindo num mesmo território, os quais dividem as responsabilidades nos níveis local, regional e nacional.

A

Estado federado

O Brasil, por exemplo, é um Estado federado, pois, em seu território, coexistem pessoas políticas distintas – a União, os Estados-membros, o Distrito Federal e os Municípios.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Carvalho Filho ensina que, na ____________, existe uma aliança entre vários Estados soberanos, resultando daí um vinculo caracterizado pela fragilidade e instabilidade. Na __________, ao contrário, os entes integrantes do regime se associam numa união indissolúvel, como forma de dar à unidade resultante preponderância sobre as partes que a formam.

A

confederação

federação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

No regime federativo brasileiro, não existe relação de _________ ou __________ entre os diversos entes políticos. É o que prescreve a Constituição Federal

A

hierarquia ou subordinação

Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Carvalho Filho ensina que autonomia significa ter a entidade integrante da federação capacidade de ______, ________ e _______.

A

auto-organização, autogoverno e autoadministração.

No primeiro caso, a entidade pode criar seu diploma constitutivo (Constituição Federal, Constituições Estaduais e Leis Orgânicas Municipais); no segundo, pode organizar seu governo e eleger seus dirigentes; no terceiro, pode ela organizar seus próprios serviços.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como ensina Hely Lopes Meireles, __________ é a “expressão política de comando, de iniciativa, de fixação de objetivos do Estado e de manutenção da ordem jurídica vigente”.

A

Governo

Trata-se, portanto, do conjunto de Poderes e órgãos responsáveis pela função política do Estado, cujas atribuições decorrem diretamente da Constituição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O sistema de governo é definido pelo modo como se dá a relação entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo no exercício das funções governamentais. Pode ser:

A

▪ Sistema presidencialista ou presidencialismo.

▪ Sistema parlamentarista ou parlamentarismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A característica marcante do presidencialismo é a _____________. O Presidente da República exerce plenamente a chefia do Poder Executivo, acumulando as funções de Chefe de Estado e de Chefe de Governo.

A

independência entre os Poderes

Ademais, cumpre mandato fixo, sem precisar
depender da confiança do Poder Legislativo para sua investidura ou para o exercício do cargo. Por sua vez, o Poder Legislativo não está sujeito a ser dissolvido pelo Executivo, uma vez que seus membros são eleitos para um período certo de tempo.

O Brasil adota o sistema presidencialista de governo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A característica marcante do parlamentarismo é a _____________________. No Poder Executivo parlamentarista, as funções de Chefe de Estado e de Chefe de Governo são exercidas por pessoas distintas: a chefia de Estado é exercida pelo Presidente da República ou pelo Monarca, e a chefia de governo pelo Primeiro Ministro ou pelo Conselho de Ministros.

A

colaboração entre os Poderes Executivo e Legislativo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A forma de governo depende da maneira como ocorre a instituição e a transmissão do poder na sociedade e como se dá a relação entre governantes e governados. Pode ser:

A

▪ República.

▪ Monarquia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A __________se caracteriza pela eletividade e pela temporalidade dos mandatos do Chefe do Poder Executivo, o qual possui o dever de prestação de contas. Já a _________ é caracterizada pela hereditariedade e vitaliciedade, com ausência de prestação de contas.

A

república

monarquia

17
Q

Administração Pública em sentido formal, subjetivo ou orgânico significa o conjunto de ________ que tenham a incumbência de executar as atividades administrativas3.

A

agentes, órgãos e pessoas jurídicas

SORFO - SUBJETIVO, ORGANIGO OU FORMAL

18
Q

Em sentido material, objetivo ou funcional, a administração pública abrange as ________ incumbidos da função administrativa do Estado.

A

atividades exercidas pelas pessoas jurídicas, órgãos e agentes

omfu- objetivo, material ou funcional

O conceito, portanto, adota como referência o objeto, isto é, o que é realizado, não obrigatoriamente quem exerce.

19
Q

O Direito, de forma bastante simples, é o conjunto de regras impostas pelo Estado que disciplinam as relações da vida em sociedade.
Tais regras podem estar expressas em leis, regulamentos ou mesmo estabelecidas na forma de princípios. Tradicionalmente, o Direito é dividido em dois ramos principais:

A

direito público e direito privado.

20
Q

O __________ se ocupa de interesses individuais, estabelecendo regras de organização social e convivência a serem obedecidas pelas pessoas em suas atividades particulares, de que são exemplo o Direito Civil e o Direito Comercial.

A

direito privado

21
Q

A característica marcante do direito privado é a ________________, eis que se ocupa de situações nas quais os interesses da coletividade não estão em jogo, tutelando apenas interesses particulares.

A

igualdade nas relações jurídicas

22
Q

o ____________contém as regras disciplinadoras das relações que envolvem interesses da sociedade como um todo, a exemplo das normas de Direito Constitucional, Direito Tributário, Direito Penal e Direito Administrativo, objeto do nosso estudo.

A

direito público

23
Q

A característica marcante do direito público é a ____________, decorrente do princípio amplamente aceito de que o interesse público (da coletividade) deve prevalecer sobre os interesses individuais.

A

desigualdade nas relações jurídicas

24
Q

Usualmente, a doutrina aponta como fontes de Direito

Administrativo:

A

▪ Lei
▪ Doutrina
▪ Jurisprudência
▪ Costumes

Além das normas jurídicas produzidas internamente, alguns autores também consideram os tratados e acordos internacionais como fontes de Direito Administrativo.

25
Q

um dos pilares básicos de nosso ordenamento jurídico é oprincípio da _______________, segundo o qual a Administração Pública somente pode fazer o que a lei autorizar ou determinar.

A

legalidade administrativa