Aula 19 (Fornecimento gratuito de transporte, em dias de eleição, a eleitores residentes nas zonas rurais - Lei nº 6.091/74 e alterações posteriores.) Flashcards
Julgue o item como certo ou errado:
Pode, a Justiça Eleitoral, a qualquer tempo, requisitar
apenas veículos e embarcações a particulares, obrigatoriamente de aluguel, sendo os serviços requisitados pagos até o dia do pleito, para possibilitar a execução dos serviços de transporte gratuito de eleitores em zonas rurais, em dias de eleição.
Errado.
Pode, a Justiça Eleitoral, até quinze dias antes das
eleições, requisitar, nos termos da lei, aos órgãos da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, Territórios, Distrito Federal e Municípios os funcionários e as instalações de que necessitar para possibilitar a execução dos serviços de transporte gratuito de eleitores em zonas rurais, em dias de eleição.
Art. 5º NENHUM veículo ou embarcação poderá fazer transporte de eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição, SALVO:
I – a serviço da Justiça Eleitoral;
II – coletivos de linhas regulares e não fretados;
III – de uso individual do proprietário, para o exercício do próprio voto e dos membros da
sua família;
IV – o serviço normal, sem finalidade eleitoral, de veículos de aluguel não atingidos pela
requisição de que trata o art. 2º.
§ 2º ATÉ QUINZE DIAS ANTES das eleições, a Justiça Eleitoral requisitará dos órgãos da
administração direta ou indireta da União, dos Estados, Territórios, Distrito Federal e
Municípios os funcionários e as instalações de que necessitar para possibilitar a execução
dos serviços de transporte e alimentação de eleitores previstos nesta Lei.
Julgue o item como certo ou errado:
Visando possibilitar que os eleitores de determinada zona rural do Município P, que estão distantes três quilômetros do local de votação, situado no mesmo Município, exerçam seu direito ao voto, o partido político K quer disponibilizar a eles, gratuitamente, no dia do pleito, veículos e embarcações devidamente abastecidos e tripulados.
De acordo com a Lei no 6.091/1974, o partido político
K não poderá fazer o transporte desses eleitores, sendo que a inexistência ou deficiência de transporte não exime o eleitor do dever de votar.
Certo.
Art. 5º Nenhum veículo ou embarcação poderá fazer transporte de eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição, salvo:
I - a serviço da Justiça Eleitoral;
II - coletivos de linhas regulares e não fretados;
III - de uso individual do proprietário, para o exercício do próprio voto e dos membros da
sua família;
IV - o serviço normal, sem finalidade eleitoral, de veículos de aluguel não atingidos pela requisição de que trata o art. 2º.
Além disso, de acordo com o art. 6º, da Lei 6.091/1974, a indisponibilidade ou as deficiências do transporte
de que trata esta Lei não eximem o eleitor do dever de votar.
Laura é eleitora de determinada zona rural no Município X, distante tal zona quase 2 quilômetros do local de votação, situado no mesmo Município. Ela tem conhecimento de que, em um Município rural vizinho, houve o transporte gratuito de eleitores, no dia da eleição, por veículos e embarcações pertencentes à União.
Imaginando que a mesma situação pudesse acontecer no seu Município, ficou com receio de que a utilização de veículos e embarcações pertencentes à União, Estados e Municípios não seja suficiente para atender a todos e que ela e outros eleitores corram o risco de não conseguir votar. No Município de Laura, de acordo com a Lei no 6.091/1974.
No caso descrito, não poderá haver o fornecimento de transporte de eleitores no dia das eleições pelos veículos e embarcações pertencentes à União, Estados e Município e suas respectivas autarquias e sociedades de economia mista.
Certo.
No caso descrito no enunciado da questão não haverá transporte de eleitores no dia das eleições porque a
zona rural está a menos de 2 km das mesas receptoras.
Vejamos o art. 4º, § 1º, da Lei nº 6.091/74:
§ 1º O transporte de eleitores somente será feito dentro dos limites territoriais do respectivo município e quando das zonas rurais para as mesas receptoras distar pelo menos dois quilômetros.
Quinze dias antes do pleito, a Justiça Eleitoral divulgará, pelo órgão competente, o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores, dele fornecendo cópia aos partidos políticos. Poderão, dentre outros, oferecer reclamações, em três dias contados da divulgação do quadro,
a) eleitores, em número de cinco, pelo menos.
b) eleitores, em número de vinte, pelo menos.
c) os partidos políticos, em número de dois, pelo menos.
d) qualquer eleitor, individualmente.
e) os candidatos, em número de três, pelo menos.
Questão simples que exige o conhecimento do art. 4º, §2º, da Lei 6.019/1974, que assim dispõe:
§ 2º Os partidos políticos, os candidatos, ou eleitores em número de vinte, pelo menos, poderão oferecer reclamações em três dias contados da divulgação do quadro.
Portanto, a alternativa B, é a correta e gabarito da questão.
