Aula 18 (Crime) Flashcards
Jurisprudência do STF:
EMENTA DENÚNCIA.
RECEBIMENTO. DECLARAÇÃO EM TESE FALSA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS À JUSTIÇA ELEITORAL. CRIME DO ART. 350 DO CÓDIGO ELEITORAL.
- O candidato que, ao prestar contas à Justiça Eleitoral, declara ter recebido _________________ incide, em tese, no tipo do art. 350 do Código Eleitoral.
- Para o recebimento da denúncia, que descreve fato típico com todas as suas circunstâncias, basta estejam demonstrados indícios de autoria e materialidade, além de substrato probatório mínimo apto a embasar a narrativa fática.
doação que de fato não ocorreu
Em regra, as ações tratando sobre divergências internas ocorridas no âmbito do partido político são julgadas pela ___________________.
Justiça Estadual
Exceção: se a questão interna corporis do partido político puder gerar reflexos diretos no processo eleitoral, então, neste caso a competência será da _______________.
Justiça Eleitoral
O § 1º do art. 1º, LMS, amplia o conceito de autoridade. Segundo esse dispositivo, equiparam-se às autoridades para fins de mandado de segurança, exceto:
a) os representantes ou órgãos de partidos políticos;
b) os administradores de entidades autárquicas;
c) os representantes ou órgãos de partidos políticos internacionais;
d) os dirigentes de pessoas jurídicas no exercício de atribuições do poder público (no que disser respeito a essas atribuições);
e) as pessoas naturais no exercício de atribuições do poder público (no que disser respeito a essas atribuições).
Gabarito: C
O § 1º do art. 1º da Lei do Mandado de Segurança (LMS) amplia o conceito de autoridade para fins de mandado de segurança. Isso significa que, além das autoridades que você já conhece, outras pessoas e entidades também são consideradas autoridades para fins de mandado de segurança, desde que estejam no exercício de suas atribuições públicas. Essas pessoas e entidades incluem:
representantes ou órgãos de partidos políticos;
administradores de entidades autárquicas;
dirigentes de pessoas jurídicas no exercício de atribuições do poder público (no que disser respeito a essas atribuições);
pessoas naturais no exercício de atribuições do poder público (no que disser respeito a essas atribuições).
O mandado de segurança é um instrumento jurídico que pode ser utilizado para proteger direitos individuais ou coletivos, quando estes forem ameaçados ou violados por alguma autoridade pública.
O ______________ é o modelo genérico e abstrato da conduta criminosa, constitui um conjunto de elementos que
descrevem as informações previstas na lei penal. No tipo são descritas as formas possíveis de violação do
bem jurídico tutelado
tipo penal
O _______________ consiste no comportamento descrito no preceito da norma incriminadora, sem análise da
intenção do agente.
Ele descreve a conduta, o objeto do crime e o respectivo resultado. Além disso, poderá definir as circunstâncias externas do fato, bem como eventuais circunstâncias relativas ao agente.
tipo objetivo
O ________________, por sua vez, refere-se à atitude psíquica interna do agente, segundo cada tipo objetivo.
Constituem componentes da figura típica exigidos para a compreensão do significado do tipo praticado, por
intermédio de um juízo de valor
tipo subjetivo
O tipo penal-eleitoral, previsto abaixo, possui pena de reclusão ou detenção?
Art. 289. Inscrever-se fraudulentamente eleitor
Art. 289. Inscrever-se fraudulentamente eleitor:
Pena – reclusão até 5 anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa.
O tipo penal-eleitoral, previsto abaixo, possui pena de reclusão ou detenção?
Art. 290. Induzir alguém a se inscrever eleitor com infração de qualquer dispositivo deste Código
Art. 290. Induzir alguém a se inscrever eleitor com infração de qualquer dispositivo deste
Código:
Pena – reclusão até 2 anos e pagamento de 15 a 30 dias-multa.
O tipo penal-eleitoral, previsto abaixo, possui pena de reclusão ou detenção?