Julgue o item como certo ou errado:
João reside em um bairro da zona rural, distante dez quilômetros da cidade e possui um caminhão, com o qual transporta produtos agrícolas. Vários eleitores moradores no referido bairro solicitaram que os transportasse até os locais de votação na cidade no dia da eleição e os trouxesse de volta.
Nesse caso, João poderá realizar o transporte de ida para a cidade, desde que possua autorização por escrito do Prefeito Municipal.
Errado.
PODERÃO EFETUAR O TRANSPORTE
* veículos a serviço da Justiça Eleitoral
* linhas regulares de transporte
* veículos próprios
* veículos regulares de aluguel
Notem que a situação relatada no enunciado não se enquadra nas hipóteses acima.
Registre-se que, de acordo com o art. 11, da Lei nº 6.091/1974 constitui crime eleitoral o fornecimento ou a utilização de transporte que não seja dos disponibilizados à Justiça Eleitoral, coletivos regulares, uso de transporte individual ou utilização regular de veículos de aluguel.
Quem incorrer em tal proibição sofrerá pena de reclusão de quatro a seis anos e pagamento de 200 a 300 dias-multa.
É vedado aos partidos políticos fazer transporte de eleitores
a) somente no dia da eleição e no dia posterior à eleição.
b) durante toda a semana que antecede o pleito eleitoral.
c) desde o dia anterior até o posterior à eleição.
d) somente no dia da eleição.
e) somente no dia anterior à eleição e no dia da eleição.
A alternativa C está correta e é o gabarito da questão.
O transporte de eleitores por candidatos ou partidos políticos é expressamente proibido do dia anterior ao posterior às eleições. O art. 5ª da Lei nº 6.091/1974 é categórico nesse sentido, ao inadmitir qualquer forma de transporte a não ser nas hipóteses excepcionadas nos incisos do dispositivo.
Vejamos:
Art. 5º Nenhum veículo ou embarcação poderá fazer transporte de eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição, salvo:
I – a serviço da Justiça Eleitoral;
II – coletivos de linhas regulares e não fretados;
III – de uso individual do proprietário, para o exercício do próprio voto e dos membros da
sua família;
IV – o serviço normal, sem finalidade eleitoral, de veículos de aluguel não atingidos pela requisição de que trata o art. 2º.
Lembre-se, o dispositivo tem como objetivo evitar o transporte de eleitores das áreas rurais para os locais de votação pelos candidatos.
Lembre-se:
Art. 10. É VEDADO aos candidatos ou órgãos partidários, ou a qualquer pessoa, o fornecimento de transporte ou refeições aos eleitores da zona urbana.
Assim, é vedado o transporte desde o dia anterior até o dia posterior ao das eleições.
A respeito do fornecimento gratuito de transporte, em dias de eleição, a eleitores residentes na zona rural, julgue o item:
A Justiça Eleitoral, se necessário, requisitará veículos e embarcações particulares, de preferência os de aluguel.
Certo.
Como bem sabemos, é dado a Justiça Eleitoral, em caso de insuficiência ou deficiência do transporte, requisitar veículos e embarcações particulares, dando preferência aos de aluguel. Tal permissivo encontra-se no art. 2º.
Art. 2º Se a utilização de veículos pertencentes às entidades previstas no art. 1º não for suficiente para atender ao disposto nesta Lei, a Justiça Eleitoral requisitará veículos e embarcações a particulares, de preferência os de aluguel.
Parágrafo único. Os serviços requisitados serão pagos, até trinta dias depois do pleito, a preços que correspondam aos critérios da localidade. A despesa correrá por conta do Fundo Partidário.
A respeito do fornecimento gratuito de transporte, em dias de eleição, a eleitores residentes na zona rural, julgue o item:
Os veículos e embarcações à serviço da Justiça Eleitoral deverão exibir de modo bem visível, dístico em letras garrafais, com a frase: “A serviço da Justiça Eleitoral”.
Certo.
De acordo com o art. 3º, § 1º.
§ 1º Os veículos e embarcações à disposição da Justiça Eleitoral deverão, mediante comunicação expressa de seus proprietários, estar em condições de ser utilizados, pelo
menos, vinte e quatro horas antes das eleições e circularão exibindo de modo bem visível, dístico em letras garrafais, com a frase: “A SERVIÇO DA JUSTIÇA ELEITORAL.”
A respeito do fornecimento gratuito de transporte, em dias de eleição, a eleitores residentes na zona rural, julgue o item:
Quinze dias antes do pleito, a Justiça Eleitoral divulgará, pelo órgão competente, o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores.
Certo.
Com base no art. 4º, caput.
Art. 4º QUINZE DIAS ANTES DO PLEITO, a Justiça Eleitoral divulgará, pelo órgão competente, o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores, dele fornecendo cópias aos partidos políticos.
A respeito do fornecimento gratuito de transporte, em dias de eleição, a eleitores residentes na zona rural, julgue o item:
Os partidos políticos receberão cópia do quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores, mas não poderão oferecer reclamações, por tratar-se de atividade privativa da Justiça Eleitoral.