Art. 291. Efetuar o Juiz, fraudulentamente, a inscrição de alistando
Art. 291. Efetuar o Juiz, fraudulentamente, a inscrição de alistando:
Pena – reclusão até 5 anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa.
O tipo penal-eleitoral, previsto abaixo, possui pena de reclusão ou detenção?
Art. 293. Perturbar ou impedir de qualquer forma o alistamento
Art. 293. Perturbar ou impedir de qualquer forma o alistamento:
Pena – detenção de 15 dias a 6 meses ou pagamento de 30 a 60 dias-multa.
O tipo penal-eleitoral, previsto abaixo, possui pena de reclusão ou detenção?
Art. 295. Reter título eleitoral contra a vontade do eleitor
Art. 295. Reter título eleitoral contra a vontade do eleitor:
Pena – detenção até dois meses ou pagamento de 30 a 60 dias-multa.
A Lei 9.504 também disciplina a matéria em seu art. 91, parágrafo único.
Art. 91, parágrafo único: “a retenção de título eleitoral ou do comprovante do alistamento eleitoral constitui crime, punível com ____________________________ de um a três meses, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade por igual período, e multa no valor de cinco mil a dez
mil Ufirs.
detenção
Julgue o item quanto aos crimes eleitorais:
A retenção de título eleitoral ou do comprovante de alistamento eleitoral constitui crime, punível com reclusão, de um a três anos, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade por igual período, e multa.
Errado.
A retenção de título eleitoral contra a vontade do eleitor constitui crime, punível com detenção (e não reclusão), de até dois meses (e não de um a três anos), com a alternativa de pagamento de multa de 30 a 60 dias-multa (e não prestação de serviços à comunidade por igual período), nos termos do art. 295 do Código Eleitoral.
O tipo penal-eleitoral, previsto abaixo, possui pena de reclusão ou detenção?
Art. 296. Promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais
Art. 296. Promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais:
Pena – detenção até dois meses e pagamento de 60 a 90 dias-multa.
O tipo penal-eleitoral, previsto abaixo, possui pena de reclusão ou detenção?
Art. 298. Prender ou deter eleitor, membro de Mesa Receptora, Fiscal, Delegado de partido ou candidato, com violação do disposto no art. 236
Art. 298. Prender ou deter eleitor, membro de Mesa Receptora, Fiscal, Delegado de partido
ou candidato, com violação do disposto no art. 236:
Pena – reclusão até quatro anos.
Art. 236. Nenhuma autoridade poderá, desde ________________ antes e até _______________ depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.
5 (cinco) dias / 48 (quarenta e oito)horas
Art. 236.
§ 1º Os membros das Mesas Receptoras e os Fiscais de partido, durante o exercício de suas funções, não poderão ser, detidos ou presos, salvo o caso de flagrante delito; da mesma garantia gozarão os candidatos desde ________________ antes da eleição.
§ 2º Ocorrendo qualquer prisão o preso será imediatamente conduzido à presença do Juiz competente que, se verificar a ilegalidade da detenção, a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator.
15 (quinze) dias
O tipo penal-eleitoral, previsto abaixo, possui pena de reclusão ou detenção?
Art. 299. Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita
Art. 299. Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita:
Pena – reclusão até quatro anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa.
Julgue como certo ou errado:
É possível aplicar ao caso de Corrupção
eleitoral(Art. 299 CE) o princípio da insignificância?
Errado.
NÃO se aplica ao caso de Corrupção
eleitoral
Agravo regimental em agravo de instrumento. Inviabilidade de reexame de fatos e provas na instância extraordinária. Súmula 279 do Supremo Tribunal Federal. Inocorrência de
prescrição. Ausência dos requisitos exigidos para a aplicação do princípio da insignificância.
Crime continuado. Aplicabilidade do art. 71 do Código Penal. Dissídio jurisprudencial não configurado. Similitude fática entre os julgados não verificada. Manutenção da decisão atacada. Agravo regimental ao qual se nega provimento.
O TSE tem entendido que, para a configuração do crime de corrupção eleitoral é necessário o _____________ que exige o tipo penal, qual seja, a finalidade de obter ou dar voto ou prometer abstenção.
dolo específico
De acordo com o Ag nº 8.905 do TSE, o crime de corrupção eleitoral é _________________ que não admite a forma tentada, sendo o resultado mero exaurimento da conduta criminosa.
crime formal
O TSE entende que para a configuração do ilícito penal de corrupção eleitoral exige-se que o corruptor eleitoral passivo seja pessoa que ______________.
possa votar
Obs:
O corruptor eleitoral ativo é aquele que oferece ou promete vantagem indevida a alguém, para obter ou dar voto ou para conseguir ou prometer abstenção.
O corruptor eleitoral passivo é aquele que solicita, recebe ou aceita a vantagem indevida, em troca de seu voto ou de sua abstenção.
O TSE, em sua jurisprudência, entende que para a configuração do ilícito penal de corrupção eleitoral é necessário que o corruptor eleitoral passivo, ou seja, aquele que solicita ou recebe a vantagem, seja pessoa que possa votar.
Isso significa que se a vantagem for solicitada ou recebida por alguém que não tenha capacidade eleitoral ativa, como um menor de 16 anos, um estrangeiro ou um analfabeto, não haverá o crime de corrupção eleitoral, mas sim outro delito, como estelionato ou concussão.
Essa interpretação do TSE se baseia no princípio da legalidade estrita, que exige que a lei penal seja clara e precisa na definição dos crimes e das penas. Como o artigo 299 do Código Eleitoral se refere ao voto e à abstenção, pressupõe-se que o sujeito passivo do crime seja alguém que tenha o direito de votar.
Caso contrário, haveria uma ampliação indevida do tipo penal, que violaria a garantia constitucional da reserva legal
O TSE decidiu no AgR-AI nº 58648 que, para a configuração do crime de corrupção eleitoral, a promessa
de vantagem deve estar vinculada à __________________________________________________________, não podendo se confundir com a realização de promessas de campanha. E no AgR-AI nº 3748 que a promessa de cargo a correligionário em troca de voto não configura o delito previsto no art. 299 do CE.
obtenção do voto de determinados eleitores
Fabrício, candidato a Senador, ofereceu pagar a faculdade de Direito da eleitora Mirtes, em troca de seu voto. Mirtes, porém, não aceitou a proposta. De acordo com o Código Eleitoral,
Fabrício
a) cometeu crime eleitoral punível com reclusão de até 4 anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa.
b) cometeu tentativa de corrupção eleitoral punível apenas com reclusão de até 2 anos.
c) cometeu crime eleitoral punível com detenção de até 4 anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa.
d) não cometeu crime eleitoral, uma vez que a proposta não foi aceita por Mirtes.
e) cometeu tentativa de corrupção eleitoral punível com detenção de até 4 anos e pagamento de 5 a 15 diasmulta.
Temos configurado no art. 299, do CE, a configuração do crime de corrupção eleitoral, na forma prevista no
art. 299, do CE:
“Art. 299. Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer
outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não
seja aceita:
Pena – reclusão até quatro anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa”.
Logo, a alternativa A é a correta e gabarito da questão.
O tipo penal-eleitoral, previsto abaixo, possui pena de reclusão ou detenção?
Art. 300. Valer-se o servidor público da sua autoridade para coagir alguém a votar ou não votar em determinado candidato ou partido
Art. 300. Valer-se o servidor público da sua autoridade para coagir alguém a votar ou não votar em determinado candidato ou partido:
Pena – detenção até 6 meses e pagamento de 60 a 100 dias-multa.
Parágrafo único. Se o agente é membro ou funcionário da Justiça Eleitoral e comete o crime prevalecendo-se do cargo a pena é agravada.