Errado.
Uma vez que os partidos políticos, candidatos ou eleitores em número de vinte, pelo menos, poderão oferecer reclamações.
Vejamos o § 2º, do art. 4º.
§ 2º Os partidos políticos, os candidatos, ou eleitores em número de vinte, pelo menos, poderão oferecer reclamações em três DIAS CONTADOS DA DIVULGAÇÃO DO QUADRO.
De acordo com a Lei n° 6.091/1974, nenhum veículo ou embarcação poderá fazer transporte de eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição, salvo, dentre outras hipóteses, coletivos de linhas regulares e não fretados.
Certo.
Art. 5º da Lei 6.019/1974. Confira:
Art. 5º Nenhum veículo ou embarcação poderá fazer transporte de eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição, salvo:
I - a serviço da Justiça Eleitoral;
II - coletivos de linhas regulares e não fretados;
III - de uso individual do proprietário, para o exercício do próprio voto e dos membros da sua família;
IV - o serviço normal, sem finalidade eleitoral, de veículos de aluguel não atingidos pela requisição de que trata o art. 2º.
A legislação eleitoral brasileira regula o transporte e a alimentação dos eleitores residentes nas áreas rurais, visando coibir o abuso do poder econômico ou administrativo no dia
da eleição.
A esse respeito, assinale a opção correta quanto à disciplina legal da matéria.
a) Veículos e embarcações militares devem ser usados com prioridade no transporte gratuito dos eleitores das áreas rurais.
b) A cessão de veículo de particulares à justiça eleitoral é relevante serviço público, sem necessidade de ressarcimento.
c) Os partidos políticos devem fornecer refeições aos eleitores, como entes privados em colaboração com a justiça eleitoral.
d) As deficiências do transporte coletivo constituem justificativa bastante para o não comparecimento do eleitor à seção eleitoral.
e) O transporte dos eleitores deve ser feito no âmbito do território do município.
A presente questão envolve a Lei nº 6.091/1974.
A alternativa E está correta, pois o transporte dos eleitores obrigatoriamente deverá ser feito dentro dos limites do município. É o que dispõe o art. 4º, §1º:
§ 1º - O transporte de eleitores somente será feito dentro dos limites territoriais do respectivo município e quando das zonas rurais para as mesas receptoras distar pelo menos dois quilômetros.
Com base na Lei n.º 6.091/1974, que dispõe sobre o fornecimento gratuito de transporte, em dias de eleição, a eleitores residentes nas zonas rurais, julgue o item a seguir.
Somente a justiça eleitoral pode, quando imprescindível, em face da absoluta carência de recursos de eleitores da zona rural, fornecer-lhes refeições, devendo, nessa hipótese, as despesas correr à conta de recursos próprios da justiça eleitoral.
Errado.
As despesas em caso de fornecimento de refeições no caso citado correrão por conta do Fundo Partidário. Vejamos o art. 8º, da Lei 6.091.
Art. 8º Somente a Justiça Eleitoral poderá, quando imprescindível, em face da absoluta carência de recursos de eleitores da zona rural, fornecer-lhes refeições, correndo, nesta
hipótese, as despesas por conta do Fundo Partidário.
Com base na Lei n.º 6.091/1974, que dispõe sobre o fornecimento gratuito de transporte, em dias de eleição, a eleitores residentes nas zonas rurais, julgue o item a seguir.
A proibição legal de transporte de eleitores por veículos particulares não requisitados pela justiça eleitoral tem início no dia anterior à eleição e se encerra tão logo seja concluída a votação.
Errado.
A regra é de que é proibido o transporte de eleitores através de veículos particulares, até o dia posterior à eleição, exceto nos casos previstos no art. 5º, da Lei 6.091.
Art. 5º Nenhum veículo ou embarcação poderá fazer transporte de eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição, salvo:
I - a serviço da Justiça Eleitoral;
II - coletivos de linhas regulares e não fretados;
III - de uso individual do proprietário, para o exercício do próprio voto e dos membros da sua família;
IV - o serviço normal, sem finalidade eleitoral, de veículos de aluguel não atingidos pela requisição de que trata o art. 2º.
Com base na Lei n.º 6.091/1974, que dispõe sobre o fornecimento gratuito de transporte, em dias de eleição, a eleitores residentes nas zonas rurais, julgue o item a seguir.
A lei permite que a justiça eleitoral alugue veículos particulares para o transporte de eleitores e pague pelos serviços com recursos do fundo partidário após a eleição.
Certo.
Com base no art. 2º, da Lei 6.091.
Art. 2º Se a utilização de veículos pertencentes às entidades previstas no art. 1º não for suficiente para atender ao disposto nesta Lei, a Justiça Eleitoral requisitará veículos e embarcações a particulares, de preferência os de aluguel.
Parágrafo único. Os serviços requisitados serão pagos, até trinta dias depois do pleito, a preços que correspondam aos critérios da localidade.
A despesa correrá por conta do Fundo Partidário.